quinta-feira, 1 de julho de 2010

Há 130 anos nasceu Louis Blériot




In http://tv2.rtp.pt/noticias/ , emissão de 25-7-2009


Este pioneiro da aviação foi o primeiro homem a atravessar o canal da Mancha a 25 de Julho de 1909, aos comandos de um engenho aeronáutico da sua própria construção, o Blériot XI. O centenário desta célebre proeza foi comemorado na  reportagem acima do canal 2 da RTP que recordamos aqui.



Biografia

Louis Blériot (Cambrai, França, 1 de Julho 1872 - Paris, 2 de Agosto 1936) foi um aviador e engenheiro francês. Engenheiro de profissão, conseguiu uma modesta fortuna ao desenhar e vender diversos complementos automobilísticos, tais como faróis e outros acessórios. Em 1900 desenhou seu primeiro protótipo de aeronave dotado de motor, com uma potência de 2 cavalos, que conseguiu descolar, ainda que somente percorresse em voo alguns metros.

Em 1906, em associação com outros pioneiros, como Voisin y Levasseur, construiu o Blériot IV, um biplano muito mais elaborado que, não conseguiu elevar-se. Dois anos mais tarde introduziu uma cauda no Blériot VIII, um modelo de meia tonelada de peso e um motor de 40 cavalos que em Outubro conseguiu percorrer de forma ininterrupta o trajecto entre as pequenas localidades de Toury e Artenay.

Fruto deste êxito foi o Blériot XI, um monoplano de 28 cavalos com o qual, em 25 de Julho de 1909, realizou o primeiro voo com motor desde o porto francês de Calais a localidade britânica de Dover, com o que se converteu no primeiro homem que atravessou o canal da Mancha a bordo de um avião auto propulsado. A façanha, cujo relato percorreu o mundo como um rastro de pólvora, o fez receber um prémio de 1000 libras outorgado por um jornal britânico.

Durante a Primeira Guerra Mundial contribuiu para o esforço bélico francês, primeiro através de protótipos baseados em seus próprios desenhos, e posteriormente em colaboração com a fábrica de aeroplanos Spad, cujos aparatos foram grandes protagonistas da contenda aérea. Finalizado o conflito, fundou sua própria companhia de aviação e realizou numerosos investimentos no desenrolar da aeronáutica civil

In http://www.pioneirosdoar.com.br/pioneiros/bleriot/bleriot.htm (adaptado)



As máquinas de Blériot


http://fr.academic.ru/dic.nsf/frwiki/222357


http://www.tech-domain.com/viewthread.php?action=printable&tid=4604

Sem comentários:

Enviar um comentário