quarta-feira, 16 de junho de 2010

Jorge Miguel entre os seguidores do Clube de História

É verdade! Os «bedófilos» sabem bem de quem se trata. Sendo o Jorge Miguel um dos mais versáteis mestres da BD em Portugal, foi com indescritível prazer que constatámos que se registou neste blogue como um dos seus seguidores. Sem desprimor para os restantes membros, aos quais também enviamos uma nota de sincero agradecimento (em especial para os que acederam em colaborar nas nossas publicações e o têm feito com louvável assiduidade), sentimo-nos no dever de justificar esta sentida e calorosa recepção que entendemos fazer ao Gio. Sendo a BD um dos instrumentos didáctico-pedagógicos mais poderosos para os professores da disciplina de História (entre as demais disciplinas) para a qual este blogue foi particularmente concebido, e se mantém vocacionado, para além de uma natural e assumida bedofilia da parte de alguns docentes da nossa Escola Secundária, a presença do Gio entre os nossos estimados visitantes reveste-se de um significado especial. Jorge Miguel é autor de um invejável (falo por mim!) manancial de obras onde o rigor científico da informação é conjugado com o invulgar talento ilustrativo deste artista, desde a colecção “Chamo-me” que retrata uma série de interessantes figuras da História e da Literatura portuguesas – algumas com um toque de sério realismo, outras num estilo mais “patusco” e divertido – até verdadeiras comédias ilustradas, aguarelas e ilustrações dedicadas à literatura infantil. De resto, o aprazível sentido de humor do Gio pode ser apreciado, e partilhado, no seu blogue Falta apagar o lápis que incluímos entre as nossas hiperligações favoritas. Em representação do Clube endereço-lhe as nossas boas-vindas e os nossos votos para que das suas incursões pelo Clube de História da Escola Secundária com 3º Ciclo de Valpaços e das nossas pelo Falta apagar o lápis resultem a melhor e mais frutífera cordialidade e camaradagem possíveis.

Leonel Salvado

4 comentários:

  1. É sempre com imenso prazer que volto a este blog, bem estruturado,sempre bem escrito, com imensas pérolas fotográficas antigas a descobrir e sobretudo interessante. A lista de "categorias" é impressionante. Vou continuar a fazer como habitualmente:ler o artigo mais recente e depois escolher outro mais antigo ao acaso. (O acaso é por vezes bom conselheiro).
    Um abraço amigo e desejos de continuação de bom trabalho.
    Gio

    ResponderEliminar
  2. Caro Gio:
    Oxalá o acaso, que é bom conselheiro, pendesse para o lado do do Zé do Telhado que é uma figura apreciado cá pela Província,aquém do Marão por onde ele também andou e impressionou, ainda antes de a tradição popular o transformar num dos nossos Robin Hood.Já existe algo relacionado nas suas extraordimárias ilustrações?

    Um grande abraço,

    Leonel Salvado

    ResponderEliminar
  3. Para minha vergonha nunca desenhei nem escrevi nada sobre o Zé do Telhado. Alguns anos atrás tive a ideia de fazer um álbum de histórias curtas sobre personalidades "menos" conhecidas da nossa História. Uma espécie de compilação de histórias com 5-6 páginas por nome. O Zé seria um tema ideal juntamente com o Bandarra, a padeira Brites de Almeida, etc... O projecto não foi descartado; Está por enquanto criogenizado :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Congratulo-me com o facto de o projecto não ter sido descartado,posto que apesar de que o o plano de Eugénio Silva de um álbum que tb incluía aquela figura histórica foi mesmo interrompido e não me parece que seja para concluir) esse projecto já não virá a ser inédito - creio já existir um 2º vol. da publicação de António Almeida e Artur Correia intitulada Super-Heróis da História de Portugal (só vi a capa!) divulgada se não me engano pela AmadoraBD que o contempla(julgo ainda que a C.M. de Penafiel patrocinou uma BD ao seu "filho da terra"), o que pouco importa pois inédito permanecerá sempre o incomparável estilo que tenho apreciado nos desenhos do Gio. Não se trata de uma bajulação pois que nada me impele a tal, mas sim do reconhecimento pessoal a respeito do seu talento que só muito recente descobri (já me dei ao trabalho de comparar as suas ilustrações com as de outros autores!). Faço votos, portanto, que considere com mais determinação a possibilidade de concretizar a sugerida compilação, sem prejuízo dos restantes projectos que certamente não serão poucos.

    Um Abraço

    ResponderEliminar