terça-feira, 22 de junho de 2010

Como os portugueses ganharam batalhas (aprender com o passado)

A Batalha de Montes Claros foi travada em 17 de Junho de 1665, em Montes Claros, perto de Borba, entre Portugueses e Espanhóis (...) Pode considerar-se que a batalha de Montes Claros decidiu definitivamente a independência de Portugal, que seria reconhecida pela Espanha três anos mais tarde, ao firmar-se entre os dois reinos a paz no Tratado de Lisboa de 1668. A batalha de Montes Claros foi a última das cinco grandes vitórias que Portugal contra os espanhóis na Guerra da Restauração.
Falamos hoje desta batalha, a propósito de um livro chamado Estratégia Lusitana, De Viriato às Missões de Paz. Lições de Batalhas Portuguesas aplicadas à Gestão Empresarial. Ou seja, interessa conhecer os traços comuns que permitem pensar numa estratégia lusitana para vencer (e como o objectivo do livro é levar essa estratégia à gestão, também se vai falar de team building).
Álvaro Lopes Dias, o primeiro autor e grande mentor do livro, é o nosso convidado, ele que é Doutorado em Gestão e lecciona tanto em instituições civis como militares.

Sem comentários:

Enviar um comentário