quinta-feira, 22 de julho de 2010

Hoje é dia da Santa Maria Madalena

Considerada santa pelas igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana é celebrada do dia 22 de Julho. É descrita do Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo, sendo considerada, em função do seu nome “Magdalena” como natural de Magdala, povoação situada na costa ocidental do Mar da Galileia, mas esta naturalidade é controversa. Controversa é também a interpretação a que tem sido sujeita a sua relação com Jesus Cristo. Para além da conhecida, e incontestável, dedicação a Cristo, por Maria Madalena, esta questão tem dado origem a recentes teorias desconcertantes, chegando certos escritores, cujas obras são de credibilidade discutível, a descrevê-la como mulher de Cristo e mãe de seus supostos filhos, factos alegadamente ocultados por revisionistas cristãos que alteram os Evangelhos.

O culto a Santa Maria Madalena no Ocidente propagou-se a partir do século XII.

Entendemos incluir no nosso Hagiológio [local/regional], Santa Maria Madalena, em homenagem à tradição religiosa e ao património edificado da freguesia de Santa Valha, posto que a única referência que conseguimos encontrar quanto à devoção a esta Santa Católica em todo o concelho de Valpaços, foi o da existência de uma capela de que foi orago, hoje em ruínas, cujas características arquitectónicas sugerem a sua antiguidade românica e se crê ter tido em torno dela que teve origem a aldeia primitiva, de onde advém o topónimo do bairro da Madalena. Actualmente não se realizam festas em sua honra.

Para uma biografia e outras informações sobre Maria Madalena clique Aqui!

Imagem: http://effathamedicina.blogspot.com/2007/07/dia-de-santa-madalena.html

2 comentários:

  1. Nunca se falou tanto de Maria Madalena como neste século. E ainda não acabou: o públicoa adora tudo o que tem a ver com amores secretos, filhos escondidos etc...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Gio
    É verdade!E Nunca acabará, mas ainda bem! Vale a pena questionar incessantemente o que temos verdadeiro, tanto nas coisas do profano como nas do sagrado.

    ResponderEliminar