segunda-feira, 12 de julho de 2010

CÃES que ficaram para a História

Por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher. Por trás dos dois, há muitas vezes um cão. A revista "Época" selecciona dez caninos que ficaram para a história.

A lista é inspirada por Sam Stall, autor de livros como "Cachorro: Manual do Proprietário". Nele, Stall enumera 100 cães que mudaram a civilização. Deixamos aqui dez animais que viveram grandes dias de cão.


1. Laika: de cadela rafeira encontrada a vaguear pelas ruas de Moscovo, a astronauta, símbolo do domínio tecnológico russo. Se tivesse continuado na rua provavelmente não sobreviveria a mais um Inverno. A bordo do Sputnik II morreu de frio.

2. Rico: o cão mais inteligente do mundo? Há quem acredite que sim. Rico, da raça border colie, compreende até 200 palavras.



3. Pal: é talvez o cão-actor mais famoso do mundo. Pal foi o primeiro a fazer de Lassie, tornando-se ao mesmo tempo a primeira super-estrela canina e o primeiro actor macho a fazer de mulher - muitos anos antes de Dustin Hoffman interpretar "Tootsie".

4. Marrom: chamam-lhe um mártir pela libertação animal. Marron foi o último cão a ser dissecado vivo na Universidade de Londres. Na capital inglesa há uma estátua de homenagem a este símbolo do movimento de libertação animal.


5. Pickles: em 1966, três meses antes do início do Campeonato do Mundo de Futebol, a taça foi roubada. Felizmente havia Pickles - o cão, e não os aperitivos avinagrados. O rafeiro encontrou o troféu que foi imediatamente entregue pelo dono as autoridades. O cachorro tornou-se célebre e assistiu à final do campeonato no estádio.

6. Nipper: o dono de Nipper morreu, mas deixou a sua voz gravada numa série de discos. A imagem do cão a olhar para o gramafone à escuta do falecido dono inspirou o artista britânico Francis Barraud que a imortalizou numa pintura - desenho que mais tarde viria ser o símbolo da companhia discográfica Gramophone.


7. Bothie: este minúsculo jack russel terrier é um cão de extremos: esteve no Polo Norte e no Polo Sul. O companheiro de aventuras do explorador Ranulph Fiennes foi eleito animal de estimação do ano em Inglaterra.

8. Aibo: o mais sofisticado de todos os cães a pilhas, o Aibo foi desenvolvido pela Sony no final dos anos 90. Não estragava a mobília, não precisava de ir à rua e não tinha piada nenhuma.


9. Checkers: acusado de corrupção, o candidato à presidência norte-americana Richard Nixon tentou reconquistar o povo norte-americano ao revelar todas as suas finanças. A meio do discurso referiu Checker, o cocker spaniel, que quereria a todo o custo manter.

10. Hachiko: todos os dias este cão da raça akita esperou o seu dono, às 15h, na estação de comboios de Tóquio. Certo dia, o dono morreu no trabalho e deixou de aparecer. Hachiko não e durante os 11 anos seguintes esperou pelo dono à porta da estação.

por Luís Leal Miranda, Publicado em 03 de Agosto de 2009( adaptado* )
in http://www.ionline.pt/conteudo/16450-10-caes-que-ficaram-ahistoria


*montagem das imagens: Clube de História de Valpaços

Sem comentários:

Enviar um comentário