sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DOCUMENTOS: Aldeias do concelho de Valpaços nos meados do século XVIII por freguesias – CARRAZEDO DE MONTENEGRO

Por Leonel Salvado


Nota: Não se torna ainda possível tratar nesta rubrica da divulgação documental, pela ordem alfabética das freguesias, o documentário relativo à Freguesia de Canavezes, por dois motivos: Não consta, como deveria, no Tomo II do Dicionário Geográfico do Padre Luiz Cardoso e a cópia do documento de 1758 redigido pelo respectivo pároco memorialista encontra-se em muito mau estado de conservação, sendo, na sua maior parte, praticamente ilegível.

DICCIONARIO GEOGRAFICO OU NOTICIA HISTORICA DE TODAS AS CIDADES, VILLAS, LUGARES, e Aldeas, Rios, Ribeiras, e Serras dos Reynos de Portugal, e Algarve, com todas as cousas raras, que nelles se encontraõ, assim antigas, como modernas… d’o Padre Luiz Cardoso
TOMOII
1752
[p.460]

CARRAZEDO DE MONTE NEGRO. Carrazedo de Monte Negro, Freguesia na Provincia de Traz os Montes, Arcebispado de Braga, Correiçaõ de Bragança, Provedoria de Guimaraens, Termo da Villa de Chaves: he Comenda do Marquez de Fronteira, e consta a Freguesia de duzentos e dez visinhos. A Igreja Paroquial está pegada ao Lugar: He dedicada a S. Nicolao Bispo: tem três Altares, o mayor com o Sacrario, e imagem do Santo Patrono; e dous collateraes, hum de N. S. do Rosario, e outro de Christo crucificado. O Paroco he Reytor da apresentaçaõ dos Arcebispos de Braga:tem hum coadjutor da mesma apresentaçaõ: saõ pagos pela Commenda: tem o Reytor de Congrua quarenta mil reis, seiscentos reis de ensinar a Doutrina, e de cada fogo hum alqueire de centeyo, oito arratéis de cera branca, três alqueires de trigo para hóstias, e três almudes de vinho para as Missas. Há aqui quatro Ermidas, a de S. Joaõ Marcos, a de S. Sebastiaõ, a de S. Joaõ Bautista, e a de N. S. da Conceiçaõ. Os frutos da Freguesia saõ, trigo, centeyo, milho, castanha, linhos, vinhos e frutas de toda a casta. Saõ os moradores desta Freguesia foreiros da Casa de Bragança, e cobra dela em cada anno mais de quinhentas medidas de paõ. Fica neste destricto a feira de Viduedo.

In BNP, Biblioteca Nacional Digital


MEMÓRIAS PAROQUIAIS, 1758, Tomo 9, CARRAZEDO, Chaves.
[cota: Memórias Paroquiais, vol. 7, n.º 147, p. 955 a 960]

Resposta aos interrogatórios que, com uma ordem de Sua Excelência Reverendo Senhor Doutor Vigário Geral da Comarca de Chaves, veio a esta freguesia de São Nicolau de Carrazedo, da mesma Comarca.
Fica esta freguesia na Província de Trás-os-Montes, pertence ao Arcebispado de Braga Primaz, à Comarca de Chaves, termo da mesma vila de Chaves, Freguesia de São Nicolau de Carrazedo de Montenegro. Pertence esta terra à Sereníssima Casa de Bragança. Tem esta Freguesia duzentos e vinte e seis vizinhos, pessoas que tem são ao todo seiscentas e oitenta e duas. Está situada em boa terra que ainda que tenha alguns altos, a maior parte dela é planície, da mesma do que não se descobre terra memorável. Tem este lugar de Carrazedo, termo dividido dos lugares de Freguesia que são o lugar de Silva, que tem quarenta vizinhos, o lugar de Avarenta, que tem vinte vizinhos, o lugar do Cubo, que tem trinta e seis vizinhos, e da Ribeira da Fraga, que tem nove vizinhos, os quais lugares têm também seu termo dividido entre si. A paróquia desta freguesia está situada no extremo do lugar pela parte de Nascente. Os lugares desta freguesia vão declarados no interrogatório acima. O orago é São Nicolau de Petara; tem esta igreja três altares, o da capela maior que é de São Nicolau, já referido, o de Nossa Senhora do Rosário e o do Santo Nome de Jesus. Tem esta paróquia uma Irmandade de São Roque e outra do Coração de Jesus. O pároco é reitor, dada por concurso, pertencente ao senhor ordinário, ou Sé Apostólica, a renda que são cinquenta mil réis.
Nesta freguesia há somente as capelas dos lugares acima ditos, como é a de Santo António no lugar de Silva, a de São Paulo no lugar de Avarenta, a da Senhora da Assunção no lugar de Cubo e na Ribeira das Fragas a de Santa Marinha, as quais são administradas pelos moradores dos mesmos povos, à excepção da de Nossa Senhora do lugar do Cubo que pertence a sua administração aos reis e à família de Barros deste lugar de Carrazedo. Neste lugar se acha a capela de S. Sebastião, administrada pelos moradores deste lugar de Carrazedo, a de Nossa Senhora da Conceição, administrada por Damião Pereira da Silva, ilustre Senhor da Casa de Britiande, a de São João Mártir, de quem é administrador Júlio [?] Caetano, da Torre de Moncorvo, e a de São João Baptista, administrada por João Botelheiro e seu primeiro filho que se chama Manuel Teixeira Chaves, deste mesmo lugar. Nesta freguesia há uma imagem de Nossa Senhora da Anunciação à qual concorrem, em diversos tempos do ano, alguns devotos, principalmente em tempo de verão. Esta terra, o costume que tem é dar trigo, couve, milho, vinho e castanha com alguma abundância, conforme o ano. Esta freguesia está sujeita ao juiz de fora da vila de Chaves e sua câmara da mesma vila.
Não tem correio e serve-se do correio de Chaves que dista três léguas deste povo. Dista da cidade de Braga, capital de Arcebispado, dezassete léguas e da cidade de Lisboa, capital do Reino, sessenta e seis léguas. Têm os moradores deste lugar de Carrazedo um privilégio da Sereníssima Casa de Bragança a que se dá o título de reguengueiros.
Tem este povo uma serra a que chamam Monte Negro. A dita serra tem de comprimento três léguas e de largura outras três léguas; principia em São João da Corveira, freguesia [da Ordem de] de Malta e acaba em Campo, termo de Alfarela de Jales. Tem mais nomes a mesma serra, um a Borralheira, outro a Palhaça, isto é, fora dos limites desta freguesia. Dentro desta freguesia não nasce rio algum, só sim do seio da mesma serra nasce um pequeno rio que passa por este lugar de Carrazedo sem nome algum, que corre de Norte para Sul e fenece no rio Tua abaixo da vila de Murça de Panoias, a légua e meia.
A sobredita serra tem ao longo de si, da parte de nascente, São João da Corveira, o mesmo lugar de Carrazedo e Curros. Da parte do Sul, tem o atrás citado lugar de Campo e Tresminas. De poente tem Vila Pouca de Aguiar, Bornes e Vreia. Dentro dela estão o lugar de Padrela, Valizelos, Tázem, as duas Tinhelas e o lugar de Argeriz. Os povos que estão dentro da mesma serra cultivam seus pedaços que costumam dar centeio, linho, milho e algumas castanhas. É muito fria  Na serra se criam algumas cabras dos moradores dos mesmos lugares. A caça é muito pouca. É pequeno [o rio] e é nada navegável. O seu ordinário é ser arrebatado por causa da serra por onde passa.
Corre o dito rio de Norte para Sul. De meio abaixo cria alguns peixes e do mais acima as águas são frias. Em algumas partes tem cultivação nas margens e em outras tem algumas, menos. Não tem nome algum. Este rio morre no rio Tua junto a um lugar chamado Carlão. Tem pontes de cantaria, uma neste lugar de Carrazedo e outra na vila de Murça. Tem também uma de pau, bem fraca, que serviu no lugar de Curros, além de outras que serviram para alguma necessidade, cujo número se não refere pela menor capacidade com que se acham. Tem muitos moinhos, assim de trigo como de centeio, e alguns pisões e nada mais. Os povos usam de suas águas livremente sem pensão alguma. Tem o dito rio sete léguas de comprimento. As povoações [por onde passa] que possam ter algum nome são este lugar de Carrazedo, a vila de Murça, acima mencionada, o lugar de Curros e Carlão, acima dito.

Eu, Pedro Dias Carvalho, coadjutor actual nesta freguesia de São Nicolau de Carrazedo de Montenegro, faço certo em como a meu poder veio uma ordem do Muito Reverendo Senhor Doutor Vigário Geral da Comarca de Chaves, na qual mandava responder aos interrogatórios que num papel separado vinha com a mesma ordem, ao que depois de a remeter com os mais papéis pela freguesia que se seguia, respondi aos ditos interrogatórios, a todos e a cada uma per si, como atrás se vê que tudo é, na verdade, e por assim ser pelas ordens que recebi, assino com o Reverendo Francisco Martins, vigário de Santa Maria de Émeres e com o Reverendo João Nunes, vigário de São Salvador de Nozedo, por serem os mais próximos a esta freguesia. Hoje, em Carrazedo, seis de Fevereiro de mil e setecentos e cinquenta e oito anos.

Pedro Dias de Carvalho
O vigário, Padre João Nunes
O vigário, Padre Francisco Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário