domingo, 26 de fevereiro de 2012

À descoberta de vocações artísticas no concelho de Valpaços – Santa Valha

Por Leonel Salvado

Clique na imagem para aumentar

A Artista a quem me apraz render hoje a minha sincera e devida homenagem chama-se Graziela Teixeira da Mota. Trata-se de uma pintora já conhecida de muitos portugueses e estrangeiros e que já vi ser considerada por alguns admiradores comuns e colegas de arte, que certamente poderão pronunciar-se melhor do que ninguém sobre as sua obras, como uma das principais referências da pintura impressionista portuguesa da actualidade, cujos temas de eleição incidem, entre outros geograficamente menos circunscritos, sobre a zona histórica do Porto, Património Mundial, o velho casario, os costumes da população portuense e, sobretudo, os históricos eléctricos da cidade invicta, como revelam as pinturas que dela expomos mais abaixo.
Na mesma medida do seu incontestável talento, o que me parece relevante chamar a atenção dos valpacenses para esta artista, na presente rubrica dedicada às vocações artísticas do concelho de Valpaços, é a sua própria qualidade humana – trata-se de uma pintora radicada há largos anos na cidade do Porto, onde se formou na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, mas que, pelo que me foi dado observar nas suas ligações de amizade em páginas regionais do Facebook, inclusive na própria página vinculada ao Clube de História de Valpaços, tenho por certo que é natural de Santa Valha, aldeia e freguesia do concelho de Valpaços e que revela uma assídua e exemplar relação de empatia, tanto com as pessoas da sua terra natal como com as demais do próprio concelho a que pertence.
A juntar a estas qualidades devo sublinhar a sua nobreza de carácter claramente evidenciada por ocasião da Exposição de alguns dos seus trabalhos no Hotel Altis, no Porto, em Abril de 2011. Este evento foi anunciado e divulgado pela “mulher.sapo.pt” onde se recordava que Graziela Teixeira da Mota, contando já com várias exposições nacionais e internacionais, realizava esta Mostra cultural em parceria com associação “Acreditar–Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro” em favor de cuja instituição revertia uma percentagem de cada obra vendida.
É pela combinação destas virtudes – a sua invulgar vocação artística, amor pela suas raízes e o seu espírito de solidariedade - que entendi dedicar-lhe estas palavras de homenagem. Mas confesso que tenho pena que a pintura que encabeça o presente post seja, como efectivamente parece ser, a única obra da nossa pintora da Invicta e de Santa Valha dedicada a esta bela e histórica aldeia do concelho de Valpaços que a viu nascer e de quem bem vejo que dela também se orgulha. A pintora valpacense, como tem sido designada Graziela Teixeira da Mota em vários eventos, é uma referência humana incontornável do património cultural deste concelho.

Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar


Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar

2 comentários:

  1. Lindaaaaas pinturas!

    Quem me dera ter um cibinho só deste talento!
    Parabéns.
    cmps
    leonor moreira

    ResponderEliminar
  2. Não menospreze o seu próprio talento Leonor Moreira. Na minha modesta maneira de ver, o que distingue a vocação do talento é que talvez aquela nasça com a pessoa e este se aperfeiçoe com a experiência e alguma formação. A Graziela Teixeira da Mota é uma artista extraordinária, sem dúvida, mas é bom que se diga que além da sua natural vocação passou por uma formação numa conceituada escola artística e, além disso tem uma longa experiência que só se adquire na prática. Não comparemos o incomparável. Aliás uma das pessoas que felicitou as suas obras foi a própria Graziela. Força Leonor, nunca hesite em explorar a sua vocação e aperfeiçoar o seu talento que é já reconhecido por mais de duas dezenas de pessoas (ou mais... ainda não tive disponibilidade para verificar os cometários).
    Cordiais cumprimentos,
    Leonel Salvado

    ResponderEliminar