Two Brothers é o primeiro baleeiro norte-americano de Nantucket encontrado no fundo do mar
Arqueólogos encontraram âncora e diversos objectos do navio Two Brothers (créditos: NOAA)
Arqueólogos encontraram âncora e diversos objectos do navio Two Brothers (créditos: NOAA)
(imagem: adaptação de Leonel Salvado)
Numa investigação rara, uma equipa de arqueólogos subaquáticos norte-americanos descobriu o baleeiro Two Brothers, cujo capitão George Pollard Jr. inspirou o famoso romance «Moby Dick», de Herman Melville. Os arqueólogos da agência governamental National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) encontraram o navio de Nantucket (histórico porto baleeirodos EUA, em Massachusetts), ao largo do recife French Frigate Shoals, em águas pouco profundas, a 965 quilómetros de Honolulu.
De referir que todos os navios baleeiros de Nantucket desaparecem – afundados ou destruídos – excepto o Charles W. Morgan, que pode ser visto no Museu Mystic Seaport, em Connecticut.
Antes de ser capitão do Two Brothers, George Pollard Jr. tinha capitaneado o baleeiro Essex, abalroado e afundado por uma baleia no Pacífico Sul, em 1820. Essa famosa história inspirou o escritor Herman Melville, que conhecia bem a caça à baleia, tendo percorrido o Pacífico a bordo do baleeiro Acushet, a escrever o «Moby Dick», em 1851.
A NOAA afirmou já que esta é a primeira descoberta de um baleeiro de Nantucket afundado. Entre os artefactos achados encontram-se duas âncoras, três panelas de ferro usado para derreter a gordura da baleia, restos de armamento, pontos de arpões, lanças de caça e utensílios de cozinha.
Os artefactos encontram-se na área protegida intitulada Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea, facto importante para o material se ter preservado até agora, como afirmou o arqueólogo marinho líder da expedição Kelly Gleason.
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47429&op=all
Sem comentários:
Enviar um comentário