terça-feira, 27 de julho de 2010

Breves curiosidades – parte II


Texto e montagem de Leonel Salvado
COISAS DE FAMOSOS

Onomástica exótica
Moctezuma teve um sobrinho chamado Quitlahac, que significa “cheio de excremento”.

Vogais de morte
A última palavra de Frederico IV, imperador do Sacro Império, no seu leito de morte, foi AEIOU, o que siginifica “Austriae Est Imperare Orbi Universo”.

Médico perdido
O naturalista Charles Darwin começou ma carreira como médico, mas teve de abandoná-la, pois agoniava-se durante as operações.

Só pela janela
Enquanto foi membro do Parlamento Inglês, Isaac Newton fez uma única intervenção, e foi para pedir que se abrisse uma janela.

Mini-capitão
Jeffrey Hudson, um anão de 46 centímetros de altura, serviu como capitão de cavalaria no exército inglês, no século XVII.

Do quarto aos bolsos
O vaso de noite em prata de Martha, mulher de George Washington, foi derretido, juntamente com outras peças, para fazer as primeiras moedas dos Estados Unidos.

Companhia nocturna
Uma princesa chinesa da dinastia Sung fez fabricar uma cama especial, de modo a poder deitar-se com 30 homens em simultâneo.

Tudo por Cervantes
Sigmund Freud aprendeu espanhol apenas para poder ler D. Quixote no original.

Grande guloso
O imperador Darío III tinha ao seu serviço 276 cozinheiros, 29 moços de cozinha, 13 pasteleiros e 86 viticultores.

Partitura em branco
O compositor russo Sergei Prokofiev compôs aos sete anos a ópera O gigante, utilizando apenas as teclas brancas do piano.

Edifícios capilares
O cabeleireiro de Maria Antonieta, Leonard, edificava sobre a testa das damas verdadeiras torres de cabelo, decoradas com ornamentos como paisagens, frutas e palacetes. Os penteados eram tão altos que não cabiam nas carruagens, pelo que as damas tinham de viajar de joelhos. Nos teatros, foi preciso levantar os tectos, para que coubessem.

A nado em biquini
Gertrude Ederle foi a primeira mulher a cruzar a nado o Canal da Mancha, em 1926. Foi também a primeira a usar biquíni: Para obter maior liberdade de movimentos, cortou o fato-de-banho ao meio.

Papa futebolista
O papa João Paulo II foi guarda-redes de uma equipa de futebol chamada Woytila.

Bombardeiro
Foi Leonardo da Vinci quem inventou as armas biológicas, em 1500: Propôs bombardear o inimigo com sacos cheios de veneno de sapo e de tarântula e baba de porco e de cão raivoso.

Se não comes, morres
O rei Carlos VII de Espanha deixou de comer com medo de ser envenenado. Morreu de inanição.

Mal pensado
Luís XVI sugeriu dar uma forma triangular à lâmina da guilhotina, para torná-la mais eficaz. O próprio soberano teve, mais tarde, oportunidade de a testar no seu real pescoço.

Títulos intermináveis
A pessoa com mais títulos nobres em todo o mundo é a aristocrata espanhola Maria del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silvia, que nasceu em 1926 e é a décima oitava duquesa de Alba: Tem seis títulos de duquesa, 17 de marquesa, 19 de condessa, um de condessa-duquesa, um de viscondessa e 17 de Grande de Espanha.

Fonte: Almanaque do Incrível, separata da revista Super Interessante, n.º 64, Agosto de 2003.
Imagem: “Penteado ao triunfo da liberdade” de Maria Antonieta, preparada para a Revolução, in http://www.zahar.com.br/catalogo_exclusivo.asp?id=1139&ide=76

Sem comentários:

Enviar um comentário