quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Café Chaparuto, em Valpaços



Estreamos esta nova categoria temática “Re(en)cantos da Memória”, criada com o objectivo de recuperar e preservar alguns recantos da memória dos valpacenses, com uma tentativa de reconstituição ilustrada da zona do Café Chaparuto. As mais claras referências escritas sobre a importância do Café Chaparuto, no contexto sociocultural valpacense dos meados do século passado, são as que A. Veloso Martins nos legou na sua Monografia de Valpaços, execedendo-se talvez um pouco em algumas adjectivações de carácter pejorativo que lhe associou mas, ainda assim, merecedoras de  serem transcritas nesta minha primeira incursão sobre os recantos da memória de Valpaços de antigamente.

O Chaparuto

Adriano Braga, mais conhecido pela alcunha de «Chaparuto» figura popular e ratona, muito estimada na vila, geria e administrava um café que durante muitos anos foi o «Clube» da terra, a que o Dr. M. Machado, na sua "Louca de Valpaços", dedica todo um capítulo, o III, com o título «O Café Chaparuto». Era aí que se reuniam os graúdos, se tomava café de lepes, ali se «esgalhava» de rijo, se faziam e desfaziam reputações, tudo com a água benta do Cacique… Ali se armava a batota, talhando-se o monte, perdendo-se e ganhando-se somas consideráveis.


Valpaços, anos 30, zona do Café Chaparuto
desenho e guache de Leonel Salvado

Ficava este pequeno antro, ao tempo iluminado a petróleo e cotos de velas, por cima da loja de Sesinando Chaves, havendo-se prolongado a sua triste vida até ao ano de 1959. Alguns chamavam-lhe jocosamente  o «cortelho», estigmatizando a sua daninha e excomungada clientela...
Fosse como fosse, porém, o Chaparuto foi, enquanto viveu, o faz tudo, o deus ex-machina, do café ou Clube, zelando, atendendo, servindo. O Dr. Montalvão, que aqui viveu e com penetrante olhar observou o meio, não hesita em afirmar que «a mascote de Valpaços era o Chaparuto». (cit. Louca de Valpaços, pág. 41).

MARTINS, A. Veloso, Monografia de Valpaços, 2ª edição da CM de Valpaços, 1990, pp. 142-143

Agradecimentos: Aos Srs. Manuel Medeiros e José Lourenço Montanha de Andrade , pela delicadeza com que atenderam aos meus pedidos de informações a respeito de alguns detalhes relativos ao café chaparuto e que foram de primordial importância para a reconstituição ilustrativa do local.

2 comentários:

  1. Parabéns a todos pelo artigo...
    Tenho investigado muito sobre a história de Valpaços, mas nunca tinha ouvido falar deste café...

    ResponderEliminar
  2. Ficava mesmo por cima do estabelecimento comercial de Sesinando Chaves! Mais tarde foi transformado em Clube, o clube local, e actualmente é uma habitação particular.

    ResponderEliminar