segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

13 de Dezembro – Santa Luzia

Santa Luzia é o nome consagrado pela tradição, em língua portuguesa, para Santa Lúcia, cuja festividade popular e religiosa se faz no dia 13 de Dezembro. A festa de Santa Luzia é uma festa religiosa católica com raízes pagãs, celebrada em vários continentes, com grande tradição na Escandinávia, em alguns países da Europa do Sul, como Portugal, e no Brasil.

Nascida no seio de uma família rica de Siracusa, na ilha da Sicília, por volta do ano 280 d.C, abraçou o Cristianismo, com voto perpétuo de virgindade, despojando-se de todos os valores materiais que os pais lhe ofereceram, dedicando-se em absoluto a Cristo. Foi decapitada na sua terra natal no dia 13 de Dezembro de 304 vítima das perseguições de Diocleciano aos cristãos sendo sepultada no local onde pouco depois se ergueu um santuário em sua dedicação. Este acontecimento transmitido pela tradição oral cristã, foi confirmada pela descoberta em 1894, em Siracusa, de uma inscrição tumular escrita em grego clássico que trazia o seu nome e a referência ao martírio no início do século IV. A devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão ("Luzia" deriva de "luz"), já era exaltada desde o século V. Daí que ela seja invocada em orações populares para a obtenção da cura em casos doenças dos olhos ou da cegueira. Esta crença neste acto radica também na tradição oral cristã, segundo a qual Luzia teria arrancado os próprios olhos entregando-os ao seu carrasco, em sinal de confirmação da fé em Cristo, crença que chegou até aos nossos dias através da literatura, da arte e da representação simbólica desse mesmo acto nas festas religiosas e pagãs a ela dedicadas. O seu corpo e maior parte das suas relíquias estão guardadas na Catedral de Veneza desde 1204, ano em que regressaram ao Ocidente, resgatados de Constantinopla pelos cavaleiros da Cruzada de 1204, sob pedido do dogge daquela república italiana. É, portanto, muito antigo o culto a Santa Luzia no Ocidente.

No concelho de Valpaços também existem manifestações de culto a Santa Luzia. Na localidade de Sá, freguesia de Ervões, por exemplo, celebra-se a Festa de Santa Luzia realizada em torno do elegante templo sob sua invocação que aí existe. Também se assinala a devoção a esta mesma santa em Carrazedo de Montenegro, dada a existência de uma capela de Santa Luzia na relação do património edificado dessa freguesia. A imagem da mesma santa surge mencionada noutras épocas, como em 1758, nos altares de algumas igrejas deste concelho, como na de Santa Maria de Valpaços e na da freguesia extinta de São Salvador de Nozedo, hoje anexa de São Joao da Corveira. Num pequeno povoado do concelho de Chaves, outrora termo da freguesia de Águas Frias, também se comemora (comemorava?) o dia de Santa Luzia. As Nogueirinhas, dessa pequena aldeia se trata, concitava as atenções com a que constituia a última festa do concelho em cada ano.

imagem: http://evangelhoquotidiano.org
Para conhecer mais detalhes sobre Santa Luzia, clique AQUI.

2 comentários:

  1. Também num pequeno povoado do concelho de Chaves, outrora termo da freguesia de Águas Frias, se comemora (comemorava?)o dia de Santa Luzia. As Nogueirinhas, dessa pequena aldeia se trata, concitava as atenções com a que constituia a última festa do concelho em cada ano.

    ResponderEliminar
  2. OK, amigo Celestino!

    É um oportuno dado complementar de relevância regional nesta categoria "Festas e Romarias [local/regional]que será imediatamente acrescentado no post. Apesar dos apelos do Clube de História de Valpaços,raros têm sido os casos de amigos e visitantes que, por este meio tão simples, têm partilhado o seu saber,de modo a melhorar o nível de informações nos mais variados assuntos que aqui são ventilados. Que sirvas de mais um desses raros exemplos.

    Bem-hajas!

    Um Abraço.

    ResponderEliminar