segunda-feira, 19 de julho de 2010

125.º Aniversário do nascimento de Aristides de Sousa Mendes

Aristides de Sousa Mendes foi um diplomata português, que ocupava as funções de cônsul de Portugal em Bordéus quando a Alemanha nazi invadiu a França. Em 1940, à revelia das ordens expressas de Salazar, interessado em salvaguardar a aparência de neutralidade portuguesa na Segunda Guerra Mundial, Sousa Mendes concedeu 30 mil vistos de entrada em Portugal a pessoas e famílias de várias nacionalidades que fugiam à perseguição nazi. Este gesto humanitário trouxe os maiores dissabores, a si e à sua família, em consequência das punições que o regime salazarista lhe reservou. Contudo, o facto de ter salvado dezenas de milhares de pessoas do holocausto, de entre as quais cerca de 10 mil judeus, valeu-lhe a atribuição do epíteto de “o Schindler português”. Em1966 seria homenageado em Israel no “Memorial Yad Vashem” (Memória do Holocausto), sendo-lhe atribuído o título de “Justo entre as Nações”. Em Portugal, o processo de reabilitação de Aristides de Sousa Mendes só se iniciou em 1987 – trinta e três anos após a sua morte, e dezassete anos após a morte de Salazar! Convém observar, no entanto, que a homenagem e reabilitação de Aristides de Sousa Mendes nunca mereceram a unanimidade dos portugueses, o que até se pode compreender pela relatividade das argumentações de determinados objectores, mas o que é mais de estranhar, e na minha perspectiva de lamentar, é que isso vem acontecendo ao mesmo tempo em que vão aparecendo com alguma frequência correntes de opinião tendencialmente favoráveis à reabilitação e homenagem a Salazar.
Imagem: http://ruadajudiaria.com/?=594


Breve biografia

Nasceu em 19 de Julho de 1885, na pequena localidade de Cabanas de Viriato, perto de Mangualde (Portugal). Estudou Direito em Coimbra, licenciando-se em 1907.
A 12 de Maio de 1910, foi noeado cônsul de 2ª classe naa Guiana Britânica, passando depois a exercer funções em Zamzibar, onde ganhou muito prestígio. Em 1918, em plena ditadura de Sidónio Pais, foi promovido a cônsul de 1ª classe. Devido à sua simpatia pela causa monárquica ficou inactivo de 1919 até 1921, altura em que foi convidado a dirigir o consulado em S. Francisco.
Com o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, Sousa Mendes foi nomeado cônsul em Vigo. Apoiando e servindo desde o seu início o regime ditatorial, recebeu várias vezes louvores de Salazar. Todavia, com o afastamento do irmão do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, Sousa Mendes ficou revoltado com o Governo.
De 1931 a 1938 foi cônsul em Antuérpia, sendo então transferido para Bordéus. À medida que crescia na Europa o Nazismo, crescia também o número de refugiados, sobretudo judeus. Muitos deles foram para Bordéus, então sob o governo de Vichy. Aí, Sousa Mendes concedeu milhares de vistos a judeus que procuravam escapar ao extermínio nazi. Esta atitude desagradou muito a Salazar, que o destituiu em 1940. Sousa Mendes ainda apelou para o Supremo Tribunal Administrativo e para a Assembleia Nacional, mas de nada lhe valeu. Em Bordéus, porém, foi-lhe erguida uma estátua.
Aristides de Sousa Mendes acabou por morrer em 1954, com imensas dificuldades financeiras. Em 1987, o presidente da República Mário Soares conferiu-lhe, a título póstumo, a Ordem da Liberdade. Em 1989, a Assembleia da República reparou a grave injustiça que lhe fora cometida, reeintegrando-o no serviço diplomático por unanimidade e aclamação.
in http://pt.worldwar-two.net/biografias/77/

Acções em homenagem a Aristides de Sousa Mendes

• Em 1966, o Memorial de Yad Vashem (Memorial do Holocausto situado em Jerusalém) em Israel, presta-lhe homenagem atribuindo-lhe o título de "Justo entre as nações". Já em 1961, haviam sido plantadas vinte árvores em sua memória nos terrenos do Museu Yad Vashem.

• Em 1987, dezassete anos após a morte de Salazar, a República Portuguesa inicia o processo de reabilitação de Aristides de Sousa Mendes, condecorando-o com a Ordem da Liberdade e a sua família recebe as desculpas públicas.

• Em 1994, o presidente português Mário Soares desvela um busto em homenagem a Aristides de Sousa Mendes, bem como uma placa comemorativa na Rua 14 quai Louis-XVIII, o endereço do consulado de Portugal em Bordéus em 1940.

• Em 1995, a Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP) cria um prémio anual com o seu nome.

• Em 1996, o grupo de escuteiros de Esgueira (Aveiro) homenageou-o criando o CLÃ 25 ASM (Aristides de Sousa Mendes)

• Em 1998, a República Portuguesa, na prossecução do processo de reabilitação oficial da memória de Aristides de Sousa Mendes, condecora-o com a Cruz de Mérito a título póstumo pelas suas acções em Bordéus.

• Em 2005, na Grande Sala da Unesco em Paris, o barítono Jorge Chaminé organiza uma Homenagem a Aristides de Sousa Mendes, realizando dois Concertos para a Paz, integrados nas comemorações dos 60 anos da Unesco.

• Em 2006 foi realizada uma acção de sensibilização: "Reconstruir a Casa do Cônsul Aristides de Sousa Mendes", na sua antiga casa em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal e na Quinta de Crestelo, Seia - São Romão.

• Em 2007, um programa televisivo da RTP1, Os Grandes Portugueses, promoveu a escolha dos dez maires portugueses de todos os tempos. Sousa Mendes foi o terceiro mais votado. Ironicamente, o primeiro lugar foi atribuído a Salazar, e o segundo lugar a Álvaro Cunhal .

• Em 2007 o barítono Jorge Chaminé realizou dois concertos homenagem a Aristides de Sousa Mendes, em Baiona e em Bordéus.

• Em Viena, Áustria, no Vienna International Center, onde estão sedeados diversos organismos da ONU, como a Agência Internacional de Energia Atómica, existe um grande passeio pedonal com o nome do ex-diplomata português, denominado Aristides-de-Sousa-Mendes-Promenade.

• Aristides de Sousa Mendes não foi o único funcionário a quem o seu país não perdoou a desobediência apesar dos seus actos de justiça e humanidade na Segunda Guerra Mundial. Entre outros casos conhecidos de figuras que se destacaram pela coragem e humanismo incluem-se o cônsul japonês em Kaunas (Lituânia) Chiune Sugihara e Paul Grüninger, chefe da polícia do cantão suíço de São Galo.

In http://pt.wikipedia.org/wiki/Aristides_de_Sousa_Mendes


Para uma biografia mais detalhada de Aristides de Sousa Mendes clique AQUI!

1 comentário:

  1. O GECoRPA – Grémio do Património e a Fundação Aristides de Sousa Mendes têm a honra de convidar V. Ex.ª para a
    Sessão comemorativa do nascimento de Aristides de Sousa Mendes

    A Sessão terá lugar no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa,
    no dia 19 de Julho de 2011, pelas 18:00.

    Este evento é gratuito, mas as inscrições são limitadas, pelo que agradecemos a confirmação da vossa presença até ao próximo dia 14 de Julho
    para o seguinte endereço electrónico: info@gecorpa.pt
    Ver folheto em www.gecorpa.pt

    ResponderEliminar