quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um Auto à República


Ainda se encontra à venda nas livrarias, este interessante trabalho de Cidália Fernandes com as excelentes ilustrações a que nos tem habituado o artista Jorge Miguel. Recomendamos este livro a todos os jovens e menos jovens, alunos e professores, cuja sinopse transcrevemos a seguir.

Chegámos um pouco tarde com esta sugestão, uma vez que o ciclo de actividades comemorativas do Centenário da República se encontra na sua recta final. Mas fica a alusão de um trabalho para ser apreciado com mais vagar e que sirva de consolação, para os professores e alunos de algumas escolas e Agrupamentos de escolas, que por determinação das respectivas comissões para as comemorações, se viram absorvidos em actividades de outra dimensão (palestras, desfiles...).

“Um Auto à República” é um texto dramático que pode perfeitamente ser representado por alunos do 2º ou 3º ciclos. E eles são mesmo as personagens desta peça. Eles e a professora Augusta, que decide comemorar o centenário de implantação da República através de uma representação teatral. Viverão, assim, os acontecimentos de um passado ainda bem vivo, bem como o entusiasmo das personagens que impulsionaram a mudança.
Cidália Fernandes criou assim uma turma de jovens traquinas mas empenhados, que conviverão de perto com aqueles personagens que participaram directamente na história da sua pátria e da Humanidade, como o rei D. Manuel II, Guerra Junqueiro, António Nobre ou José Relvas.
O sucesso está garantido e a peça termina com os célebres vivas à República e o Hino Nacional “A Portuguesa”. As ilustrações desta obra da Plátano Editora ficaram a cargo de Jorge Miguel.
Cidália Fernandes
Um Auto à República
Plátano Editora

in Livros e Leituras, a sua Revista Online

Para encomendar o livro, através da Net ,clique AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário