quarta-feira, 28 de julho de 2010

‘Sociedade Histórica Afonso Henriques’ em Viseu


No passado dia 8 de Abril deixei aqui no Clube de História algumas notas a respeito da polémica que tem dividido vimaranenses e viseenses a respeito da data e local de nascimento do nosso primeiro rei, numa mensagem que publiquei na categoria “Figuras controversas da História Nacional”, intitulada “D. Afonso Henriques, um rei polémico”.

Parece-me, e bem, por mais uma notícia ”com História”, abaixo transcrito, que os adeptos da «tese de Viseu» se mantêm determinados em reafirmar as suas convicções. Aos associados, os meus parabéns pela iniciativa, e a todos os portugueses, os meus votos para que mais e mais provas da verdade incontestável possam emergir e serem aceites pela forma cordial e pacífica.



D. Afonso Henriques, desenho de Jorge Miguel

'SOCIEDADE HISTÓRICA AFONSO HENRIQUES' CONSTITUÍDA FORMALMENTE EM VISEU

Os claustros da Sé de Viseu são palco, na próxima sexta-feira, da cerimónia da escritura pública da Sociedade Histórica Afonso Henriques.

É por acreditarem que o primeiro rei de Portugal nasceu em Viseu que os membros da Sociedade Histórica Afonso Henriques decidiram escolher esta cidade para acolher a cerimónia da escritura pública da instituição, que se realiza na próxima sexta-feira, nos claustros da Sé.
E é, por outro lado, movidos pela curiosidade de querer saber mais sobre a vida de Afonso Henriques que surge a Sociedade Histórica, uma associação cultural sem fins lucrativos, cujo principal objectivo é "continuar a aprofundar a vida" do monarca, explica Júlio Cruz, colaborador da Sociedade.
De acordo com este responsável, tem toda a lógica que esta associação tenha sede em Viseu, uma vez que os seus membros acreditam na tese de Almeida Fernandes, que defende que o primeiro rei de Portugal nasceu em Viseu. "Acreditamos na tese e vamos lutar por ela", adianta.
No livro 'Viseu, Agosto de 1109 - Nasce D. Afonso Henriques', Almeida Fernandes diz que o rei nasceu "à roda do dia 5 de Agosto de 1109", em Viseu, onde D. Teresa estava retida, por esses dias, tendo em conta o seu estado fisiológico, condição que a impediu de estar presente na morte e no funeral do seu pai.
O autor defende ainda na sua tese que, quando D. Henrique, pai de Afonso Henriques, faleceu, este teria dois anos e nove meses, o que o colocaria a nascer no início de Agosto de 1109. Estes são alguns dos argumentos do historiador e que, para a Sociedade agora criada, fazem todo o sentido.
"Se D. Teresa se encontrava em Viseu nessa altura e não se deslocou para locais mais perto da cidade, nomeadamente quando o seu pai morreu, não tem lógica que ela se tenha deslocado para Guimarães que é muito mais longe", acredita Júlio Cruz.
Explica ainda que apesar de nenhuma tese estar confirmada, pois todas as teorias não passam de meras especulações, sem provas científicas que comprovem qualquer uma delas, Júlio Cruz refere, ainda assim, que "não há provas, mas todos os indícios indicam que ele tenha nascido cá".
A escolha do local onde se vai realizar a escritura também não foi ao acaso. "Escolhemos os claustros da Sé por dois motivos: por um lado, conta-se que era o local onde D. Teresa estava alojada quando esteve na cidade e aquando do nascimento do rei; e por outro, pelo facto de a única imagem que temos de Afonso Henriques estar nos claustros da Sé", explica o colaborador.
A Sociedade, que já conta com cerca de meia centena de membros, está aberta a quem quiser inscrever-se. Os interessados só têm que preencher uma ficha de inscrição, sem custos.
Quanto a apoios, não há neste momento qualquer instituição associada.
DV

Fonte: PAVAROTY, 23-06- 2010 in Viseu Cidade Viriato, http://atlasdeportugal.blogspot.com/
Imagem:  http://faltaapagarolapis.blogspot.com/2010/05/afonso-henriques-o-conquistador.html

1 comentário:

  1. É possível adquirir livros do autor Júlio Cruz?
    Obrigado desde já pela atenção.

    ResponderEliminar