quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ontem foi Dia de Santo Antão, abade

Santo Antão, abade, óleo de Francisco de Zurbaran (1598 - 1664),
Palácio Pitti, Galeria Palatina, Florença, Itália

Santo Antão do Deserto, também conhecido como Santo Antão do Egipto, Santo Antão o Grande, Santo Antão o Eremita, Santo Antão o Anacoreta, ou ainda O Pai de Todos os Monges, é comummente considerado como o fundador do monaquismo cristão.

Para rever tudo o que editámos em 2011 sobre a vida de Santo Antão abade, no seu dia, e sobre o seu culto em terras do concelho de Valpaços, clique
AQUI.

3 comentários:

  1. Como gosto de História!
    Visito quase diariamente este blogue e hoje não resisti em deixar msg.
    Sim, Santo Antão protector dos recos, em Amoinha Nova e no Seu dia houve missa, leilão e passagem de testemunho à comissão eleita para a Comissão de festas.
    cmps
    leonor,
    Amoinha Nova

    ResponderEliminar
  2. Bem vinda sempre Leonor:
    Quem nos chamou a atenção para veneração de Santo Antão em Amoinha Nova foi o nosso amigo, Reverendo Padre Jorge Fernandes. É uma honra receber este seu comentário no Clube de História de Valpaços, porque embora existam variados assuntos históricos que se relacionam com este freguesia, infelizmente não existe ainda uma página no facebook onde possamos oportunamente anunciar o teor desses assuntos de forma actualizada, de onde remetemos sempre para o CHV. De qualquer modo, apraz-nos verificar que há em Amoinha Nova quem nos visita quase diariamente aqui no blogue.
    Bem-haja,
    Leonel Salvado (adm. CHV)

    ResponderEliminar