quinta-feira, 1 de março de 2012

365.º Aniversário do nascimento de S. João de Brito

João Heitor de Brito, S. João de Brito, foi um dos “Grandes Portugueses” presentes na galeria da RTP que ficou do célebre programa com este nome, talvez ainda pouco conhecido da maioria dos portugueses. Nascido em Lisboa a 1 de Março de 1647 numa proeminente família da corte de D. João IV, foi desde muito jovem missionário jesuíta, enviado, por duas vezes à Índia em missões de evangelização desse subcontinente, acabando por encontrar aí a morte, sofrendo o martírio no alto de um monte em Urgur a 4 de Fevereiro de 1693. Vivendo “a vida como uma aventura evangélica”, na expressão de D. Manuel Clemente, enquanto bispo auxiliar de Lisboa, hoje bispo do Porto, o seu cadáver foi amputado de pés e mãos e os restos mortais lançados às feras. Em 1947 foi canonizado pelo Papa Pio XII, celebrizando-se a sua festa litúrgica a 4 de Fevereiro, data da sua morte. Foi um Grande Português.

Para rever a reportagem sobre a Vida e Morte de São João de Brito existente na “Galeria da RTP” dos Grandes Portugueses, clique na imagem.

1 comentário:

  1. Foi realmente um grande homem, missionário e Santo português, em terras do oriente, nomeadamente na nossa ex-colónia da Índia.
    É sempre bom lembrar o nosso passado

    ResponderEliminar