quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Fonte Grande



É um outro monumento desaparecido de Valpaços. Situava-se junto à confluência das ruas do Olival, de Passos Manuel e da Rua Direita (hoje rua D.ª Maria do Carmo Carmona), a poucos metros para Sul do local onde se localizava a também desaparecida capela de São Sebastião. Foi parcialmente demolida por volta de 1924-25, segundo indicação, certamente fundamentadada de Adérito Freitas na sua obra Fontes de Abastecimento de Água, concelho de Valpaços (ed. da C.M., 2005, p. 209), soterrando-se o que dela restou formando-se um amplo espaço arejado que passou a ser conhecido como o Largo da Fonte Grande e instalando no local uma bomba hidráulica manual de grande volante. (ver, no presente blogue, a publicação as possíveis razões da demolição de  A desaparecida Capela de S. Sebastião. )

Fonte Grande de Valpaços, pouco antes de ser demolida
desenho e guache de Leonel Salvado

A sua reconstituição aqui apresentada, que foi possível graças à existência de uma antiga foto publicada na Monografia de Valpaços de A. Veloso Martins, pode dar aos nossos leitores uma ideia mais clara do seu aspecto e do contexto topográfico em que se inseria. Aquela mesma foto foi também recentemente publicada por Adérito Medeiros Freitas na obra que atrás mencionámos, juntamente com uma outra cedida ao autor pela Sr.ª Dr.ª Maria Eugénia Mota Pimentel (Id., p.210) mas se a primeira destas se encontra ligeiramente distorcida, a segunda não representa o monumento na sua totalidade o que nos impede de fazer o seu enquadramento topográfico com o mínimo rigor possível. Era uma fonte de mergulho de grandes proporções, planta quadrangular, aberta na frontaria por um arco de volta perfeita e rematada por uma cúpula cónica. Não encontrei nenhuma referência cronológica sobre a sua construção, mas pelos elementos arquitectónicos que a compunham, não seria certamente de construção anterior ao século XVI.

Agradecimento: Mais uma vez o meu sincero agradecimento ao Sr. Manuel Madeiros pelas úteis indicações que me forneceu acerca do local onde este belo monumento se situava.

Reconstituição: Desenho e guache de Leonel Salvado

Sem comentários:

Enviar um comentário