segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O terramoto de Lisboa de 1755

Gravura em cobre alusiva ao Terramoto de 1755 em Lisboa
Foi no dia 1 de Novembro, um feriado religioso dedicado a “todos-os-santos” segundo tradição católica – algo que acontece ainda hoje -, que a famigerada hecatombe devastou Lisboa, privando-a de uma grande parte do seu património urbano (muitas zonas da cidade foram destruídas e muitos dos principais edifícios ficaram em ruínas) e humano (muitas lisboetas faleceram nesse dia, vítimas do terramoto propriamente dito ou das consequências dele).

Mas para que o terramoto de 1755 tivesse atingido o grau de destruição que atingiu, ao ponto de ter causado tal horror que os principais pensadores da época europeus chegaram mesmo a escrever e meditar sobre esse traumático evento (Voltaire e Kant escreveram propositadamente sobre o tema), contribuiu também o que aconteceu imediatamente a seguir ao terramoto propriamente dito. Nesse dia, por ser um importante feriado religioso – dia de todos-os-santos –, as igrejas estavam iluminadas com um número excepcional elevado de velas. Ao ruírem os edifícios, igrejas incluídas, as velas derrubadas propiciaram e causaram incêndios de grande escala (consta que lavraram durante 5 dias sobre as ruínas da capital). Ao deflagrar dos incêndios seguir-se-ia um maremoto – tsunami como é agora mais conhecido – que arrasou com a baixa já destruída. Foi este misto de calamidades que realmente tornou o dia 1 de Novembro de 1755 um dos dias mais negros da nossa História.

Isto na altura pareceu, a uma sociedade bastante religiosa, como que um castigo divino, algo que fez com que alguns pretensos profetas aproveitassem o evento para criticar as praticas e hábitos sociais da Lisboa de meados de século XVIII. Felizmente que estava perto do poder o homem certo (o Marquês de Pombal) para dissipar os obscurantismos e, com a sua energia, assumir a s rédeas do governo e reconstruir a nossa capital.
Gravura das ruínas da Ópera do Tejo depois do terramoto de 1755 - Le Blas
O terramoto que destruiu a capital portuguesa chocou toda a Europa e muitos pensadores do iluminismo aproveitaram para teorizar e filosofar sobre as causas, razões e impactos desta calamidade.
É caso para pensar sobre este evento do passado e fazer tudo o que for possível para que não se repita. É caso para ter cuidado com as velas, até porque a mais inocente das velas pode ser provocadora de um acidente e, quando aliada com outros perigos, ascender a um potencial de perigo inimaginável...

Por Micael Sousa, 1 de Novembro de 2010
Fontes: Cultura, tudo o que é preciso saber - Dietrich Schwanitz
In http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/
Imagem de entrada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_de_Lisboa_de_1755


O Terramoto de 1755 em Lisboa na BD


O terramoto que arrasou Lisboa e arredores (cidades como Setúbal foram parcialmente destruídas) ocorreu num dia 1 de Novembro.
Muitos escritores filosofaram sobre a causa divina do acontecimento, tais como Voltaire, aperguntar a sempiterna pergunta: "porquê?".
Quem leu Astérix já sabe que os celtas tinham previsto que mais tarde ou mais cedo o céu acabaria por ruir por cima de algumas cabeças; ao contrário dos Maias, deixaram no entanto a data em aberto.
Por sorte naquela altura tínhamos um Marquês de Pombal e um Pina Manique para tratar da reconstrução da capital. Se fosse hoje, é provável que o primeiro ministro apressasse a construção do TGV para se poder pirar mais depressa antes dos primeiros calhaus cairem. Bem, alguns já caíram mesmo : o "jamais, jamais-mariolino" e o "manuelpinheiro- vai-tourear".
Pelo menos a partir do fim do século XVIII ficámos com avenidas largas e novas que pareciam megalómanas na altura mas que hoje já parecem bem razoáveis( O Sebastião sabia, tudo, tudo ,tudo) , e com expressões derivadas directamente do terramoto tais como "rés vés Campo de Ourique" e "estas paredes oitocentistas parecem papel! basta um pequeno abanão!"
Gio, 4 de Novembro de 2010
in http://faltaapagarolapis.blogspot.com/

O Terramoto de 1755 em Lisboa na TV
Vejamos o primeiro de uma série de cinco videoclipes, carregados de uma série passada na RTP1 por “MCXLIIIPortugal”, a 25 de Março de 2010, com a duração de 10 minutos, sobre este terrível acontecimento.

5 comentários:

  1. Por dia 1 de Novembro ser um importante feriado católico - dia de todos-os-santos - existia uma quantidade enorme de velas acesas nas igrejas nesse dia. Com a ruína dos edifícios, igrejas incluídas, essas velas causaram grandes incêndios - consta que lavraram durante 5 dias.

    Aqui fica o link para o texto «As velas e o terramoto de 1755»:http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2010/11/as-velas-e-o-terramoto-de-1755.html

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que se lembrou desta data! Eu tinha passado ao lado. Remediei mas já com um dia de atraso(hora portuguesa).
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Micael:

    Lamento ter andado arredado do Clube de História! Vi o link e ser-nos-á útil como tudo o que vem de "A Busca pela Sabedoria". Talvez o adopte já neste mesmo post, o mais breve possível.

    Bem Haja!

    ResponderEliminar
  4. Caro Gio:

    Como deve ter constatado, tenho faltado aos treinos por aqui. O "remedeio" resultou, e de que maneira! Faltava-se mesmo aquele desenho e o próprio texto a que não vou passar ao lado. Mesmo com atraso, vou inclui-los neste post (desenho e notas do autor)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Fico lisonjeado e muito orgulhoso de ver aqui algumas das minhas palavras. Façam uso delas sempre que o entenderem, pois o modo cuidadoso e respeitador como as têm tratado vai reforçando a confiança que aqui vamos estabelecendo na blogosfera!

    Uma abraço!

    ResponderEliminar