terça-feira, 1 de maio de 2012

1 de Maio: Dia do Trabalhador



Celebra-se anualmente neste dia, em muitos países, o Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores, também designado por Dia do Trabalho, como acontece no Brasil, onde tal como em Portugal, entre outras nações, é hoje é feriado nacional.

As origens da comemoração deste dia podem remontar a 1886, o ano em que se realizou uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos da América, envolvendo milhares de pessoas que reivindicavam a redução do horário de trabalho diário para oito horas. Seguiu-se uma greve geral na sequência do qual alguns manifestantes se envolveram com a polícia resultando na morte de alguns daqueles.
No dia 4 de Maio seguiu-se nova manifestação que descambou novamente em violência, vitimando agentes e manifestantes. Este movimento de trabalhadores em luta pela defesa de melhores condições de trabalho, conhecido como a “Revolta de Haymarket”, serviu três anos depois de inspiração à II Internacional Socialista que em 20 de Junho de 1889 reuniu em Paris e decidiu estabelecer, em homenagem ao movimento de Chicago, o dia 1 de Maio para as subsequentes manifestações anuais com os mesmos objectivos.
A violência com que foi tratada pela polícia uma manifestação ocorrida no Norte de França em 1 de Maio de 1891 reforçou a relação do dia 1 de Maio como a luta de trabalhadores, a tal ponto que, pouco depois, a Internacional Socialista reunida em Bruxelas proclamou o 1.º dia de Maio como o “dia internacional da reivindicação de condições laborais".
Finalmente, em 23 de Abril de 1919 surgem, em França, os primeiros frutos do movimento, quando o Senado francês ratificou as oitos horas de horário diário de trabalho e proclamou o primeiro dia de Maio como dia de feriado. No ano seguinte este último acto era também estabelecido na Rússia e progressivamente em muitos outros países.

Em Portugal só a partir de Maio de 1974, após a Revolução do 25 de Abril e a queda da Ditadura, é que se começou a comemorar publicamente o 1.º de Maio como o “Dia do Trabalhador”, tendo então sido decretado este dia como “Feriado Nacional Obrigatório”.
Nos Estados Unidos da América e no Canadá este dia é celebrado na primeira Segunda feira de Setembro e nas restantes regiões do Mundo a sua celebração é variável.

PARA OS MAIS NOVOS - há um interessante resumo deste dia que podes consultar no SITE JUNIOR.

1 comentário:

  1. Muito bom o blog!! Estou seguindo e recomendarei aos meus alunos.
    Meu blog é: www.profisabelaguiar.blogspot.com
    Grata.

    ResponderEliminar