quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Novas revelações científicas sobre os “Denisovanos”

Divulgado primeiro genoma de alta qualidade de uma espécie extinta de seres humanos
ADN DOS DENISOVANOS SEQUENCIADO INTEGRALMENTE E COLOCADO ONLINE
07.02.2012 - 17:46 Por Ana Gerschenfeld

Gruta siberiana onde foi encontrado o dedo fossilizado (DR)

 A partir de uma ínfima parcela da falange de um dedo fossilizado, descoberta em 2008 na gruta Denisova, na Sibéria, foi agora possível obter o primeiro genoma de alta qualidade de uma espécie extinta de seres humanos.

Os autores deste feito técnico, liderados por Svante Pääbo, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva de Leipzig, na Alemanha, colocaram hoje online, à disposição de toda a comunidade científica, a sequência genética de um representante destes hominídeos que, juntamente com os neandertais, são os nossos mais próximos parentes extintos.
O reconhecimento oficial de que os denisovanos constituem uma espécie antes desconhecida veio em 2010, quando a equipa de Pääbo publicou na revista "Nature" o primeiro “rascunho” do ADN dos denisovanos.
Mas agora, estes investigadores foram muito mais longe, graças a novas técnicas ainda mais potentes de sequenciação genética desenvolvidas no seu próprio laboratório. E produziram uma sequência que, segundo explica Matthias Meyer (que foi precisamente quem desenvolveu as técnicas inovadoras de leitura do genoma), “tem menos erros do que do que a maior parte dos genomas de seres humanos actuais sequenciados até à data.”
O ADN denisovano foi extraído de uma quantidade mínima de osso - inferior a 10 miligramas. E, enquanto cada posição desse genoma tinha sido lida apenas duas vezes para obter o rascunho de 2010, o que deixava uma grande margem para erros na determinação das “letras” que compõem o ADN, agora foi possível fazê-lo repetindo a operação até 30 vezes. Isto permite, explica um comunicado daquele instituto alemão, distinguir mesmo as pequenas diferenças que possam existir entre as cópias de cada gene que a dona do dedo fóssil - uma menina que tinha entre cinco e sete anos de idade na altura da sua morte, há 30 a 50 mil anos - tinha herdado do seu pai e da sua mãe.
Os investigadores, que tencionam publicar os seus resultados numa revista científica ainda este ano, não quiseram esperar tanto tempo para os divulgar. “Quisemos tornar os dados acessíveis imediatamente de forma gratuita”, diz Pääbo. “Achamos que poderão ser muito úteis para muitos cientistas.”
Pääbo e colegas também tinham anunciado, em 2010, que nós, os humanos modernos, temos nos nossos genes bocadinhos de ADN vindo dos não só dos neandertais, mas também dos denisovanos, respondendo assim à essencial questão de saber se o Homo sapiens se tinha ou não reproduzido com estas duas espécies.

In jornal O Público |http://www.publico.pt

Para rever as anteriores “Notícias com Historia” relacionadas com este tema aqui publicadas, clique nas respectivas datas:

                       

5 comentários:

  1. Obrigado por mais este motivador comentário amiga Leonor Moreira.
    Leonel Salvado

    ResponderEliminar
  2. Amigo Leonel,
    Pois é, assim deixa-me mais confortável para lhe fazer um pedido.
    Como sabe, estão em curso as obras de beneficiação do chão da Capela de Santo Antão, que, em madeira muito podre, constituía perigo para os utilizadores da mesma.
    Ainda não vi...mas informaram-me de que lá estão as sepulturas anteriores a 21 Set. 1835,data da construção dos primeiros cemitérios, certo?
    Ora, se o amigo "deitasse uma mão" no meu blog quando eu publicar imagens, seria pão no mel...
    Aproveito para lhe dizer que o doc. Memórias Paroquiais foi distribuído às pessoas da aldeia que adoraram. Mais logo, levarei a eles novos docs. De Vassal e Santa Valha.
    Temos na aldeia o amigo Eurico, pessoa simples, mas absorvente nestas coisas da História.
    Obrigada
    cmps
    leonor

    ResponderEliminar
  3. Prezada amiga Leonor:A informação sobre a lei dos cemitérios está correcta, embora não fosse acatada de imediato em todo o país. Mas seria interessante verificar se alguma sepultura está datada. Como era "fabricada" pelos moradores de Amoinha não serão sepulturas dos sucessivos párocos, como era costume reservar o pavimento interior das igrejas para eles. Com "deitar uma mão" no blog refere-se à caixa de comentários, certo? Será um honroso prazer poder participar com tudo o que estiver ao meu alcance em comentários construtivos sobre a publicação a que se refere, como já é um prazer saber que a trabalhosa transcrição (em muitos casos foi mesmo decifração)dos manuscritos das Memórias Paroquiais não foi em vão.
    Bem-haja,
    Leonel Salvado.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Leonel,
    Acabei de chegar à minha casa "de cidade", regressada da aldeia.
    Mais logo publicarei imagens das sepulturas no meu blog. Agradeço então a sua ajuda..talvez uma alusão à revolta da Maria d Fonte, sei lá...texto acessível à gente simples mas interessada no seu património e mais o que achar de interesse.
    Sempre um obrigada
    Pelo que já vi, tenho aqui muita inf. interessante para ler.
    cmps
    leonor moreira

    ResponderEliminar