domingo, 15 de agosto de 2010

Dia da Assunção da Virgem Maria

A Assunção de Maria é a crença tradicional realizada pelos cristãos católicos, ortodoxos, anglicanos, e algumas denominações protestantes de que a Virgem Maria no final de sua vida foi fisicamente assunta para o céu.
A Igreja Católica ensina esta crença como um dogma de que a Virgem Maria "ao concluir o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma para a glória celestial." Isto significa que Maria foi transportada para o céu com o seu corpo e alma unidas. Esta doutrina foi dogmaticamente e infalivelmente definida pelo Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950, na sua Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos, e como a Dormição por cristãos ortodoxos. Nestas denominações a Assunção de Maria é uma grande festa, normalmente comemorada no dia 15 de agosto.

Nossa Senhora da Assunção é a denominação dada a Maria, mãe de Jesus, em alusão à sua assunção aos céus. A festa da Assunção de Maria é comemorada dia 15 de agosto. Também é conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia.
in http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Dogmas_e_doutrinas_marianas_cat%C3%B3licasin

No concelho de Valpaços, Nossa Senhora da Assunção é orago nas freguesias de Sonim e Tinhela. Também em Friões e em Padrela e Tazém se realizam, a 15 de Agosto, festas comemorativas em sua honra.
Imagem: http://www.franciscanosmapi.org.br/index.php?page=ler&id=419

Sem comentários:

Enviar um comentário