segunda-feira, 28 de junho de 2010

1925 : O 1.º e único Circuito de Trás-os-Montes de corridas de automóveis, com passagem em Valpaços


Painel de azulejos com a sigla primitiva da ACP
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Poucos se lembrarão certamente desta efeméride ocorrida no longínquo ano de 1925 e muitos menos se recordarão, talvez, que o pequeno painel de azulejos que se avista na parede de uma vivenda em frente ao armazém da Câmara Municipal, que outrora serviu de quartel aos Bombeiros Voluntários de Valpaços, é um vestígio material, bem preservado, dessa efeméride, realizada sob tutela do Automóvel Clube de Portugal, cuja sigla encima o referido painel, instituição que já contava com 22 anos de existência, pois foi fundada a 15 de Abril de 1903 com a designação de Real automóvel Clube de Portugal e, após a proclamação da República, mais exactamente a 6 de Março de 1911, passou a tomar a designação que hoje se conhece. No dia 23 de Agosto de 1925 ano realizou-se o primeiro circuito de rally de Trás-os- Montes, um acontecimento extraordinário para a época, mas que infelizmente não teve continuidade. Manuel Dinis, um confesso entusiasta do desporto automóvel, oferece aos leitores do seu blogue um interessantíssimo «olhar sobre as corridas» que tiveram lugar em Trás-os-Montes, nos primórdios do desporto automóvel em Portugal. Foi justamente pelo interesse que esse «olhar» possa despertar entre os valpacenses de várias gerações, que entendi trazê-lo até aos seguidores do Clube de História, com algumas adaptações formais face à sua estrutura original e algumas notas informativas complementares que considero serem suficientemente relevantes.


OS PREPARATIVOS

A 23 de Agosto realizou-se o 1º e único Circuito de Trás-os-Montes, com uma organização do Jornal do Sporting, encabeçada por José Torres e os seus amigos.
As estradas que ligavam Chaves, Valpaços, Rio Torto, Eixos, Mirandela, Murça, Vila Real Vila Pouca de Aguiar Pedras Salgadas, Vidago e Chaves, foram arranjadas e preparadas para receber os velozes automóveis. O piso era em terra batida e o empedrado resumir-se-ia a partes das cidades e pouco mais.

Os responsáveis da Machado e Brandão, inscreveram Fernando Palhinhas com o Mercedes 10/40/65 HP especialmente preparado para as provas nacionais. Inicialmente adquirido em chassis, dispunha de um motor de quatro cilindros e uma cilindrada de 2,7 litros, foi carroçado em speedster, apenas com bancos para o piloto e passageiro e as rodas suplentes.


A CORRIDA

Depois de tomadas as devidas precauções, deu-se início à prova no meio de uma assistência curiosa e deslumbrada com aquelas máquinas que iriam percorrer tal distância, duas voltas num total de 370 quilómetros.

No Domingo e iniciou-se a partida às 9 horas da manhã, individualmente e os primeiros a sair foram os Salmson, por terem a menor cilindrada, e os restantes cada um, de cinco em cinco minutos.

Fernando Palhinhas ao volante do Mercedes, comandou a prova, enquanto Alfredo Batista voltou-se, quando lhe saíram os dois pneus da frente do Fiat.

O organizador, José Torres com o Lancia equipado a preceito, foi obrigado a abandonar em Valpaços e Ernesto Vasconcelos não chegou a Chaves. A prova prosseguiu com seis concorrentes. Sousa Nápoles e José António Estêvão, não continuaram a prova.

A PASSAGEM POR VALPAÇOS

O Citroen Special de Artur Mimoso?                 O Mercedes de Fernando Palhinhas?


OS RESULTADOS

O vencedor destacado foi o Mercedes de Fernando Palhinhas, com uma confortável vantagem sobre os Bugatti de Alfredo Marinho Júnior e Óscar Chambers.

A tabela classificativa ficou assim ordenada:

1º Fernando Palhinha Mercedes 10/40/65 HP
2º Alfredo Marinho Júnior Bugatti
3º Oscar Chambers Bugatti
4º Licínio Fernando Pereira Fiat
5º Artur Mimoso Citroen Special
6º Sebastião de Sousa Azevedo Turcat-Mery

in http://manueldinis.blogs.sapo.pt/54683.html



AS MÁQUINAS DO TOP SIX

Carros e tripulantes (fotos reais)



Fernando Palhinhas no Mercedes 10/40/65 HP                          Artur Mimoso no Citroen Special

Restantes carros (modelos análogos)



1. Um Bugatti de 1925 (análogo)
in http://www.shorey.net/Auto/French/Bugatti/1925%20Bugatti%20Brescia%20-%20fVr%20(1024x768).jpg

2. Um Fiat de 1925 (análogo)
in http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fiat_501_Torpedo_1925_2.jpg

3. Um Turcat-Mery de 1918 (análogo)
in http://www.turcat-mery.com/aujourd/aujourd.htm

Um agradecimento especial ao Sr. Manuel Terra pelas suas informações que têm sido de grande utilidade para as nossas pesquisas.

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