quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

População de Amoinha Nova empenhada na preservação do seu património – as obras de beneficiação da capela de Santo Antão

Por Leonel Salvado

 clique na imagem para aumentar

Honrando-se a promessa deixada em 22 Janeiro do presente ano de 2012 pelo Professor Azevedo e correspondendo ao apelo lançado pela nossa amiga e criadora do blog “Amoinha Nova”, Sra. Leonor Ferreira Moreira, a população desta histórica aldeia da freguesia de Santiago da Ribeira de Alhariz pode regozijar-se pela satisfação de um dos seus anseios - as obras de beneficiação da sua antiga capela de Santo Antão que é uma incontornável referência do património histórico-religioso edificado do concelho de Valpaços integrada numa paróquia de remota fundação (Sant’ Iago de Alhariz) e que pelos meados do século XVIII era mencionada como um templo administrado pela própria população (“Amuinha Nova”), constituída por 24 vizinhos, cômputo que permite estimá-la entre 96 a 120 habitantes.
Apesar de à data da referida promessa ainda faltarem 1000 euros para corresponder ao orçamento e dar-se início às obras, favoravelmente acalentadas por toda a comunidade, elas já estão em curso em conformidade com o projecto concertado pelo povo, o responsável pela empreitada, Sr. João, e o Reverendo Padre Ivo, o qual, segundo declarações da Sra. Leonor Moreira, tem tomado diligentemente “as melhores e ponderadas decisões” junto do empreiteiro de forma a garantir as melhores soluções possíveis no processo de beneficiação da capela.
As obras de beneficiação em andamento já passaram pela remoção conjunto de azulejos que ladeava a nave e que, segundo uma inspecção técnica efectuada pelo conceituado antiquário Dr. Luís Montalvão”, não tinha qualquer interesse patrimonial que justificasse a sua preservação ou restauração, bem como do apodrecido forro tabuado do piso interior da capela e sua renovação. Como se vê pela imagem acima, o forro já foi removido e o que ficou a descoberto reservava, afinal, algumas surpresas que foram assim descritas pela Sra. Leonor Moreira:

«O chão, já podre e esburacado, de madeira, foi removido e a surpresa foi enorme quando ficaram a descoberto 25 sepulturas em terra, separadas geometricamente por barras de pedra, que em altura mediam cerca de metro e meio (a confirmar), das quais, as da frente, serão mais curtas que as restantes.
Este valioso património (as referidas pedras) terá sido inconsequentemente "violado" numa anterior mudança de piso há muitos anos atrás. Foram feitos cortes para suporte das vigas. Este erro será reparado...terá dito o responsável pela obra.» 

In http://amoinhanova.blogspot.com

Trata-se de uma louvável iniciativa esta levada a cabo pela população de Amoinha Nova, um bom exemplo da importância de que os valores patrimoniais ainda se revestem para muitas pessoas com que pessoalmente me congratulo.    

A Toda a comunidade, aos naturais e amigos de Amoinha Nova espalhados pelo mundo a quem desejamos que esta mensagem tenha chegado e estejam interessados em acompanhar o andamento destas obras de beneficiação da capela de Santo Antão, e contribuir na medida do possível para elas, bem como outras notícias relativas à sua saudosa terra, cumpre informar que podem aceder ao blog “Amoinha Nova”, começando por aqui.

Clique na imagem para visitar este blog

3 comentários:

  1. Amigo Leonel,
    Muito estamos agradecidos por "esticar" a nossa aldeia a tão importante local como é o Club de História que o amigo tão sabiamente administra.
    Acho que Amoinha Nova está hoje mais rica porque alguém a encontrou.
    Será sempre bem-vindo ao espaço físico que constitui a nossa aldeia.
    Muito gratos
    Os de Amoinha Nova
    leonor moreira

    ResponderEliminar
  2. Cara amiga Leonor e caros "amoinhenses"(?!)"Estico" e "esticarei" a vossa aldeia por me parecer evidente que há nela, como a Leonor, o entusiasta da história do "intigamente,Sr. Eurico, que também gostaria de um dia ter o prazer de conhecer pessoalmente, pessoas de grande alma e coração, sensíveis ao legado dos nossos antepassados e ao dever de os honrar, como se vê. Gostaria de lhe dizer que fiz também chegar esta informação ao Facebook através da nossa página do CHV,onde até agora já seis pessoas manifestaram o seu agrado por ela.
    Até breve,
    Leonel Salvado.

    ResponderEliminar
  3. Ahahah..agora fez-me rir.
    obrigada por isso também.
    Apareça, é só perguntar onde é a casa dele e nós, nos fins de semana estaremos na Casa Moreiras
    Conhece as Capelas e Igrejas de todo o Concelho e muito mais.
    cmps

    leonor moreira

    ResponderEliminar