sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DOCUMENTOS: Aldeias do concelho de Valpaços nos meados do século XVIII por freguesias – POSSACOS

Por Leonel Salvado


MEMÓRIAS PAROQUIAIS, 1758, Tomo 30, POSSACOS, Chaves
[Cota actual: Memórias paroquiais, vol. 30, n.º 236, p. 1813 a 1816]

Relação dos interrogatórios que se perguntam saber desta terra, são os seguintes.
É esta terra da Província de Trás-os-Montes, Arcebispado de Braga, Comarca e Termo de Chaves e Freguesia de Poçacos, orago de Nossa Senhora das Neves.
É do duque de Bragança e lhe paga foros. Tem este lugar de Poçacos oitenta e cinco vizinho e duzentas e setenta pessoas de sacramento.
Está situado em uma terra plana e tem, no meio, uma laguna com uma fonte no meio que dá água bastante para o povo e descobre-se dela a metade do Bispado de Miranda, como é a Serra de Bornes e a Vila de Mirandela. Tem termo seu e tem légua e meia, em redondo, e compreende e vêm à missa a este lugar a quinta de Cachão que tem doze vizinhos. Está a igreja fora do lugar ao redor das casas em um cabeço cheio de oliveiras. Tem este lugar de Poçacos e a quinta de Cachão de freguesia. É orago de Nossa Senhora das Neves e tem três Altares, o maior de Nossa Senhora e dois colaterais, um de Santo António e outro de Santo Cristo. É o pároco vigário ad nutum e é apresentação do pároco de Santiago da Ribeira de Alhariz. Tem o pároco dez mil réis de côngrua e de cada freguês uma oferta de pão centeio.
Não tem beneficiados. Tem duas capelas dentro do lugar, como a de Santo António que a administra Maria Machada, deste lugar, outra de Nossa Senhora da Assunção que a administra Domingos Martins, deste lugar. Não acode a elas romagem.
Os frutos da terra são pão centeio, com abundância, vinho do superlativo e azeite, tudo com abundância.
Tem juiz espedanio [pedâneo] que está sujeito ao juiz de fora, de vara branca, da Vila de Chaves. Não tem couto nem coisa que o valha.
Saiu deste lugar um Doutor formado em Coimbra chamado João Lopes Martins.
Serve-se do correio de Chaves que dista deste lugar quatro léguas.
Dista esta terra da cidade do Arcebispado dezoito léguas e da de Lisboa, capital do Reino, dista setenta léguas.
Tem privilegiados e paga foros à Sereníssima Casa de Bragança. Abriu-se um interior com o terramoto de 1755.

Não há serra, só está situado, este lugar, de umas fragas que tem muitos sobreiros que dão muita cortiça que dá muito dinheiro e se gasta bem e tem este sítio um sumidouro em que corre a água por baixo da terra um quarto de meia légua, e nada mais.

Passa por esta terra uma ribeira que vem de Vale de Casas. Esta corre com bastante curso por todo este termo e tem moinhos bastantes de centeio. E tem esta um arco de pedra por onde se passa para o Bispado de Miranda e é de pedra lavrada e, dizem, tinha este dois padrões feitos à romana; um foi para Vale de Telhas e outro, dizem, veio para este lugar. Esta ribeira se mete logo dentro deste termo em um rio chamado rio Rabaçal que traz seu nascimento do Reino de Galiza e corre por este termo pela estremadura do Bispado de Miranda. Corre uma légua  e bastantemente caudaloso. Não é navegável por causa do muito fragaredo que tem e passa em uma ponte de Vale de Telhas para o Bispado de Miranda.
Cria este rio peixes em abundância como são bogas, escalos e barbos, tudo em abundância, e se pesca nele livremente. Não se cultivam as suas margens por serem penhascosas e todo o ano corre com bastante curso e arrebatado e corre de Norte para o Sul e se mete em outro rio chamado o Tuela, por cima de Mirandela, e caminha para o Douro e tem moinhos bastantes.
Tem este rio uma légua de comprido nesta terra.

Não há nada mais que dar conta e, posta na verdade, fiz e assinei.

(Declaro que há mais nesta freguesia um sítio que chamam a Fraga da Senhora em redor deste lugar que dá pedra de cantaria tal como da pedraria que se foi daqui para Chaves, que são quatro léguas, para as obras do Hospital de Sua Majestade)

Eu, o Padre Baltazar Fernandes, vigário desta igreja de Nossa Senhora das Neves do lugar de Poçacos, com os dois párocos mais vizinhos, o Reverendo vigário de Valpaços e o Reverendo vigário de Vassal, o que afirmo in verbo sacerdotis, hoje em Poçacos, aos 3 de Abril de 1758.

O Pároco, Padre Baltazar Fernandes de Figueiredo
O Vigário Dâmaso Osório de Queiroga
O Vigário, Padre Francisco Pereira de Aial

1 comentário:

  1. Boa tarde,

    Antes de mais quero dar os parabéns pelo excelente blog.

    Poderiam dizer-me se a mencionada capela de Santo António, nos Possacos, ainda existe?

    Cumprimentos,
    Rui

    ResponderEliminar