terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Professor Doutor Amândio Tavares

Por Leonel Salvado
Última actualização: 31 de Maio de 2011
O Professor Doutor Amândio Tavares, galeria da Reitoria da Universidade do Porto, in http://sigarra.up.pt/up/album_geral.fotografia?p_id=29 (adaptado)

É com sólidos fundamentos que A. Veloso Martins, na sua Monografia de Valpaços, destaca o Professor Doutor Amândio Tavares na galeria de notáveis de Valpaços, como “desde sempre, o mais ilustre Filho” da então vila, hoje cidade, e chega a asseverar que “a vida e obra de Amândio Tavares deveriam constituir tema e meditação para os estudantes valpacenses, nelas se devendo inspirar e delas receber a mensagem do seu exemplo”, exortação essa que nos cumpre reencaminhar para todos os valpacenses, estudantes ou não, e todos os portugueses, valpacenses ou não.


O ESTUDANTE, O DOCENTE E O CIENTISTA
Amândio Joaquim Tavares nasceu em Valpaços no ano de 1900 numa das casas da rua que foi baptizada com o seu nome. Terminada a instrução primária prosseguiu os seus estudos, no Ensino Secundário do Liceu de Rodrigues de Freitas, no Porto, ingressando em 1917 na Faculdade de Ciências da Universidade desta mesma cidade, onde durante quatro anos foi bolseiro da Junta de Educação Nacional. Em 1921, enquanto “quartanista”, fez-se notar pela sua excepcional dedicação aos estudos científicos e abnegado auxílio prestado aos seus colegas de Faculdade com quem, usando da sua inata vocação para a docência, costumava, com total abnegação, partilhar com eles os conhecimentos que já adquirira, tanto nas aulas como no silêncio do que viria a ser o seu laboratório, sendo nesse mesmo ano nomeado Assistente da Faculdade de Medicina do Porto.


O Prof. Dr. Amândio Tavares no silêncio do seu laboratório (foto do Prof. Dr. José de Oliveira Lima) Revista Flama, 1951-09-14 in http://arquivo-digital.up.pt

Em 1924 concluiu o Curso de Medicina com a honrosa classificação de 20 valores e de seguida, ainda no mesmo ano, obteve o doutoramento em Medicina e Cirurgia.
Em 1932 era nomeado Professor Catedrático de Anatomia Pedagógica da cadeira de Medicina Legal dos Acidentes de Trabalho do Curso Superior de Medicina Legal, provido no cargo de Director do Laboratório e do Centro de Estudos de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina.
No ano de 1942 é nomeado Vice-Presidente do Instituto para a Alta Cultura e, quando este Instituto foi mais tarde reorganizado sob a designação de Conselho de Investigação Científica, o Professor Dr. Amândio Tavares transitou para a respectiva presidência.
Em 1944, enquanto Vice-Presidente do Instituto para a Alta Cultura, tomou parte em congressos e realizou conferências sobre Cancerologia na Universidade de Santiago de Compostela que lhe valeram o ter sido galardoado pelo governo espanhol com a Ordem de Afonso X, o Sábio.
Em 1947, já então Reitor da Universidade do Porto, mas na qualidade de Representante do Governo Português para a Alta Cultura, tomou parte, em San Sebastián, no XIX Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências e, semanas depois, na V Reunião da Sociedade de Anatomia Luso-Hispano-Americana, em Granada, de que foi sócio fundador, onde se destacou pelo seu superior saber de autoridade científica, sendo três anos depois eleito Presidente da Associação Portuguesa para o Progresso das Ciências.
Da sua incansável dedicação à docência e à investigação científica, no seu laboratório e nas deslocações que fez, com igual dedicação, por inerência do cargo que ocupava naquele instituto deixou-nos o Professor Dr. Amândio Tavares mais de uma centena de trabalhos em Anatomia, Antropologia e Anatomia Científica, bem como um interessante estudo intitulado O Instituto de Alta Cultura e a Investigação Científica em Portugal



O REITOR DA UNIVERSIDADE DO PORTO

O Professor Dr. Amândio Joaquim Tavares foi o 9º Reitor da Universidade do Porto, cargo para que foi nomeado, aos 45 anos, por Portaria ministerial em 1946 e o exerceu, até 1961, com o maior empenho e competência em função pelos quais recebeu merecidas homenagens de que se fazem eco uma variedade de documentos que se guardam nos arquivos daquela instituição.

O Reitor da Universidade do Porto, presidindo à inauguração solene dos trabalhos escolares durante a “oração de sapiência proferida pelo Prof. Dr. Fernando Magno" (1948-1949), “Revista Flama”, 1951-09-14, in http://arquivo-digital.up.pt

Durante a sua direcção dos destinos da Universidade do Porto, assistiu-se a uma profunda transformação desta instituição, através da dinâmica que o novo Reitor empreendeu no sentido de uma melhor cooperação com as instituições envolventes, designadamente com a Autarquia e a Associação Comercial da cidade Invicta, da qual resultou a criação de cursos de estudos económicos e financeiros que se transformariam no embrião da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Também se lhe deve o mérito de ter contribuído decisivamente, usando da sua grada posição na vice-presidência do Instituto para a Alta Cultura, para obter do Governo a concessão à Universidade da “Quinta do Campo Alegre” onde logrou restabelecer o Jardim Botânico, construir o Estádio Universitário, bem como uma residência para estudantes.


Homenagem dos estudantes e directores das quatro Faculdades da Universidade do Porto ao Dr. Amândio Tavares, congratulando-se pela cedência da Quinta do Campo Alegre para a construção de novos equipamentos escolares e científicos. Diário da Manhã, 1950-01-23, In http://arquivo-digital.up.pt

Deu ainda o necessário apoio a outros importantes organismos da tradição académica da sua Universidade, tais como o Orfeão Universitário, o Teatro Clássico Universitário, a Juventude Universitária Católica e a Associação de Filosofia Natural. Pensando ainda na melhoria da situação económica dos estudantes deslocados daas respectivas famílias, tocado certamente pela memória a sua própria experiência pessoal enquanto estudante, o Professor Dr. Amândio Tavares, não poupou esforços no sentido de zelar pelo bom funcionamento das cantinas universitárias, como se extrai da entrevista que concedeu à “revista Flama”, a 14 de Setembro de 1951, numa altura em que ainda se aguardava a sua promessa a respeito da criação dos cursos de estudos económico financeiros e o restabelecimento da Faculdade de Letras que veio a concretizar.


As expectativas face à criação de uma Faculdade de Ciências Económicas e Financeiras e o restabelecimento da Faculdade de Letras, concretizadas pelo Professor Dr. Amândio Tavares, Revista Flama, 1951-09-14, in http://arquivo-digital.up.pt

Pelos altos serviços prestados à instituição universitária do Porto, durante os quais, não obstante a sua delicada constituição física, houve que se desdobrar em múltiplas actividades pedagógicas e sociais em que transpareceram as suas qualidades de Mestre e benigna Humanidade, e mais outros prestados à Alta Cultura no país e no estrangeiro, recebeu este ilustre natural de Valpaços homenagens e distinções vindas de todos os quadrantes do meio académico, bem como do Governo Português e de instituições científicas de Espanha. Assim, em Fevereiro de 1947 recebia as homenagens do Conselho Escolar da Faculdade de Medicina; em Agosto do ano seguinte do Corpo Docente da Universidade, em Fevereiro de 1950 do Senado Universitário e, em Maio do mesmo ano, do Orfeão Universitário. Foi ainda galardoado pelo Estado Português com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e contemplado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Espanha com a sua nomeação para Conselheiro honorário. Foi-lhe atribuído no meio académico o qualificativo de “O Magnífico” e considerado, pela excepcional simpatia com que sempre desempenhou as suas mais altas funções na Universidade do Porto, como uma personificação da figura do Reitor criada pelo Dr. Gomes Coelho, formado na mesma Faculdade, que se celebrizou na literatura com o pseudónimo de Júlio Dinis. Não podemos deixar de observar, como o faz A. Veloso Martins na Monografia de Valpaços, que no final dessa árdua, mas profícua missão, “o Claustro Universitário, por unanimidade […], elevou-o à excelsa dignidade de Reitor Honorário, distinção que até hoje, apenas foi concedida ao primeiro Reitor, o sábio matemático Gomes Teixeira”.


OUTRAS NOTÁVEIS DISTINÇÕES
Cargos e Associações
Para além das distinções e honrosos cargos exercidos já referidos, foi Vogal do Conselho Médico-Legal do Porto, membro da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, da Societé de Biologie e da Societé Anatomique de Paris, bem como da Association des Anatomistes. Foi ainda membro do Instituto Internacional de Antropologia, do Comité Nacional da Sociedade de Patologia Geográfica, da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais. Foi também sócio honorário do Instituto de Coimbra e da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e sócio-correspondente da Academia de Doctores de Madrid.

Condecorações
Cumpre ainda acrescentar às que já atrás referimos, fazendo fé em A. Veloso Martins, as condecorações do Professor Dr. Amândio Tavares com a Grã-cruz do Mérito Civil de Espanha, a Medalha de Ouro do Centro Universitário da Mocidade Portuguesa e Victor de Plata do Sindicato Espanhol Universitário, a Legião de Honra, de França, e a Ordem Pour le Mérite, da República Federal da Alemanha


BREVES NOTAS GENEALÓGICAS
Amândio Joaquim Tavares nasceu a 15 de Janeiro do ano de 1900, em Valpaços, então vila e sede de concelho do distrito de Vila Real. Julgo ter sido o único filho varão de António Tavares Lacerda e de Joana Teixeira, moradores na dita vila. Segundo informações que nos chegaram de duas senhoras da família Videira - Manuela Videira Martins e Maria Helena Videira - Amândio Tavares casou em primeiras núpcias com Matilde Castro Videira que faleceu grávida do primeiro filho esperado do casal. Voltou a casar mais tarde com Purificación Clara Gómez-Sampayo Sarmiento-Sotomayor y Lira, nascida a 18 de Agosto de 1904 em Arbo, vila da Província de Pontevedra, da comunidade autónoma da Galiza, filha única de José Gómez Piñero e de Trinidad Sampayo Sarmiento Sotomayor y Lira.


O Prof. Dr. Amândio Tavares por altura da visita do Embaixador de França, mr. Jean du Sault,
 Revista “Flama”, 1951-09-14, in http://arquivo-digital.up.pt

Do seu segundo casamento houve um filho, Amândio Gómez-Sampayo Tavares, nascido no Porto a 26 de Dezembro de 1928 que casou com Maria del Carmen Valenzuela Simon, originária da Galiza, de quem houve três filhos: Maria da Purificação Valenzuela Sampayo Tavares, Maria do Carmo Valenzuela Sampayo Tavares e Maria Cândida Valenzuela Sampayo Tavares. O Professor Dr. Amândio Joaquim Tavares faleceu a 16 de Setembro de 1974 na cidade de Senhora da Hora, concelho de Matosinhos.

Fontes Principais:
MARTINS, A. Veloso, Monografia de Valpaços, Lello & Irmão, 2ª edição, Porto, 1990.
UP, Arquivo Digital, http://arquivo-digital.up.pt
http://www.geneall.net

1 comentário:

  1. Que prazer encontrar esse artigo. Ele era irmão da minha avó materna, Maria Candida Tavares. Ouvi minha mãe falar muito de quanto o admirava, bem como ao seu filho e às esposas de ambos.

    ResponderEliminar