sábado, 4 de dezembro de 2010

Hoje é dia de Santa Bárbara, virgem e mártir

 Santa Bárbara, virgem mártir, iconografia bizantina in http://www.ecclesia.com.br

Santa Bárbara é uma santa cristã comemorada na Igreja Católica e na Igreja Ortodoxa em virtude de ter sido, segundo a tradição, uma virgem martirizada no século III a. C., juntamente com Santa Juliana, em Nicomédia, localidade hoje designada de Izmit, capital da antiga província romana da Bitínia (território actualmente integrado na Turquia), onde ela nasceu e viveu. Segundo a mesma tradição, o martírio ocorreu a 4 de Dezembro (provavelmente no ano de 235), razão pela qual a virgem mártir começou por ser comemorada nesta data. Não tardou que o culto a esta santa do Oriente passasse para o Ocidente, sobretudo para a capital do Império Romano do Ocidente, Roma, onde se erigiram igrejas e oratórios em sua dedicação. No século VI as suas relíquias foram trasladadas para Constantinopla, centro do Império Romano do Oriente e seis séculos mais tarde para Kiev, que é hoje a capital da Ucrânia, na época integrada no Império Russo, e é ali que elas se encontram depositadas, na catedral de S. Valdomiro. Paralelamente, a forma como, segundo a tradição cristã, se manifestou a ira divina sobre os seus executores que foram subitamente fulminados por raios e relâmpagos esteve na origem da sua primitiva veneração por sírios, gregos e latinos, como protectora das obras e torres fortificadas, tornando-se padroeira dos militares nos vários ramos ligados à utilização de recursos pirotécnicos, até se vulgarizarem outros atributos que começaram por lhe ser associados, e são hoje vulgarmente mais recorrentes na sociedade em geral, como santa protectora contra tempestades, raios e trovões.

A Devoção a Santa Bárbara no concelho de Valpaços
Convém, no entanto, observar que a propagação do culto a Santa Bárbara no Ocidente Peninsular e, em particular, no norte de Portugal, foi extremamente tardia e à revelia do calendário hagiológico consagrado pela tradição cristã a esta santa. E um dos mais representativos paradigmas desta realidade poderá mesmo ser o caso da veneração a Santa Bárbara no concelho de Valpaços.

Na realidade, existem no concelho de Valpaços 10 paróquias devotas a S. Bárbara, nas mais diversas formas de celebração, mas em nenhuma delas ela é comemorada a 4 de Dezembro. Por outro lado, as festas em honra a esta santa serão, na grande maioria dos casos, historicamente recentes, em relação à incontestável antiguidade das respectivas paróquias. Não é de crer que a devoção a Santa Bárbara no Noroeste peninsular seja anterior ao século XVIII. A crer em Fausto Sanches Martins, no seu trabalho “ Presença dos Jesuítas em Bragança e introdução do culto e devoção a Santa Bárbara no século XVIII”, a propagação do culto a esta santa foi uma obra inédita da instituição jesuítica em toda a região brigantina, cujos limites, como se sabe, não eram os mesmos de hoje. É provável que tenha remontado remontado à mesma época  a sua propagação pelas terras do actual concelho de Valpaços venerada pelas suas gentes enquanto santa protectora contra as tempestates e as trovoadas.

Santa Bárbara não é orago em nenhuma das paróquias em que ela é venerada, através de diferentes formas, mas realizam-se festas em sua honra nas freguesias de Canaveses (em Agosto), Bouçoais (a 11 de Agosto), Carrazeda de Montenegro (na primeira quinzena de Agosto), Curros (em Agosto), onde existe uma capela em sua honra, Friões (no 2.º Domingo de Setembro), Santa Maria de Émeres (no 1º ou 2º Domingo de Agosto), associada à Festa de Nossa Senhora dos Aflitos, S. Pedro de Veiga de Lila (em Maio), onde existe também uma capela da sua invocação, Veiga de Lila (no 2º Domingo de Setembro), igualmente com uma capela dedicada à santa, e Vilarandelo (no último fim-de-semana de Agosto). Santa Bárbara é celebrada na festa desta localidade juntamente com o Padroeiro da Paróquia (S. Vicente) e com Jesus Cristo crucificado, sob a invocação de Senhor dos Milagres.

Para uma Hagiografia mais detalhado sobre Santa Bárbara clique AQUI.

Nota: O presente Post foi actualizado a 8 de Dezembro de 2010

5 comentários:

  1. Amigo Leonel:
    talvez seja a primeira vez que meto, com toda a reverência, a minha colherada neste belíssimo trabalho da sua responsabilidade. quero felicitá-lo e dar-lhe os meus parabéns por ele. é deveras interessante e duma qualidade e rigor enormes.
    no entanto, e não desdizendo aquilo que ficou dito, deixo agora um reparo muito simples, mas em vista a um rigor ainda maior: não é verdade que Santa Bárbara, como se diz neste texto, seja o orago da Paróquia de Canavezes,do nosso concelho. o orago de Canavezes é Nossa Senhora da Expectação (18 de Dezembro), como também de Alvarelhos e Vassal. outra coisa, diferente, é a veneração que Santa Bárbara encontra nas nossas gentes ( principalmente por lhe ser atribuído poder sobre as trovoadas). essa veneração é generalizada entre as gentes do nosso concelho.(basta ver a quantidade de imagens de Santa Bárbara que existem pelas igrejas, capelas, oratórios, etc, no concelho de Valpaços).
    no entanto, não há nenhuma Paróquia neste concelho cujo Padroeiro (ou orago) seja Santa Bárbara.
    desculpe o atrevimento.
    com muita cordialidade.
    Pe. Jorge Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Estimado amigo Pe. Jorge Fernandes.

    Tem toda a razão relativamente ao orago de Canavezes.Não vejo atrevimento nenhum na seu comentário, muito pelo contrário - é um comentário construtivo que agradeço, bem como a todos quantos se dignem doravante em seguir-lhe o exemplo que é o de contribuir, sempre que necessário, para que seja reposta a verdade dos factos em tudo aquilo que aqui se publica. Tive o cuidado de confirmar, através de fontes impressas, o erro e apurar das razões para tal. Na verdade, fui traído pela variada documentação digital disponível "On line", relativamente ao orago de Canaveses, designadamnente nos seguintes meios:
    1. A publicação pela FCT da Utad, no link http://dlac.utad.pt/SiteLiteratura/CaracterValpacos.pdf.

    2. O próprio portal do Município de Valpaços atavés do url: http://valpacos.pt/portal/content/view/53/61/

    3. O Valpaços no sapo através de:

    http://valpacos.no.sapo.pt/benvindos.html

    Procederei de imediato às necessárias rectificações neste post.

    Quanto ao que Pe Jorge Fernandes refere relativamente à veneração generalizada a Santa Bárbara, gostaria de saber se confirma as identicações aqui feitas quanto às paróquias que se dela fazem parte.

    Grato pela colaboração,

    Leonel Salvado

    ResponderEliminar
  3. Amigo Leonel:
    agradeço as suas palavras de ânimo e encorajamento nos comentários ao meu pobre blog.
    assim, e sempre na mesma tentativa e intuito de ajudar, venho agora dizer que, na generalidade, o que se diz aqui neste post em relação à devoção a Santa Bárbara no nosso concelho, corresponde à verdade. no entanto, não tenho a certeza de que exista em Curros nem em S. Pedro de Veiga de Lila alguma capela dedicada a Santa Bárbara. Além disso, também se podia completar o texto (à imagem do que foi feito noutro caso), dizendo que Santa Bárbara é celebrada na festa de Vilarandelo juntamente com o Padroeiro da Paróquia (S. Vicente) e com Jesus Cristo crucificado, sob a invicação de Senhor dos Milagres.
    1 abraço,

    ResponderEliminar
  4. ah, e quanto à autorização para "rapinar", não é necessária. o governo também o faz sem ela. lol.
    à vontade, amigo Leonel.
    1 abraço.

    ResponderEliminar
  5. Dito e feito, a respeito de Santa Bárbara na Festa de Vilarandelo.
    Quanto às capelas dedicadas a Santa Bárbara em Curros e S.Pedro de Veiga de Lila, é o que consta da relação do património edificado das freguesias do concelho em todos os três documentos que mencionei e de que faço votos não estejam todos errados.

    Muito grato pela partilha das suas publicações

    Um Grande Abraço

    ResponderEliminar