sexta-feira, 30 de julho de 2010

Candidatura ibérica das pistas de pegadas de dinossauros

Especialistas acreditam na aprovação da candidatura ibérica das pistas de pegadas de dinossaurus.

24.07.2010 - 12:15 Por Lusa
O professor Galopim de Carvalho, ex-director do Museu de História Natural, e o investigador do Museu da Lourinhã Octávio Mateus afirmaram-se hoje confiantes na aprovação da candidatura ibérica para reconhecimento, pela UNESCO, das jazidas portuguesas de dinossauros.

Os dois especialistas acreditam que a candidatura ibérica tem boas possibilidades de ter êxito, porque consideram ambos que as jazidas de Portugal e Espanha “são suficientemente importantes”.

“Portugal está entre os países mais ricos em espécies de dinossauros, depois de países com os Estados Unidos, a Argentina, Canadá, Mongólia e China, tudo países gigantescos. À nossa escala, Portugal é o país com mais vestígios de dinossauros em todo o mundo”, disse à Lusa Octávio Mateus, que é também investigador da Universidade Nova.
O Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reúne-se em Brasília, no Brasil, de 25 de Julho a 3 de Agosto, para analisar diversas candidaturas, entre as quais a candidatura ibérica, a integrarem a lista do Património Mundial da UNESCO.
“Esta candidatura é uma forma de garantir que não se perde esse conhecimento científico para todo o sempre”, acrescentou Octávio Mateus, lembrando que Portugal não é apenas “um país rico em ossos de dinossauros, mas também em ovos e em pegadas, área em que também tem um dos melhores registos mundiais”.
Na mesma linha, o ex-director do Museu de História Natural, Galopim de Carvalho, acredita que se trata de “uma candidatura com boas possibilidades de êxito”.
“Penso que as três jazidas portuguesas -- uma na Serra d´Aire, outra em Vale de Meios, no distrito de Santarém, e outra no Cabo Espichel, em Sesimbra, no distrito de Setúbal -- são suficientemente importantes”, disse à Lusa Galopim de Carvalho.
“Associadas às jazidas espanholas, que também considero suficientemente importantes, estou convencido de que esta proposta ibérica vai ser aprovada”, acrescentou.
As jazidas portuguesas com pegadas de dinossauros, como reconheceu, em 2008, a Comissão Nacional da UNESCO de Portugal, são “locais de excepcional interesse geológico e paleontológico e têm valor universal do ponto de vista científico, didáctico e patrimonial, pois constituem relevantes vestígios de locomoção de dinossauros”.

Carenque fora da lista
O professor Galopim de Carvalho lamenta, no entanto, que as autoridades portuguesas se tivessem ‘esquecido’ de incluir na candidatura ibérica a jazida de Carenque, no concelho de Sintra.
“Esqueceram-se de indicar a jazida de Carenque, que deu toda aquela celeuma, que levou à construção dos túneis da CREL (Cintura Regional Exterior de Lisboa). Na altura conseguimos, com a ajuda da comunicação social, demover o governo liderado pelo professor Cavaco Silva, que não queria gastar dinheiro”, recordou.
“Acabaram por mandar abrir os túneis - gastou-se qualquer coisa como 1,6 milhões de contos, fez-se a CREL, protegeu-se a jazida, a câmara de Sintra aprovou um projecto de musealização do sítio -- ainda eu era o director do Museu de História Natural -, mas nunca houve verbas para o executar”, lembrou Galopim de Carvalho.
in O Público http://www.publico.pt/Ciências
imagem: http://www.jornaldoalgarve.pt/2010/07/


Retrospectiva das principais jazidas de dinossaurus em Portugal

O Clube de História entendeu fazer aqui uma retrospectiva de algumas referências paleontológicas das principais jazidas de dinossaurus em Portugal, de modo a que os nossos leitores possam ajuizar, com a maior objectividade possível, da importância da notícia que acabamos de transcrever.


Clique para ampliar



1. Serra d’ Aire (Santarém)

Referências:
O Monumento Natural das Pegadas de extremo oriental da Serra de Aire na povoação de Bairro, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros; contém um importante registo fóssil do período Jurássico, as pegadas de alguns dos maiores seres que alguma vez povoaram o planeta Terra: os dinossáurios saurópodes; na laje calcária onde as pegadas de dinossáurios se conservaram ao longo de 175 milhões de anos, podem ser observados cerca de 20 trilhos ou pistas, uma delas com 147m e outra com 142m de comprimento.
Fonte: http://olhares.aeiou.pt/pegadas_de_dinossauros_serra_de_aires_e_candeeiro_foto2615041.html

2. Cabo Espichel (Sesimbra - Setúbal)

Referências:
Na praia dos Lagosteiros observa-se o contacto entre o Cretácico e o Jurássico, constituídos por litologias predominantemente carbonatadas. Entre esta praia e o Cabo Espichel encontram-se testemunhos da presença de dinossauros
Tipos de dinossauros:
Terópodes nas camadas da Praia do Cavalo.
Ornitópodes nas camadas a norte da Praia dos Lagosteiros.
Saurópodes nas camadas da Praia dos Lagosteiros.
Fonte: http://litoral2.no.sapo.pt/Cabo_Espichel.htm


3. Vale de meios (Santarém)

Referências:
É a maior e mais significativa jazida com pegadas de terópodes do Jurássico Médio da Península Ibérica, dada a elevada quantidade de pegadas existentes e o seu excelente estado de conservação.
É a única jazida no país onde é possível realizar estudos aprofundados sobre a paleoanatomia, locomoção e comportamento de terópodes.
Além de terópodes também revela a existência de saurópodes nesta área durante o Jurássico Médio.
Fonte: http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=92bc7e11-ddfb-4a43-857e-92e8d92a13a0
Imagem: http://www.mnhn.ul.pt/dinos/public_html/Jazidas/Vale/index.html


4. Pego Longo, Carenque (Sintra)
Referências:
Um conjunto de pegadas subcirculares e tridáctilas contendo uma das mais longas pistas da Europa, com 140 metros. Esta contém um registo fóssil constituído por mais de uma centena de pegadas do início do Cretácico Superior numa pista com mais de 120 m de comprimento produzidas por dois quadrúpedes herbívoros e icnitos tridáctilos, possivelmente de carnívoros bípedes.
A jazida com pegadas de dinossáurios de Pego Longo (Carenque), do Cenomaniano médio de Portugal,
foi considerada Monumento Natural devido a vários factores:

• É a jazida com vestígios de dinossáurios mais recente de Portugal e tendo em conta a raridade de ocorrências neste período de tempo é um bom contributo para o conhecimento desta fauna;
• É caracterizada por uma pista longa de um dinossáurio bípede, possivelmente ornitópode, e várias outras de terópodes;
• A pista longa do dinossáurio bípede apresenta características particulares com interesse na compreensão dos fenómenos tafonómicos e de conservação;
• Os diversos aspectos geológicos observáveis nesta jazida conjuntamente com as pistas de dinossáurios, são elementos científicos com interesse e tornam o sítio um excelente local para o ensino da Geologia (representando um importante apoio para a compreensão dos conteúdos programáticos das disciplinas de Ciências Naturais), tornando-o uma janela privilegiada sobre a vida no passado geológico, em particular, e num pólo de raro interesse para a realização de acções de educação ambiental, em geral, promovendo o respeito pela natureza e pelo património natural;
• A proximidade da jazida da área da grande Lisboa torna-a um local com enorme afluxo de visitantes, especialmente de alunos de vários níveis de ensino.
Fonte : http://descobrir-a-terra.blogs.sapo.pt/25925.html

Sem comentários:

Enviar um comentário