terça-feira, 13 de julho de 2010

Alma Mater

DOCUMENTOS E IMAGENS INÉDITOS, SOBRE A REPÚBLICA E NÃO SÓ, DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA DIGITAL DE FUNDO ANTIGO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Alma Mater, a Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra, vai ser apresentada dia 14 de Julho. Na cerimónia será ainda dado a conhecer o repositório temático República Digital – parte integrante da Alma Mater – que disponibiliza documentos inéditos sobre a emergência das ideias republicanas em Coimbra, a implantação da República e a resistência ao Estado Novo.
Através da Alma Mater, a Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra (UC), qualquer pessoa com ligação à Internet poderá pesquisar globalmente os documentos digitais existentes nas bibliotecas da Universidade, podendo consultar em pormenor cada um dos documentos, nomeadamente livros antigos, manuscritos, cartas, fotografias e desenhos, mas também parte dos espólios de autores formados pela UC, como Almeida Garrett, Félix Avelar Brotero e Júlio Henriques, bem como de outros que passaram por Coimbra ou cá deixaram a sua produção intelectual.
Alma Mater, que é constituída por um vasto acervo de obras representativas do precioso espólio existente nas diversas bibliotecas da UC – cerca de quatro mil documentos, publicados na sua maioria antes de 1940, aos quais correspondem perto de 500 mil imagens – vai ser apresentada no dia 14 Julho, pelas 12H00, no piso intermédio da Biblioteca Joanina. Na cerimónia de apresentação deste projecto estarão presentes Fernando Seabra Santos, Reitor da Universidade de Coimbra, e Carlos Fiolhais, Director da Biblioteca Geral da UC (BGUC) e do Serviço Integrado das Bibliotecas da UC (SIBUC). Esta iniciativa integra o programa comemorativo da Universidade de Coimbra para o Centenário da República.
Integrado na Alma Mater, ficará o repositório temático República Digital, reunindo diversos documentos representativos das transformações políticas, sociais, científicas e artísticas provocadas pela implementação da República em Portugal: manuscritos inéditos e outros pouco conhecidos, fotografias do início do século XX, jornais, manifestos, revistas científicas, correspondência inédita e trabalhos universitários. Em destaque estarão ainda testemunhos da influência dos ideais republicanos na cidade de Coimbra, nomeadamente através dos volumes das “Memórias” e das fotografias do Coronel Belizário Pimenta, do fundo do historiador da cartografia Armando Cortesão ou ainda dos periódicos "Gazeta de Coimbra", "Ultimato", "Resistência" e "Revolta".
A Alma Mater, que se integra numa estratégia de desenvolvimento e modernização da UC constituída em torno da digitalização, conservação e difusão de documentação e informação, disponível na rede de bibliotecas da Universidade, congrega e valoriza importantes núcleos que integram o rico património bibliográfico e documental de várias bibliotecas digitais já existentes – da Faculdade de Direito, do Departamento de Ciências da Vida (Botânica) da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Biblioteca Geral (BGUC) – e de outras novas, como a Biblioteca Digital da Faculdade de Letras. O projecto, levado a cabo pelo SIBUC, em colaboração com a BGUC e com a Biblioteca Municipal de Coimbra, foi financiado pelo Ministério da Cultura, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e através de fundos próprios da UC.

Fonte: http://dererummundi.blogspot.com/2010/07/alma-mater.html

2 comentários:

  1. Obrigado por este endereço. Já me foi útil!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Uma boa base documental para os investigadores que procuram as fontes originais! A juntar à biblioteca Digital Nacional, do Institudo Camões, de entre outros, na barra lateral do blogue.
    Obrigado Sérgio.

    ResponderEliminar