terça-feira, 9 de novembro de 2010

Transmontanos mortos na Primeira Grande Guerra – II


Monumento aos Mortos da Grande Guerra, 1931, Avenida da Liberdade, Lisboa

Transmontanos mortos na 1ª Guerra Mundial em França e em África

Segue-se uma relação nominal com alguns dados adicionais, que Integram o acervo documental do Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças, extraídos de dois cadernos onde foram averbadas as pensões de sangue a pagar aos herdeiros dos soldados mortos na 1.ª Grande Guerra, em França e em África. Além dos tipos de herdeiros (viúvas, filhos, pais, avós e irmãos), a listagem tem os nomes dos soldados falecidos, a graduação militar, causa de morte (mais propriamente, local da morte), data de falecimento e os cofres dos quais esses herdeiros foram abonados. Os dados serão transcritos pela mesma forma e ordem em que foram registados nos referidos cadernos, aqui divididos em duas partes – referentes a Vila Real e referentes a Bragança, de cujos cofres de pensões de sangue se deduz a origem dos falecidos.

MORTOS EM FRANÇA ORIUNDOS DOS DISTRITOS DE BRAGANÇA E VILA REAL
Só foi possível identificar as  localidades da naturalidade de apenas 16  militares do distrito de Bragança que são os que constam desta relação retirada do Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças comparativamente a toda a listagem exposta no Museu Militar de Bragança, com base na qual aquela identificação foi feita e que nos será últil para enunciarmos os restantes soldados brigantinos que pereceram na frente de guerra europeia. Quanto aos militares oriundos de Vila Real é de todo impossível determinar as localidades de origem dos que morreram em França.

MANUEL COUTINHO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 24 de Novembro de 1917. Deixou uma viúva de 27 anos e um filho de 1 ano. Está sepultado no Cemitério Militar de Richebourg.

FRANCISCO PAULO DE CARVALHO, 2.º sargento de sapadores, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 15 de Março de 1918. Ficou para a mãe, de 63 anos, o abono de sangue. Está sepultado no Cemitério Militar de Richebourg.

MANUEL DOS ANJOS RODRIGUES, 1.º cabo de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 22 de Dezembro de 1917. Ficou para a mãe, de 46 anos, o abono de sangue. Está sepultado no Cemitério Militar de Richebourg. Era natural da localidade de VIMIOSO
ANTÓNIO JOAQUIM, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 18 de Janeiro de 1918. Deixou uma viúva com 25 anos e uma filha com 2 anos de idade. Está sepultado no Cemitério Militar de Richebourg. Era natural da freguesia da localidade de VALE BEM FEITO

AMÉRICO TEIXEIRA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 18 de Setembro de 1917. Ficou para a mãe, com 51 anos de idade, o abono de sangue. Está sepultado no Cemitério Militar de Richebourg.

ANTÓNIO AUGUSTO BORGES, soldado de Artilharia, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 17 de Dezembro de 1917. Ficou para a viúva, com 20 anos de idade, o abono de sangue. Está sepultado em Boulogne-sur-Mer.

RODRIGO ANTÓNIO PINTO, 2.º sargento de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 26 de Dezembro de 1917. Ficou para a mãe, com 57 anos de idade, o abono de sangue. Está sepultado no Cemitério Militar de Richebourg.

GUNDISALVES DINIS, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da batalha de La Lys. Ficou para a mãe, com 55 anos de idade, o abono se sangue. O seu nome não se encontra nas listas de Richebourg, Bolugne-sur- Mer e Antuérpia, podendo estar sepultado entre os 241 militares portugueses desconhecidos do Cemitério Militar de Richebourg.

MANUEL JOAQUIM TEIXEIRA DE CARVALHO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Agosto de 1918. Ficou para a mãe, com 54 anos de idade, o abono de sangue. Está sepultado no Cemitério Militar de Richebourg.

MANUEL FRAGA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 8 de Dezembro de 1917. Ficou para o pai, com 50 anos, e mãe, com 53 anos de idade o abono de sangue. Está sepultado no Cemitério Militar de Richebourg.

PORFÍRIO DA SILVA, tenente de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 14 de Março de 1918. Deixou uma viúva de 44 anos e dois filhos, de 15 e 1 anos de idade como herdeiros do abono de sangue. Está sepultado no Cemitério Militar de Richebourg.

MANUEL PINHEIRO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 14 de Julho de 1918. Deixou uma viúva com 28 anos e uma filha com 2 anos. Está sepultado no Cemitério Militar de Richebourg.

CASSIANO LUÍS PIRES, 2º sargento de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu ou foi dado como desaparecido a 9 de Abril de 1918, data correspondentes à batalha de La Lys. Deixou um filho com 1 ano de idade. O seu corpo não consta da lista dos militares identificados e sepultados em França ou na Bélgica, podendo estar sepultado entre os 241 militares portugueses desconhecidos do Cemitério Militar de Richebourg. Era natural da cidade de BRAGANÇA.

AUGUSTO DE JESUS, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu ou foi dado como falecido a 6 de Agosto de Agosto de 1918. Ficou para o pai, com 65 anos, e a mãe, com 56 anos o abono de sangue. O seu corpo não foi identificado entre os sepultados em Richebourg, em Boulogne-sur-Mer ou em Antuérpia. Pode ser um dos militares desconhecidos do cemitério de Richebourg.

ALBINO ALVES DE Carrazedo(?), soldado de infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Abril de 1918, data correspondente à batalha de La Lys. Receberam o seu abono de sangue, o pai, de 63 anos, e a mãe de 58 anos de idade. O seu nome não consta da lista de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia, podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

ALFREDO, soldado de Infantaria oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 11 de Março de 1918. Ficou o abono de sangue respectivo para a mãe, de 44 anos de idade. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

ALFREDO AUGUSTO NOGUEIRA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 24 de Fevereiro de 1917. Deixou a mãe, com 56 anos, que passou a receber o abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg. Era natural da localidade de OUTEIRO.

DOMINGOS DOS SANTOS MOURA, alferes de Infantaria oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 22 de Abril de 1919. Deixou uma viúva com 36 anos de idade. O seu nome não consta na lista de Richebourg, podendo ser, no entanto, que esteja entre os militares desconhecidos aí sepultados.

FRANCISCO DA SILVA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 23 de Março de 1919. A sua mãe, de 50 anos de idade, recebeu o respectivo abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

JOSÉ ADRIANO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 14 de Dezembro de 1918. Ficou para a sua mãe, com 58 anos de idade, o abono se sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

VICENTE LOPES, 1º cabo de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Maio de 1918. Deixou uma viúva com 23 anos e um filho com 3 anos de idade. O seu nome não consta da lista de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

JOÃO ANTÓNIO MACHADO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 26 de Agosto de 1919. Ficou a mãe, de 68 anos de idade, com o abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

ANTÓNIO MIGUEL GONÇALVES, 1º cabo de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 28 de Fevereiro de 1919, ficando para a mãe, com 61 anos de idade, o abono de sangue. O seu nome não consta da lista de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg. Era natural da cidade de BRAGANÇA.

ANTÓNIO JOAQUIM DE MOURA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 19 de Outubro de 1918, ficando para a mãe, com 54 anos, o abono de sangue. O seu nome não consta da lista de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

ANTÓNIO DIAS, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 31 de Setembro de 1918, ficando a sua mãe, com 69 anos de idade, com o respectivo abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

DOMINGOS ANTÓNIO FERNANDES QUINTANILHA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 17 de Março de 1918. O abono de sangue ficou para o pai, com 68 anos e a mãe, com 61 anos. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg. Era natural da localidade de CAMPO DE VÍBORAS.

MANUEL MARIA FERNANDES, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 25 de Maio de 1918. A sua mãe, com 55 anos, ficou com o abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg. Era natural da localidade de VIMIOSO.

FRANCISCO JOÃO PIRES, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 11 de Outubro de 1918, herdando o pai, com 78 anos e a mãe, com 63 anos, o abono de sangue. O seu nome não consta nas listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg. Era natural da localidade de S. MARTINHO.

JOSÉ FRANCISCO FERNANDES, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 18 de Outubro de 1917. Ficou o seu pai, com 54 anos de idade, com o respectivo abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

ANICETO DOS SANTOS, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 17 de Março de 1918. Ficaram para o pai, com 60 anos de idade, e a mãe, com 59 anos, os abonos de sangue. O seu nome não consta nas listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

JOAQUIM CORREIA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 18 de Março de 1918, ficando para o pai, com 64 anos de idade e a mãe, com 63, os abonos de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

SAMUEL AUGUSTO BARBEIRO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 9 de Abril de 1918, data correspondente à batalha de La Lys. Deixou uma viúva com 44 anos e um filho com um ano de idade. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

JOSÉ MARCELINO, 2º sargento de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da batalha de La Lys. Deixou uma viúva, com 32 anos de idade, e uma filha com 1 ano de idade. O seu nome não consta nas listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

ALFREDO DO NASCIMENTO PIRES, 2º sargento de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da batalha de La Lys. Ficaram os abonos de sangue para o pai, com 65 anos de idade, e a mãe, com 53 . O seu nome não consta nas listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg. Era natural da localidade de MACEDO DE CAVALEIROS.

JOSÉ ANTÓNIO PEIXOTO, alferes de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da batalha de La Lys. Deixou uma viúva, com 27 anos de idade. O seu nome não consta nas listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

JOÃO (ou José? - MMB) DOS RAMOS BOZENDO (ou Bouzende? MMB), soldado de infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 17 de Março de 1918, deixando duas irmãs de 22 e 12 anos de idade e um irmão de apenas 10 anos, que ficaram como beneficiárias do abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de RIchebourg. Era natural da localidade de QUINTELA.

SIMÃO DE JESUS GOMES, soldado de “Metralhadoras”, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 4 de Outubro de 1918, deixando uma viúva de 24 anos e um filho de 1 ano de idade. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

JOSÉ FERREIRA DE LIMA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 31 de Março de 1918. Ficaram para o pai, com 67 anos e a mãe, com 58 anos, os direitos aos abonos de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

ADRIANO CARNEIRO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 1 de Outubro de 1918, ficando os direitos de abono de sangue para o pai, com 59 anos, e a mãe, com 52 anos. O seu nome não consta nas listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

RICARDO REIS, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 3 de Julho de 1917, ficando a mãe, com 56 anos de idade, com o direito aos abonos de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

ABÍLIO AUGUSTO SALVADOR, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da Batalha de La Lys. Deixou uma viúva com 22 anos e um filho com 1 ano de idade. O seu corpo foi identificado e está sepultado no cemitério militar português de RIchebourg. Era natural da localidade de COELHOSO.

BELIZÁRIO AUGUSTO, 2º sargento de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da batalha de La Lys. Ficaram para o pai, com 55 anos de idade, e para a mãe, com 53 anos, os direitos dos abonos de sangue. O seu nome não consta nas listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

JOÃO CARNEIRO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 4 de Março de 1918. O pai ficou com os direitos ao respectivo abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

MARÇAL ALVES RUA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 6 de Setembro de 1918. A sua mãe, com a idade de 44 anos, herdou o respectivo abono se sangue. O seu nome não consta nas listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

ANTÓNIO DOS ANJOS DA EGREJA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de Bragança, faleceu a 15 de Junho de 1918, ficando para os pais o respectivo abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg. Era natural da localidade de MIRANDA DO DOURO.

ANTÓNIO EUGÉNIO DA SILVA SAMPAIO, alferes de Infantaria, oriundo do distrito de Bragança, faleceu a 9 de Abril de 1918, ficando para a mãe, de 43 anos de idade, o abono de sangue. O seu corpo foi identificado e está sepultado no cemitério militar português de Richebourg. Era natural da cidade de BRAGANÇA.

JOAQUIM DA TRINDADE CORDEIRO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de Bragança, faleceu a 1 de Outubro de 1918, ficando o respectivo abono de sangue para seu pai, com 63 anos, e sua mãe, com 47 anos de idade. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

JOSÉ MANUEL, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da batalha de La Lys, ficando os seus pais, não identificados nos registos de DGCP, como titulares do respectivo abono de sangue. Existe apenas um soldado com este nome na lista de Richebourg, e dois, com o mesmo nome e posto, um de Vila Real e outro de Bragança, falecidos com um dia de diferença na relação nominal da DGCP. [?] Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg [?].

JOSÉ MANUEL, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 10 de Abril de 1918, um dia após à data da batalha de La Lys, deixando uma viúva, de idade não mencionada nos registos do DGCP, e um filho de 2 anos, como titulares do respectivo abono de sangue. Existe apenas um soldado com este nome na lista de Richebourg, e dois, com o mesmo nome e posto, um de Vila Real e outro de Bragança, na relação nominal da DGCP. [?] Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg [?]. Este José Manuel de Bragança era natural de VALE DAS FONTES.

ARMANDO JOSÉ FERREIRA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 29 de Maio de 1910. A mãe, de 52 anos de idade, ficou como titular do respectivo abono de sangue. O seu nome não consta nas listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

AFONSO REBELO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Abril de 1918, ficando o pai, com 52 anos de idade, e a mãe, com 50, titulares do respectivo abono de sangue. O seu nome não consta nas listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

JOAQUIM RODRIGUES, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 11 de Março de 1918, ficando os pais, ambos com 57 anos com o respectivo abono de sangue. O nome figura na lista de Richebourg. Encontra-se o mesmo nome, com o mesmo posto, registado nos cadernos do DGCP como tendo falecido em África. Pode ser um homónimo com o mesmo posto, mas é bastante provável que tenha havido um lapso no registo do DGCP. A verdade é que há um soldado com esse nome sepultado no cemitério militar de Richebourg.

ANTÓNIO JOAQUIM VARANDAS, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da batalha de La Lys. Receberam o abono de sangue os seus pais, ambos com 53 anos de idade. O seu nome não consta nas listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia podendo ser um dos 251 militares portugueses desconhecidos sepultados em Richebourg.

MANUEL DOS PRAZERES RODRIGUES ou MANUEL DOS PRAZERES, 2º sargento de Artilharia, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 20 de Maio de 1918, ficando para a mãe, com 57 anos, o abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

JOSÉ JOAQUIM MARTINS, soldado Metralhador, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 25 de Agosto de 1918. O abono de sangue foi recebido pelo pai, com 57 anos, e a mãe, com 55 anos de idade. Não consta das listas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia.

FRANCISCO ANTÓNIO RODRIGUES LOPES, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 10 de Março de 1918, cabendo à mãe, com 61 anos de Idade o abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

MIGUEL MARTA, 1º cabo de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da Batalha de La Lys. O abono de sangue ficou para a sua mãe, com 55 anos de Idade. Não consta das listas das sepulturas identificadas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia.

ANTÓNIO MESQUITA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 22 de Janeiro de 1918. Ficou para o pai, com 50 anos, e a mãe, com 52 anos de idade, o abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

JOSÉ MARCELINO RODRIGUES, soldado de infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 9 de Abril de 1918, data do Batalha de La Lys, ficando seu pai, cuja idade não é mencionada nos registos da DGCP, o abono de sangue. Não consta das listas das sepulturas identificadas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia. Era natural da localidade de EDROSO.

SEBASTIÃO DO NASCIMENTO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 17 de Junho de 1918, ficando o respectivo abono de sangue para sua mãe, com 48 anos de idade. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg. Era natural da localidade de SOEIRA.

ANTÓNIO JOAQUIM, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da Batalha de La Lays, ficando o abo der sangue para sua mãe, com 59 anos de idade. O seu corpo foi identificado e está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

JÚLIO RODRIGUES, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 26 de Setembro de 1917, deixando uma viúva de 25 anos e um filho de 2 anos de idade. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

MANUEL JOSÉ, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da Batalha de La Lys, deixando uma viúva de 24 anos. O seu corpo foi identificado e está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

JAIME JOSÉ LEITE, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 24 de Abril de 1918, ficando a mãe, com 46 anos de idade, com o respectivo abono de sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

ANTÓNIO JORGE CONÇALVES CARNEIRO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 20 de Agosto de 1918, deixando uma viúve de 24 anos e um filho de 3 anos de idade. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

DEMÉTRIO PEREIRA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da Batalha de La Lys, ficando o abono de sangue para sua mãe, cuja idade não consta nos registos do DGCP. O nome deste soldado não está nas nas listas das sepulturas identificadas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia.

CAROLINO DOS SANTOS TERRA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da Batalha de La Lalys, ficando para seu pai, com 61 anos de idade o correspondente abono de sangue. O nome deste soldado não está nas nas listas das sepulturas identificadas de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia.

ZULMIRO SERRANO, 2º sargento de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 12 de Janeiro de 1921, em consequência dos efeitos de guerra. Deixou uma viúva com 25 anos e uma filha de um ano.

JOAQUIM DINIS, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 24 de Agosto de 1918, ficando para o pai, com 64 anos, e a mãe, com 52 anos, o respectivo abono de sangue. Na lista de sepulturas identificadas do cemitério militar português de Richebourg consta este nome, mas com a referência do posto de coronel. Pode tratar-se de outra pessoa aí sepultada ou pode ter havido um lapso num dos registos.

JOSÉ CASIMIRO (…?), soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da Batalha de La Lys, ficando o respectivo abono de sangue para seu pai, com 51 anos de idade. No registo do DGCP não é perceptível o último apelido e comparando os primeiros nomes conclui-se que este soldado não se encontra entre as sepulturas identificadas dos cemitérios de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia.

ÁLVARO DE CUNHA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 16 de Novembro de 1918, ficando sua mãe, com 60 anos de idade, titular do abono se sangue. Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

MÁRIO MOTA, 1º cabo de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 25 de Agosto de 1918, ficando para sua mãe, com 63 anos de idade, o respectivo abono de sangue. . Está sepultado no cemitério militar português de Richebourg.

ANTÓNIO PINTO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Abril de 1918, data da Batalha de La Lys. O abono de sangue ficou para sua mãe, com 52 anos de idade. Este soldado não se encontra entre as sepulturas identificadas dos cemitérios de Richebourg, Boulogne-sur-Mer e Antuérpia.

RESTANTES MORTOS EM FRANÇA NATURAIS DO DISTRITO DE BRAGANÇA E ALGUNS DE VILA REAL
Nesta relação são indicadas as localidades de onde eram naturais os militares do distrito de Bragança ( os de Vila Real são apresentados por concelhos) mortos na frente europeia, com base na listagem divulgada pelo Museu Militar de Bragança, de que não se encontram registos dos cadernos do DGCP dos respectivos cofres digitais para a atribuição dos abonos de sangue.

DO REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 30:

Mário A. Lopes dos Santos Saldanha, capitão, natural da cidade de Bragança.

Francisco Augusto Martins, 2º sargento, natural da localidade de Caçarelhos.

Amílcar José Sarmento, 2º sargento, natural da localidade de Macedo de Cavaleiros.

Alípio José João, 1º cabo, natural da localidade de Malhadas.

Amílcar de Jesus Espadanedo, soldado, natural da localidade Quintela.

Augusto de Jesus Rego, soldado, natural da localidade de Paçô D'Outeiro.

João Oliveira, soldado, natural da localidade de Sta. Maria.

Bernardino do Nascimento, natural da ocalidade do Coelhoso.

[...?]

António Augusto, soldado, natural da localidade de Salsas.

[...?] Joaquim Afonso, natural da localidade de Parada.

(seguem-se 13 nomes ilegíveis)

António no Nascimento, soldado, natural da localidade de Vilar do Monte.

[...?] de Jesus Macieira, soldado, natural da localidade de Salselas.

Manuel do Sacramento, soldado, natural da localidade de Chacim.

Acácio Rodrigues, soldado, natural da localidade de Vale de Sancha.

António Augusto, soldado, natural da localidade de  Vale de Lagoa.

Eduardo [...?], soldado, natural da localidade de Lamas d'Orilhão.

João Egreja, soldado, natural da ocalidade de Navalho.

José Manuel Gomes, soldado natural da localidade de Guide.

Sebastião da Graça, soldado, natural da localidade de Aguieiras.

António Costa, soldado, natural da localidade de Golfeiras.

António José, soldado, natural da localidade de Mirandela.

Carlos Eugénio, soldado, natural da localidade de Mirandela.

José Olímpio Ribeiro, soldado, natural da localidade de Mirandela.

César Augusto Modesto, soldado, natural da localidade de Vale de Salgueiros.

José António Pinheiro, soldado, natural da localidade de Murias.

Guilherme Augusto Pires, soldado, natural da localidade de S. Pedro Velho.

António Luís Santos, soldado, natural da  localidade de Frechas.

António Evaristo Domingues, soldado, natural da localidade de Sendim.

José Augusto Jantarada, soldado, natural da localidade de Sendim.

Manuel do Nascimento, soldado, natural da localidade de Sendim.

José Manuel Martins, soldado, natural da localidade de Vila Chã.

Alfredo Machado, soldado, natural da localidade de Sendim.

José Francisco Fernandes, soldado, natural da localidade de Duas Igrejas.

Isidro da Conceição Delgado, soldado, natural da localidade de Atenor.

Albino Augusto, soldado, natural da localidade de Sobreiro de Baixo.

António dos Santos Miranda, soldado, natural da localidade de Vilar de Ossos.

João Manuel Alves, soldado, natural da localidade de Vilar Seco.

Aníbal dos Santos Ferreira, soldado, natural da localidade de Vilar Seco.

João Marcelino Pires, soldado, natural da localidade de Duzilhão.

António da Assunção Fernandes, soldado, natural da localidade de Vilar de Lomba.

Francisco António Fernandes, soldado, natural da localidade de (?)

José Augusto Pires, soldado, natural da localidade de Santalha.

José Joaquim Carreira, soldado, natural da localidade de Ervedosa.

Manuel José, soldado, natural da localidade de Paçô.

Albano Rodrigues Portugês, soldado, natural da localidade de Arcozelo.

Francisco Manuel Rodrigues Teles, soldado, natural da localidade de Arcozelo.

António Augusto Falcão, soldado, natural da localidade de Uva.

José Francisco Pires, soldado, natural da localidade de Caçarelhos.

António Maria Preto, soldado, natural da localidade de Caçarelhos.

Narciso Augusto Prico, soldado, natural da localidade de Matela.

Paulino José Fernandes, soldado, natural da localidade de Matela.

António Augusto Pires, soldado, natural da localidade de Campo de Víboras.

António Maria Rodrigues, soldado, natural da localidade de Campo de Víboras.

Valenciano de Jesus Pires, soldado, natural da localidade de Vale de Frades.

João do Nascimento Vaz, soldado, natural da localidade de Algoso.

Augusto César, soldado, natural da localidade de Gedães.

Abílio Augusto, soldado, natural de Valpaços.

Manuel Agostinho, soldado, natural de Vila Pouca de Aguiar.

Manuel José Brás, soldado, natural de Freixo de Espada à Cinta.


DO REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 10:

João Paulo da Veiga Pestana, alferes, natural  do Funchal.

José Maria de Carvalho, soldado, natural do concelho de Sabrosa.

Luciano Américo da Silva, soldado, natural do concelho de Alijó.

José dos Anjos Domingues, soldado, natural do concelho de Miranda do Douro.

Armando José Ferreira, soldado, natural do concelho de Vila Real.

Manuel Joaquim Teixeira de Carvalho, soldado, natural do concelho de Vila Real.

Víctor José, soldado, natural do concelho de Chaves.

(...) Carvalho, soldado, natural do concelho de Chaves.

José Joaquim de Miranda, soldado, natural do concellho de Montalegre.

João Batista Gonçalves Fontes, soldado, natural do concelho de Montalegre.

Mário Gomes, soldado, natural do concelho de Valpaços.

César Augusto da Silva, soldado, natural do concelho de Vinhais.

Francisco Manuel (...?), soldado, natural  de Vimioso.

Francisco António Rodrigues, soldado, natural de  Vimioso.


MORTOS EM ÁFRICA ORIUNDOS DOS DISTRITOS DE BRAGANÇA E VILA REAL, CONFIRMADOS PELO ARQUIVO CONTEMPORÂNEO DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS


Cruzámos os dados da ACMF - DGCP com os do Museu Militar de Bragança relativos aos transmontanos mortos em África que compunham o regimento de Infantaria nº 30 nas suas campanhas em Moçambique. Mesmo assim, só foi possível determinar a terra de naturalidade de 13 indivíduos da listagem que se segue. Não temos nenhum dado que permita assinalar os locais onde foram sepultados, nem para a totalidade dos concelhos de onde eram originários, pelo que expomos a seguir a esta, uma outra relação, com referências mais precisas sobre os restantes mortos nas campanhas de África, de que não existem registos de os herdeiros terem recebido os respectivos abonos de sangue.

ANTÓNIO JOSÉ PIRES, 1º cabo de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 3 de Fevereiro de 1918. Ficou a receber o respectivo abono de sangue sua mãe, com 51 anos de Idade.

EDMUNDO GOMES DE OLIVEIRA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 25 de Março de 1918. Deixou uma viúva com a idade de 25 anos.

FRANCISCO ALVES CARNEIRO, soldado de Sapadores Mineiros, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 20 de Setembro de 1917. Deixou uma viúva com 18 anos de idade e uma filha com um ano.

FRANCISCO ALVES DA CUNHA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 28 de Julho de 1917. Deixou uma viúva, com 20 anos de idade, uma filha com 3 anos e um filho com 1 ano.

AUGUSTO BORGES, soldado de Artilharia, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 8 de Fevereiro de 1918. Ficou uma irmã, com a idade de 38 anos, a receber o respectivo abono de sangue.

AVELINO DOS SANTOS PENA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 17 de Abril de 1917. Ficaram os pais, ambos com 70 anos de idade, a receber o respectivo abono de sangue.

CARLOS ALBERTO CARNEIRO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, natural do de Bragança, faleceu a 17 de Julho de 1917. Deixou uma viúva com 28 anos e uma filha com 2 anos de idade. Era natural do concelho de MIRANDELA.

BASÍLIO AUGUSTO DOS SANTOS, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 13 de Julho de 1917. Deixou uma viúva com 24 anos e duas filhas gémeas com um ano de idade. Era natural do concelho de CRARRAZEDA DE ANSIÃES.

DAVID BARROS, soldado de Artilharia, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 12 de Julho de 1918. Deixou uma viúva, com 24 anos, e um filho com 2 anos de idade.

GERMANO AUGUSTO FERNANDES, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 26 de Junho de 1917. Seu pai, com 63 anos, e sua mãe, com 44 anos, ficaram com o devido abono de sangue. Era natural do concelho de MOGADOURO.

ALEXANDRE ALVES MORAIS, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 11 de Abril de 1918, deixando viúva a esposa com a idade de 31 anos.

JOSÉ LUÍS MARTINS, 1º cabo de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 3 de Abril de 1918. O pai, com 48 anos, e a mãe, com 50 anos, foram os herdeiros do respectivo abono de sangue. Era natural do concelho de TORRE DE MONCORVO.

JOSÉ LUÍS BOTELHO, 1º cabo de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 18 de Dezembro de 1914. Sua mãe, com 62 anos de idade, foi a única herdeira do respectivo abono de sangue.

ARNALDO FERNANDO DAS EIRAS, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 28 de Março de 1915. Sua mãe, com 57 anos de idade, herdou o abono de sangue.

ANTÓNIO EXPOSTO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 9 de Julho de 1915. Deixou viúva a sua esposa com a idade de 24 anos.

ADELINO PINHEIRO, 1º artilheiro da Armada, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a27 de Maio de 1915. Deixou a esposa viúva com a idade de 28 anos.

ANÍBAL QUINTINO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 28 de Abril de 1915. Sua mãe, com 45 anos de idade, herdou o abono de sangue.

VICTOR MANUEL, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 22 de Abril de 1915. Herdou o respectivo abono de sangue, sua mãe, com 51 anos de idade.

ARNALDO AUGUSTO SAMBADE, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 4 de Agosto de 1916. Deixou a esposa viúva, com a idade de 24 anos, e uma filha com 2 anos.

ANTÓNIO AUGUSTO, 1º sargento de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 7 de Março de 1915. Ficou uma sua irmã, com 43 anos de idade, como herdeira do abono de sangue.

ANTÓNIO GOMES DE CARVALHO, soldado de artilharia, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 15 de Abril de 1914. Deixou órfão um filho de 14 anos.

ANTÓNIO JÚLIO FORTE, 1º cabo de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 28 de Fevereiro de 1918. Foi herdeira do respectivo abono de sangue, sua mãe, com 52 anos de idade.

CAROLINO JOSÉ CORREIA, 1º cabo de Infantaria. Oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 18 de Dezembro de 1915. Ficou a receber o devido abono de sangue, sua mãe, de 50 anos de idade. Era natural do concelho de VILA FLOR.

ANTÓNIO MANUEL, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 7 de Julho de 1917. Sua mãe, com 45 anos de idade, ficou a receber o respectivo abono de sangue.

VIRIATO NEVES FERREIRA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 3 de Setembro de 1917. Sua mãe, com 50 anos de idade, ficou a receber o abono de sangue. Era natural do concelho de VILA FLOR.

MIGUEL CARLÃO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 15 de Julho de 1917. Coube à sua mãe, com 65 anos de Idade, o devido abono de sangue. Era natural do concelho de ALIJÓ.

ANTÓNIO AUGUSTO PEREIRA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 11 de Novembro de 1917. Deixou a esposa viúva, com 25 anos de idade, e um filho com 4 anos.

JOSÉ ACÁCIO CUNHA, soldado de Artilharia, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 4 de Junho de 1919.Seu pai, com 55 anos de idade, e sua mãe, com 51, ficaram a receber o abono de sangue.

ANTÓNIO GOUVEIA, 1º cabo de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 6 de Outubro de 1918. Seu pai, com 48 anos de idade, e sua mãe, com 45, ficaram a receber o abono de sangue.

MANUEL LUÍS CORREIA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 18 de Julho de 1919. Herdaram o respectivo abono de sangue, seu pai, com 55 anos de idade, e sua mãe, com 53.

JOSÉ MARIA FERREIRA, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 2 de Janeiro de 1918. Não foram registados os herdeiros do abono de sangue.

MANUEL ALVES, soldado de Infantaria, oriundo do distrito der VILA REAL, faleceu a 19 de Março de 1918. Sua mãe, de idade não mencionada, herdou o respectivo abono de sangue.

JOÃO MANUEL DE CARVALHO, 2º sargento Correeiro, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 26 de Junho de 1917. Deixou órfãos uma filha, com 3 anos de idade, e dois filhos, com 1 e 4 anos. Era natural do concelho de MACEDO DE CAVALEIROS.

ANTÓNIO MONTEIRO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 8 de Julho de 1917. Ficaram para a esposa viúva, de idade não mencionada, e dois filhos com 1 e 2 anos, os direitos ao abono de sangue. Era natural do concelho de SABROSA.

MANUEL ANTÓNIO DOS SANTOS SILVA, soldado de Artilharia, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 10 de Maio de 1917. Ficou a mãe, com 50 anos de idade com o direito ao abono de sangue.

JOÃO EVANGELISTA PEREIRA, soldado de Artilharia, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 24 de Novembro de 1917. Sua mãe, com 57 anos de idade passou a receber o devido abono de sangue. Era natural do concelho de BRAGANÇA.

VENCESLAU TEIXEIRA RIBEIRO, soldado de infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 25 de Fevereiro de 1919. Foram herdeiros do abono de sangue seu pai, com 55 anos, e sua mãe, com 57.

MANUEL MARIA AFONSO, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de VILA REAL, faleceu a 2 de Agosto de 1917. A esposa viúva, de idade não mencionada, passou a receber o devido abono de sangue. Poderá ser o Manuel Maria referido no MMB, natural do concelho de SABROSA.

SEBASTIÃO MARIA DE CAMPOS, soldado de Infantaria, oriundo do distrito de BRAGANÇA, faleceu a 17 de Outubro de 1918. Ficou para sua mãe, com 57 anos de idade, o direito ao abono de sangue. Era natural do concelho de MACEDO DE CAVALEIROS.

FILIPE, soldado de Infantaria, inscrito no cofre das pensões de sangue do distrito de VILA REAL, faleceu a 27 de Junho de 1917. Passou a receber o abono de sangue respectivo sua mãe, com a idade de 61 anos. Era natural do concelho de ALIJÓ, distrito de Bragança.

RESTANTES MORTOS, DO REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 30, EM MOÇAMBIQUE, POR CONCELHOS, NA PRIMEIRA GRANDE GUERRA, CONFIRMADOS PELO MUSEU MILITAR DE BRAGANÇA
Dados baseados na listagem do Museu Militar de Bragança e dispostos pela mesma ordem, por concelhos. Vão assinalados com asterisco*, os nomes já tratados na listagem anterior
VILA FLOR
Manuel Alexandre Rolo, soldado
Albino José, soldado
António Joaquim Cruz, soldado
Toríbio (?) José dos Santos, soldado
António Jacinto Monteiro, soldado
Godofredo Pereira, soldado
José António Mesquita, soldado
Ernesto Teixeira, 1º cabo
António Manuel da Silva, soldado
Constantino José, soldado
Herculano Rijo (?) …, soldado
Manuel Maria, soldado
Abel do Espírito Santo, soldado
Manuel de Jesus Fidalgo, soldado
José Luís de Carvalho, soldado
Carlos Américo Cabral, soldado
António Augusto Garção, soldado
José Maria Gomes, soldado
Avelino do Nascimento, soldado
Aníbal dos Santos, soldado
Américo dos Anjos …(?), soldado
Viriato Neves (Nery? MMB) Ferreira*, soldado
Abílio Gomes, soldado
Carolino Augusto, soldado
Carolino José Correia*, soldado (registado como 1º cabo nos cadernos da DGCP)

TORRE DE MONCORVO
José Joaquim, soldado
António José Prados, soldado
Manuel José Caldeira, soldado
Sérgio Augusto da Fonseca, soldado
João José Pavão, soldado
José luís Martins*, 1º cabo
Manuel de Jesus, soldado
Luís Manuel Reis, soldado
Luís Maria Gaspar, soldado
José Joaquim Dinis, soldado
António Júlio, soldado
António Luís Caetano, soldado
Alberto Augusto Pinto, soldado
Álvaro José Ferreira, soldado
Júlio António Figueiredo, soldado
Alexandre Augusto …(?), soldado
António Manuel (Morais?), soldado
António Fernandes, soldado
Alfredo Viterbo Cleto, soldado
César Augusto Pereira, soldado

ALIJÓ
César Aires, soldado
José Maria Ferreira, soldado
Filipe* [?], soldado
José Gonçalves, soldado
Miguel Carlão*, soldado
João Rabuge, soldado
Artur Lopes da Costa, soldado
Joaquim, soldado
José, soldado
António Vilela, soldado
António Marcolino, soldado
Manuel, soldado
António Augusto Alves, soldado
António José Durão, soldado
Hermenegildo Afonso, soldado

MOGADOURO
António Joaquim Geraldes, soldado
José do Espírito Santo Silva, soldado
Domingos dos Anjos (Pina?), soldado
Porfírio Augusto, soldado
José Clemente Preto, soldado
Manuel Maria Marote, soldado
Manuel Joaquim Meleiro, soldado
Francisco Maria Raiano, soldado
Jacinto do Nascimento, soldado
Alípio Joaquim Pereira, soldado
José António Ribeiro, soldado
José Luciano Moreno, soldado
Manuel José dos Santos, soldado
José Joaquim Pacheco, soldado
Carlos Carreiro, soldado
António Augusto Rodrigues, soldado
Germano Augusto Fernandes*, soldado
Joaquim António Curralo, soldado
António Augusto Henriques, soldado
António José Lagareiro, soldado
Francisco Xavier Fernandes, soldado
Joaquim Maria Costa, soldado
Serafim do Espírito Santo, soldado
António dos Santos Cabecinho

CARRAZEDA DE ANSIÃES
Luís Manuel Tavares, soldado
António Luís Fidalgo, soldado
Joaquim dos Santos Pires, soldado
Manuel António (…?), soldado
António Aleixo, soldado
António dos Santos Nunes, soldado
Basílio Augusto dos Santos*, soldado
Eduardo Fernandes, soldado
Manuel Maria Lage, soldado
António Júlio, soldado
Manuel António Gonçalves, soldado
Fausto do Espírito Santo Lopes, soldado
João António Pinto, soldado
José Zeferino Araújo, soldado
António Joaquim Rodrigues, soldado
José Evaristo, soldado
Luís António Teixeira, soldado
Camilo dos Anjos Carvalho, soldado

ALFÂNDEDA DA FÉ
João Pereira, solado
Agostinho José, soldado
Acácio Joaquim de Jesus, soldado
Miguel do Nascimento Pinto, soldado
Acácio dos Anjos Feliciano, soldado
Manuel de Jesus Cordeiro, soldado
José Luís Calvo, soldado
Manuel Joaquim Ângelo, soldado
Cosme Artur Constâncio, soldado
Francisco António Martinho, soldado
José Joaquim Madeira, soldado
António Augusto Redondo, soldado
António Manuel Guerra, soldado
José Joaquim Morais, soldado
Francisco José Fragata, soldado

MACEDO DE CAVALEIROS
João Manuel Carvalho*, 2º sargento
Sebastião Maria de Campos*, soldado

MURÇA
António Júlio Coelho, soldado
José Adelino, soldado
Carolino Teixeira, soldado
Manuel, soldado
Abílio Augusto Madureira, solado
José Lino Pinheiro, soldado
(?) Guilherme Esteves, soldado
José Marques, soldado
Manuel Bento, soldado
Basílio da Silva Ferreira, soldado
José Maria, soldado
José Augusto Alves, soldado
Aníbal Maria, soldado
Francisco Manuel, soldado
João Teixeira, soldado

BRAGANÇA
José Luís Garcia, soldado
Francisco António Freixedela, soldado
Inácio José Rodrigues, soldado
António Manuel de Jesus, soldado
João Evangelista Pereira*, soldado
António das Graças Bonnet, 2º sargento

SABROSA
António Vilela, soldado
Manuel Maria*, soldado
Francisco Alves, soldado
António Monteiro*, soldado
Aníbal Pereira, soldado
Alexandre Alves de Morais, soldado
Luís Pereira dos Santos

MIRANDELA
Carlos Alberto Carneiro*, soldado
Manuel António Pires, soldado

GOUVEIA
José Correia, oficial (…?)

BAIÃO
Joaquim Ribeiro, soldado

VILA POUCA DE AGUIAR
José Bernardino Apolinário, soldado
António Augusto Pimenta Minhava, soldado

MIRANDA DO DOURO
José Francisco Jantarada, soldado

VINHAIS
José Manuel Pires, soldado

VIMIOSO
Manuel José Joaquim Parrão, soldado

PESO DA RÉGUA
José Lourenço, soldado

VILA REAL
Joaquim Dias Matos Cabral, soldado
Manuel Ramalho, soldado

AMARANTE
José Peixoto, soldado

VILA NOVA DE FOZ CÔA
Alfredo Antero Minhava, soldado

VALPAÇOS
Manuel Joaquim, soldado

BOTICAS
Arlindo Monteiro, soldado

ALCÁCER DO DAL
Manuel Jacinto, soldado

Fontes:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=182399
http://213.58.158.153/Arquivo-DGCP--16-------001~
Museu Militar de Bragança
Imagem de cabeçalho: http://prosimetron.blogspot.com

1 comentário:

  1. Se for possível saber a lista dos que morreram na Guerra do ultrama? agradecia. obrigadoAlvaroguerreiro

    ResponderEliminar