quinta-feira, 15 de julho de 2010

Fósseis com 310 milhões de anos em Arouca

Fósseis vegetais com 310 milhões de anos foram descobertos esta semana, em Arouca, onde apesar de referências antigas à existência de exemplares do género, só haviam sido detectadas, até agora, formações de origem animal, escreve a Lusa.
«Descobrimos no vale do Rio Paiva quinze espécies diferentes de plantas, todas do Período Carbónico», revelou esta sexta-feira Artur Sá, coordenador científico do Geoparque de Arouca, espaço que integra a Rede Europeia de Geoparques da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
O paleontólogo explicou que «a geologia indicava que isto era uma possibilidade real, mas ainda não tínhamos encontrado nenhum fóssil destes».
«Isto é muito bom a nível científico, porque representa mais uma ocorrência geológica invulgar dentro do Geoparque de Arouca e prova que ainda há muito trabalho a fazer neste território», disse.
As centenas de fósseis vegetais foram descobertas com a ajuda de oito alunos do ensino secundário que, ao abrigo do programa «Ciência Viva no verão», acompanharam Artur Sá em actividades de paleontologia em Arouca.
«Procurámos mais jazidas fossilíferas», acrescentou o coordenador científico do Geoparque, precisando que «o referencial tem sido sobretudo a Pedreira do Valério, em Canelas, mas há outras zonas por explorar».
Jovens de Albufeira, Amarante, Barreiro, Guimarães, Lisboa e Vizela participaram na descoberta dos vestígios de plantas «que são parecidas com os fetos actuais» e estão preservadas em rochas que, em alguns casos, «chegam a ter 15 centímetros de comprimento».
Os fósseis vegetais descobertos vão agora ser estudados a fundo e fotografados, sendo depois objecto de publicação científica e de divulgação na IX Conferência da Rede Europeia de Geoparques da UNESCO, a realizar de 1 a 5 de Outubro, em Lesvos, na Grécia.
TVi24

Pavaroty, in Museu Cidade Viriato, 5 de Julho de 2010 http://atlasdeportugal.blogspot.com/2010/07/fosseis-com-310-milhoes-de-anos-em.html
Imagem: http://www.cm-arouca.pt/portal/

Sem comentários:

Enviar um comentário