quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

615.º Aniversário do nascimento de Isabel de Portugal, duquesa de Borgonha

21 de Fevereiro


Isabel, Duquesa da Borgonha | óleo sobre tela de Rogier van der
 Weyden, J. Paul Getty Museum, Malibu | http://pt.wikipedia.org

Isabel de Portugal (Évora, 21 de Fevereiro de 1397 - Dijon, 17 de Dezembro de 1471) foi uma princesa portuguesa da dinastia de Avis, única filha do rei João I de Portugal e de sua mulher Filipa de Lencastre. Era irmã, entre outros, do Infante D. Henrique (mais conhecido, internacionalmente, como Henrique, o Navegador), de Pedro, Duque de Coimbra, e de D. Duarte, rei de Portugal, sucessor de João I.
Isabel nasceu em Évora e passou a sua juventude na corte em Lisboa.
Em 1430, casou-se com Filipe III, Duque da Borgonha, conhecido como Filipe o Bom, com quem teve 3 filhos: António e José (que faleceram durante a infância) e Carlos, o Temerário (nascido a 10 de Novembro de 1433).
Isabel era uma mulher muito refinada e inteligente, que gostava de se rodear de artistas e poetas, e foi uma mecenas das artes. Também na política exerceu a sua influência sobre o filho e, em especial, sobre o marido, que representou em várias missões diplomáticas.
Faleceu em Dijon, na Borgonha, em 1471.

In http://pt.wikipedia.org

Sugestão bibliográfica: Biografia impressa de Isabel de Portugal, duquesa de Borgonha – para conhecer a referência e informações comerciais, clique AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário