terça-feira, 6 de setembro de 2011

DOCUMENTOS: Aldeias do concelho de Valpaços nos meados do século XVIII por freguesias – CURROS

Por Leonel Salvado


DICCIONARIO GEOGRAFICO OU NOTICIA HISTORICA DE TODAS AS CIDADES, VILLAS, LUGARES, e Aldeas, Rios, Ribeiras, e Serras dos Reynos de Portugal, e Algarve, com todas as cousas raras, que nelles se encontraõ, assim antigas, como modernas… d’o Padre Luiz Cardoso
TOMOII
1752
[p.775]

CURROS. Lugar da Provincia de Traz os Montes, Arcebispado de Braga, Comarca, e Termo de Chaves: tem ioncoenta e quatro fogos. A Igreja Paroquial, dedicada a S. Miguel, tem três Altares, o mayor, o de N. S. das Neves, e o de S. Sebastiaõ. O Paroco é Vigario “ad nutum”, apresentaçaõ do Reytor de S. Nicolao de Carrazedo Montenegro. Rende esta Vigairaria vinte alqueires de centeyo, vinte e seis de trigo, vinte e quatro almudes de vinho, sete arráteis de cera fina, e dez mil e seiscentos reis em dinheiro, que tudo para o Commendador, que he o Marquez de Fronteira; e de cadafregues cobra hum alqueire de centeyo. Colhem de toda a casta de frutos. Passa por este districto o rio Reboredo.

In BNP, Biblioteca Nacional Digital

MEMÓRIAS PAROQUIAIS, 1758, Tomo 12 , CURROS, Chaves.
[Cota actual: Vol. 12, n.º 487, p. 3385 a 3392]

Eu, o Padre António Gonçalves, vigário da Freguesia de São Miguel de Curros, Comarca de Chaves, recebi ordem do Muito Reverendo Senhor Doutor Vigário Geral da Comarca de Chaves, no dia vinte e sete de Fevereiro de mil e setecentos e cinquenta e oito anos, com uns interrogatórios para responder. A eles, o teor é o seguinte.
A Província é de Trás-os-Montes, Arcebispado de Braga, Comarca, Termo e Freguesia de São Miguel de Curros, tudo da Comarca de Chaves.
É de El-rei de Portugal, nosso Senhor. Tem duzentos e quinze [pessoas] de sacramento e dezanove menores. Está situada numas serras e montes. Povoações não se descobrem dela nenhumas e dista destas povoações, ditas atrás, meia légua. Tem termo seu, todo tortuoso e pouco lavradio. Os lugares são três: Curros, que é onde está a igreja matriz, Cabanas e Vale do Campo que vem aí à missa. Cabanas tem doze vizinhos, Vale do Campo outros doze, e Curros vinte e sete.
A igreja está no meio do lugar. O orago é São Miguel, altares tem três, o altar maior é de S. Miguel e do Mártir São Sebastião e dos colaterais, um da Imagem do Santo Cristo e o outro de Nossa Senhora das Neves. Naves não há e Irmandades também não. O Pároco é Vigário “ad nutum” da apresentação do Reitor de São Nicolau de Carrazedo de Montenegro e tem de renda trinta a trinta e cinco mil réis. De beneficiados não há nenhum. De conventos, hospital, casa de misericórdia e ermidas, não há que responder. Os frutos que se colhem são pão e vinho, algum trigo, castanha e algum milho, de tudo pouco. Não há juiz ordinário nem câmara. Estão sujeitos ao juiz de fora e câmara da vila de Chaves.
Correio não há e nos servimos do correio da Vila de Chaves, que dista quatro para cinco léguas, chega na Quarta e parte ao Domingo. Dista do Arcebispado de Braga vinte léguas e da cidade de Lisboa, capital, sessenta léguas. Não padeceu ruína nenhuma [do Terramoto de 1755] que haja de dar notícia.
A serra chama-se Lombo Alto, Palhaça, Sobreira Velha, Sobreira Nova, […] e Salgueiral. Tem de comprimento uma légua e um quarto e de largura uma légua. Principia no marco da Lagoa e acaba no marco de Vale de Égua e de largura, uma légua, da Pedra Escrita até ao Salgueiral.
O rio que se acha nesta freguesia é um rio que vem de Carrazedo e neste se mete um regato que principia na Palhaça e outro que principia no Sabugueiro que se chama do Vale e o dito rio corre para Murça e, daí, para baixo. 
Vilas não há nenhuma na serra. Lugares há os que ficam ditos acima nas ditas serras que são a do Lombo Alto, Sobreira e Salgueiral. Os lugares que estão nelas e ao largo delas são Curros, Cabanas e Vale do Campo. Por algumas partes [da serra] se semeia centeio, por outras há soutos e vinhas e por outras torgas, urzes e não mais. É tão fria que não cria senão montes que nem erva criam. Não há fojos nem lagoas.

O rio não tem nome próprio, senão os dos lugares por onde passa, como o rio de Curros. O sítio de onde nasce é do termo de Padrela. Não nasce caudaloso, vem-se juntando a algumas lagunas e todo o ano corre pouco ou muito. Neste rio não entram outros rios senão os regatos,que já dissemos, o da Sobreira e o do Vale. Não é navegável nem capaz de embarcações. É arrebatado quando há trovoadas em que vêm as águas das serras. Corre de Norte para Sul. Os peixes que cria são peixes miúdos e algumas trutas. Não há pescarias. O rio é comum sem ter senhorios. Nas suas margens não há árvores de fruto, senão alguns amieiros que não dão fruto.
As suas águas não têm virtude nenhuma senão para beber a gente e os gados. Não consta que tivesse outro nome nunca, senão o de rio de Curros, nem outro diferente até ao presente. 
Este mete-se no rio Tua que vai juntar-se com o que vai de Mirandela, que todos correm para o mar. Não há cachoeiras nem represas, senão uns açudes de moinhos e pisões e o rio não é navegável. Não há pontes de cantaria, só há duas de pau, uma que chamam a do Ribeiro e outras dos Salgueiros. Moinhos e pisões alguns há, lagares de azeite e noras ou outro engenho não há. Os povos usam livremente de suas águas sem pensão e as águas alguns anos secam. 
O seu nascimento, que já o disse acima, é em Padrela. Passa por S. João da Corveira e Carrazedo de Montenegro e, deste, por Curros para baixo, por Penabeice, Mascanho e Murça, nada mais. E outra coisa que houve de muito notável foi que no dia de São João de 1757 houve grandes trovões, com pedra, que destruíram os frutos e levaram medas de pão e gados e as águas arrasaram os mais frutos. 
E não se continha mais nos interrogatórios que respondi, com devido respeito, fielmente como se me ordenava. 
E por ser verdade, assino e juro in verbo sacerdotis, Curros, hoje cinco de Março de mil e setecentos e cinquenta e oito anos.


O Vigário, Padre António Gonçalves


O Vigário de São Pedro de Padrela, Francisco Fernandes de Carvalho
O Vigário de Nossa Senhora da Assunção de Tazém, Eleutério de Albuquerque

Sem comentários:

Enviar um comentário