terça-feira, 22 de junho de 2010

A aposta na indústria do turismo em Portugal, uma realidade secular

Faz hoje precisamente 100 anos que um dos mais conceituados órgãos da imprensa dos finais da Monarquia insistia no urgente aproveitamento dos recursos naturais disponíveis e na criação de outros meios necessários para a exploração daquela que se tem afigurado, até à actualidade, como uma das indústrias mais fecundas do país – o Turismo. Reminiscências ainda do espírito modernizador da Regeneração? Vejamos o artigo, tal como foi hoje publicado pelo “Jornal do Centenário” que integra a Comissão Nacional para o Centenário da República.


22 de Junho de 1910 - Portugal é uma estação de saúde

Em artigo publicado n’O Século tiveram destaque as excelentes condições naturais e climatéricas de Portugal relativamente à indústria do turismo, chamando-se à atenção para a necessidade de se investir na melhoria das condições oferecidas aos viajantes.

“Um litoral formoso, dando para um oceano depurador; uma planície suave onde as águas deslizam mansas; encostas abrigadas em que a paisagem é sedutora (…). De tudo em cada província há em tal abundância que aos olhos dos nacionais passa despercebido, desnotado e vulgar!. (…)

É preciso ressurgir desta indiferença. E alguma coisa se tem feito principalmente nas estâncias hidrológicas, que agora estão abertas para a cura de doenças, especializadas as suas aplicações. Pode dizer-se que onde brota dos rochedos um fio ‘da água milagrosa’ - lá está um hotel melhor ou pior, e em volta se forma um povoado.”

Bastar-se-ia investir na construção de algumas vias rodoviárias, na melhoria das condições de higiene e salubridade de alguns estabelecimentos hoteleiros, e numa mais eficiente propaganda, e podia o País “apresentar-se como um modelo de terra edénica.”

Fonte: O Século nº 10 244, 22 de Junho de 1910, p. 5.
In http://www.centenariorepublica.pt/conteudo/22-de-junho-de-1910-portugal-%C3%A9-uma-esta%C3%A7%C3%A3o-de-sa%C3%BAde
imagem: in Ilustração Portuguesa, edição de 18 de Julho de 1910

Sem comentários:

Enviar um comentário