sábado, 19 de junho de 2010

A proclamação da República Democrática, a nova bandeira e o hino nacional na sessão inaugural da Assembleia Nacional Constituinte



Após a Revolução e depois das eleições realizadas em 28 de Maio de 1911, foi constituída uma Assembleia Nacional Constituinte que tinha por competência única elaborar e apresentar uma Constituição. O seu regimento interno data de 7 de Julho de 1911. A Assembleia Nacional Constituinte reuniu pela primeira vez em 19 de Junho de 1911 e as primeiras leis votadas foram a da abolição da Monarquia e proclamação da República Democrática; a da nova bandeira e a do Hino Nacional.


A Nova Bandeira

Foi o artista Columbano Bordalo Pinheiro que por assim dizer "juntou" os elementos impostos pela recém-nascida República para compor a bandeira de Portugal. Pessoalmente, acho o resultado sobrecarregado de símbolos. Além disso a escolha do vermelho junto ao verde parece-me berrante em demasia ou não fossem elas duas cores complementares no círculo cromático. Acho pena serem precisamente as cores da bandeira da Carbonária, um grupo anarquista e terrorista que semeou o terror no princípio do século XX.

Columbano pouco mais teve de fazer do que respeitar o número dourado e é claro o bom senso artístico. É como fazer um bom cozido à portuguesa com a obrigação de introduzir na receita ketchup, mostarda de Dijon, etc...

Mas é a nossa... temos de aprender a amá-la.

Texto e ilustração de Gio, in http://faltaapagarolapis.blogspot.com/2010/06/bandeira-de-portugal.html



O Hino Nacional

A Portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Em Portugal, a reacção popular contra os ingleses e contra o governo português, que permitiu esse género de humilhação, manifestou-se de várias formas. "A Portuguesa" foi composta em 1890, com letra de Henrique Lopes de Mendonça e música de Alfredo Keil, e foi utilizada desde cedo como símbolo patriótico mas também republicano. Aliás, em 31 de Janeiro de 1891, numa tentativa falhada de golpe de Estado que pretendia implantar a república em Portugal, esta canção já aparecia como a opção dos republicanos para hino nacional, o que aconteceu, efectivamente, quando, após a instauração da República a 5 de Outubro de 1910, a Assembleia Nacional Constituinte a consagrou como símbolo nacional em 19 de Junho de 1911. A Portuguesa, proibida pelo regime monárquico, que originalmente tinha uma letra um tanto ou quanto diferente (mesmo a música foi sofrendo algumas alterações) — onde hoje se diz "contra os canhões", dizia-se "contra os bretões", ou seja, os ingleses — veio substituir o Hymno da Carta, então o hino nacional desde Maio de 1834. Em 1956, existiam no entanto várias versões do hino, não só na linha melódica, mas também nas instrumentações, especialmente para banda, pelo que o governo nomeou uma comissão encarregada de estudar uma versão oficial de A Portuguesa. Essa comissão elaborou uma proposta que seria aprovada em Conselho de Ministros a 16 de Julho de 1957, mantendo-se o hino inalterado deste então. Nota-se na música uma influência clara do hino nacional francês, La Marseillaise, também ele um símbolo revolucionário (ver revolução francesa). O hino é composto por três partes, cada uma delas com duas quadras (estrofes de quatro versos), seguidas do refrão, uma quintilha (estrofe de cinco versos). É de salientar que, das três partes do hino, apenas a primeira parte é usada em cerimónias oficiais, sendo as outras duas partes praticamente desconhecidas. A Portuguesa é executada oficialmente em cerimónias nacionais, civis e militares, onde é prestada homenagem à Pátria, à Bandeira Nacional ou ao Presidente da República. Do mesmo modo, em cerimónias oficiais no território português por recepção de chefes de Estado estrangeiros, a sua execução é obrigatória depois de ouvido o hino do país representado. A Portuguesa foi designada como um dos símbolos nacionais de Portugal na constituição de 1976, constando no artigo 11.°, n.º 2, da Constituição da República Portuguesa (Símbolos nacionais e língua oficial)

In http://galeriaphotomaton.blogspot.com/2010/01/portuguesa-hino-nacional-da-republica.html

Sem comentários:

Enviar um comentário