domingo, 30 de maio de 2010

Escola Secundária comemora Centenário da República


Música e exposições fazem parte do programa das Comemorações do Centenário da República, que tiveram lugar, esta semana, em Valpaços, e que contaram ainda com uma verdadeira lição de história, dada, nada mais, nada menos do que por Fernando Rosas.

As escolas do país foram convidadas pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República para participar naquele importante evento que decorre durante este ano e culmina no próximo dia 5 de Outubro.
A Secundária de Valpaços associou-se às referidas comemorações e, através do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, organizou na passada terça-feira, 25 de Maio, um colóquio sobre a República.

Para falar sobre o assunto, esteve presente Fernando Rosas. O professor universitário, historiador, político português, actualmente Deputado na AR pelo Bloco de Esquerda, viajou da capital para abordar e contextualizar a Implementação da República em Portugal.
Oriundo de uma família de tradições republicanas, ele próprio um cidadão publicamente empenhado na defesa de ideias de justiça e igualdade social, o seu interesse enquanto investigador voltou-se para a História do Estado Novo e é hoje unanimemente considerado um dos maiores especialistas portugueses neste período histórico.
Fernando Rosas, durante a sua exposição, levou a plateia numa viagem ao mundo português, ao seu passado, às suas dificuldades, aos seus erros, à evolução da sociedade portuguesa, etc. “A Repuública foi uma tentativa falhada de modernizar política e economicamente o nosso país”, sentenciou.
A Implantação da República, em 1910, foi, na opinião do historiador, uma “revolução tipicamente lusitana, quase tudo saiu ao contrário do que estava planeado, mas os republicanos venceram”.
Fernando Rosas falou, ainda, das conquistas da República, que fez a separação da Igreja e do Estado. Dizer “Viva a Republica queria dizer viva a democracia, viva a liberdade, viva o progresso (…). A Implementação da República foi a primeira esperança, uma porta histórica aberta para a democracia, uma porta que esteve fechada até ao 25 de Abril de 1974”, culminou.

A receber Fernando Rosas esteve o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, que viu a oportunidade como “preciosa para ouvir um testemunho rico sobre o tema e trazer o professor até Valpaços foi uma iniciativa arrojada e frutífera”.
Também Abel Ribeiro, Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Valpaços agradeceu a presença do deputado e historiador, assim como lembrou que a mesma não teria sido possível sem o empenho do coordenador de departamento que organizou a acção, Maximino Machado.


A Exposição integrada nas Comemorações da República
A parte da manhã foi dedicada a uma cerimónia comemorativa que contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e da Banda Municipal de Valpaços, onde, como não poderia deixar de ser, não faltou o Hino Nacional.
Puderam ainda ser visitadas um conjunto de exposições consagradas ao tema e repartidos entre o salão do polivalente e o pavilhão II, entre elas um conjunto de painéis de pseudo-azulejos e outras referências iconográficas alusivas aos finais da Monarquia e ao processo de evolução da República em Portugal.

Por: Cátia Mata, in A Voz de Chaves, edição de 28-05-2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário