segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Extensão do Vale do Côa na lista do património mundial da UNESCO

A extensão do Vale do Côa, Siega Verde, em Espanha, foi inscrita na lista de património mundial segundo uma decisão do Comité do Património Mundial da UNESCO.
A informação foi avançada à Agência Lusa fonte próxima do processo.
A zona arqueológica de Siega Verde é uma das duas candidaturas apresentadas por Espanha e Portugal, sendo a outra os sítios de icnofósseis de dinossauros na Península Ibérica.
A 34ª Sessão do Comité do Património Mundial decorrerá até ao próximo dia 3 e está a analisar os pedidos de registo de 41 novos sítios na Lista de Bens do Património Mundial.
A cidadela imperial vietnamita de Thang Long-Hanoi é o local número 900 da lista de Património da UNESCO, que acrescentou acrescentar mais cinco sítios, entre os quais a cidade episcopal francesa de Albi.
O Comité do Património Mundial, reunido esta semana em Brasília até ao dia 3, inscreveu na sua lista novos locais culturais do Vietname, China, Tajiquistão, França e Países Baixos, segundo um comunicado da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com sede em Paris.
Este comité aprovou igualmente a extensão de locais culturais já inscritos na Alemanha e Noruega.
A cidadela imperial de Thang Long-Hanoi foi edificada no século XI pela dinastia Viêt de los Ly para concretizar a independência de Dai Viêt e foi construída nos vestígios de uma fortaleza chinesa do século VII em terrenos drenados do delta do Rio Vermelho, em Hanoi.
Desta lista fazem igualmente parte os monumentos históricos de Dengfeng, na província de Henan.

Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1631946

Sem comentários:

Enviar um comentário