domingo, 25 de julho de 2010

Hoje é dia de S. Tiago, apóstolo

S. Tiago, Santiago ou Santiago Maior, assim por vezes chamado para o distinguir de outros santos com o mesmo nome Tiago, como Santiago Menor, também discípulo de Cristo e ainda Santiago, o Justo, foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, martirizado em 44 da nossa Era. Pode ser tratado também por Jaime, pois tal como Tiago, é um nome que deriva do latim Iacobus e que evoluiu ao longo dos tempos conforme as línguas para Jacob, em alemão e noutras línguas nórdicas, Jacques, em francês e James, em inglês. Nas regiões orientais da Península Ibérica usaram-se as formas Jácome Jaume ou Jaime (todas do catalão), enquanto na faixa ocidental se usaram Iaco ou Iago, assim no galego, português, leonês e castelhano, e a forma usada na língua corrente Santo Iago, transformou-se em Sant’Iago, generalizando-se a corruptela São Tiago. Em castelhano, Santiago derivou também para San Diego.

Nascido em Betsaída, na Galileia, Santiago era filho de Zebedeu e Salomé e irmão dos apóstolos João, o pescador, e S. João Evangelista. Era, segundo a Bíblia, um dos apóstolos mais íntimos de Jesus de Nazaré, um dos três (juntamente com Pedro e João) que na maioria das ocasiões eram vistos na sua companhia. É citado como um dos testemunhos da terceira aparição de Cristo, após a sua morte e ressurreição, nas margens do lago Tiberíades. Foi, segundo a Bíblia, o primeiro apóstolo a morrer, decapitado em Jerusalém por ordem Herodes Agripa I, rei da Judeia, por volta do ano 44. Muitos crêem que teria percorrido a Hispânia romana pregando a doutrina cristã, presenciando em Saragoça a aparição de Maria, mãe de Jesus, que ainda vivia, sobre um pilar, o que eu origem ao culto de Nossa Senhora do Pilar. Nessa missão de evangelização dos pagãos da Península Ibérica, de que não obteve sucesso, teria passado pela Galiza, na actual Espanha, Braga, Guimarães e Rates, no actual território português. A tradição pretende que o seu corpo tenha sido transportado para a Galiza e sepultado em Compostela, onde, no ano de 814, um eremita de nome Pelaio, afirma ter encontrado as relíquias do santo-mártir numa tumba sobre a qual depois se fez erguer a catedral de Santiago de Compostela, tornando-se assim, Santiago, o santo patrono da Galiza e de toda a Espanha e local de culto e peregrinação das demais nações da Europa Ocidental. Na sequência de uma tradição, segundo a qual Santiago aparecia favorecendo os cristãos nas suas batalhas contra os infiéis muçulmanos, em que era reconhecido como Santiago Matamoros (Mata-mouros), foi fundada a Ordem Militar de Santiago, com a missão de combater os muçulmanos e que mais tarde se dividiu em dois ramos – o de Espanha e o de Portugal.

O culto a Santiago remonta, portanto, ao século IX no noroeste peninsular e propagou-se nos séculos seguintes por toda a Espanha e Portugal e pela América espanhola. É festejado a 25 de Julho nas Igrejas Católica e Luterana, a 30 de Abril na Igreja Ortodoxa, a 12 de Abril pelos coptas e a 28 de Dezembro pelos etíopes.

No concelho de Valpaços, S. Tiago é orago da freguesia de Santiago da Ribeira de Alhariz, onde o culto a Santiago poderá remontar às origens da povoação, ao tempo de D. Sancho I, eventualmente introduzido por cruzados de origem germânica que se crê terem povoado o local.

Imagem: http://portugal.veraki.pt/freguesias/heraldicaf.php?idfreg=4752&op=OH

Para mais informações sobre S. Tiago, apóstolo na Wikipédia, clique AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário