sábado, 28 de agosto de 2010

Nossa Senhora da Saúde



Começam hoje, as festas religiosas e profanas dedicadas a Nossa Senhora da Saúde, em Valpaços. Para conhecer o respectivo programa, consulte o Notícias de Valpaços, AQUI.


Nossa Senhora da Saúde

É um dos vários nomes pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, particularmente em Portugal, onde se lhe presta culto com esta designação.

É a santa tradicionalmente invocada pelos doentes e a tradição do seu culto, no nosso país, deve remontar ao século XVI, quando se lhe atribuiu a intervenção miraculosa na erradicação de vários surtos de peste que terão ocorrido em Portugal. O Padre António Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus, já se fazia eco desta tradição quando comentou: Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde [...].


Iconografia

Geralmente, o único traço iconográfico distintivo da Senhora da Saúde é o segurar com o braço esquerdo o Menino Jesus, à semelhança da Nossa Senhora do Carmo, mas sem qualquer outro adereço (são variadas as indumentárias das diversas Senhoras da Saúde).

In http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Sa%C3%BAde


O culto da Nossa Senhora da Saúde em Portugal

O culto da Nossa Senhora da Saúde espalhou-se pelo país e hoje são várias as capelas e igrejas (algumas das quais com o título de santuário, como é o caso de Calpaços) que a evocam. Nossa Senhora da Saúde é o orago (ou co-orago) das seguintes povoações:

• Alqueidão (Figueira da Foz);
• Arrifes ( Ponta Delgada);
• Belide (Condeixa-a-Nova);
• Barreiras (Cadaval);
• Carvalhos (Vila nova de Gaia - Portugal)
• Cordinhã (Cantanhede);
• Esposende;
• Gançaria (Santarém);
• Gueifães (Maia);
• Moinhos da Gândara (Figueira da Foz);
• Senhora da Saúde (Évora);
• Sacavém (Loures);
• Torres Vedras (Coutada).
• Valpaços (Vila Real; orago: Santa Maria Maior);
• Vila Fresca de Azeitão (Setúbal);


O culto de Nossa Senhora da Saúde no concelho de Valpaços

Em Portugal, a data da sua celebração não é a mesma em todos os locais onde ela é venerada, variando entre os meses de Abril, Agosto e Setembro. Em Valpaços, por exemplo é, por tradição, celebrada, em eucaristia e procissão, no primeiro Domingo de Setembro, tal como acontece também na Coutada, em Torres Vedras. Como já havíamos referido neste blogue (veja-se Santa Maria Maior e outras devoções Marianas no concelho de Valpaços), Nossa Senhora da Saúde é também festejada nas freguesias de Padrela em Tazém (em Maio) e Rio Torto (em Agosto). Em Alvarelhos, embora não conste da tradição a realização de festejos em sua honra, existe uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Milagres.

Na cidade de Valpaços, as festas religiosas ligadas ao culto desta santa têm como local de atracção de milhares de peregrinos o monumental Santuário que começou por ser uma capela da invocação de Nossa Senhora da Saúde, cuja construção se iniciou no ano de 1897 por iniciativa da respectiva Confraria criada no mesmo ano por algumas figuras conceituadas do concelho, iniciativa essa inspirada na alegada existência de uma pegada da Virgem Maria descoberta numa das lajes desse local. Como referiu o nosso amigo e colaborador, José António Soares da Silva, depois de classificar a descoberta como uma «invenção dos Castros» num artigo publicado a 16 de Janeiro de 2009 no Jornal a Voz de Chaves, intitulado O culto e a romaria de Nossa Senhora da Saúde, «o que é certo é que assim se iniciou o culto a Nossa Senhora da Saúde em Valpaços, dividido em festa religiosa e profana que perdurou até aos nossos dias com assinalável êxito.»

1 comentário:

  1. Na vossa listagem falta Nossa Senhora da Saúde, em Saudel, São Lourenço de Riba Pinhão.

    ResponderEliminar