sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

164.º Aniversário do nascimento de Thomas Edison

Thomas Alva Edison (11/2/1847 – 18/101931) | Louis Bachrach, Bachrach Studios, restored by Michel Vuijlsteke | in http://pt.wikipedia.org

Em Milan, Ohio, nos Estados Unidos da América, nascia, a 11 de Fevereiro de 1847, aquele que é considerado o maior inventor de todos os tempos, Thomas Alva Edison, ultrapassando o extraordinária marca do milhar de patentes registadas (ao todo 1093, entre inventos originais e aperfeiçoados).
De entre as suas principais invenções destacaram-se o fonógrafo, o gramofone e o cinetógrafo, isto é a mais completa e funcional câmara de filmar provida e equipamento de verificação das filmagens obtidas. Mas, enquanto activo representante na civilização industrial, o que o tornou no maior génio inventivo de todos os tempos, ao ponto de ser considerado o Homem que mais interferência teve no curso da revolução tecnológica e científica da humanidade – na passagem da “era do vapor” para a “era da electricidade” – foi a sua acção e, sobretudo, a sua convicção profética da exploração desta última enigmática fonte, em especial, a invenção da lâmpada eléctrica incandescente. Entre outros projectos inventivos, talvez menos conhecidos, deste “feiticeiro de Menlo Park”, como passou a ser chamado, contam-se um aparelho de raio X, uma solução de empacotamento industrial de produtos alimentares a vácuo e até um curioso e revolucionário sistema económico de construção civil em betão. Inventou ainda o cinetoscópio ou cinescópio, o cinefone e o vitascópio, invenções que se revelaram determinantes no progresso da indústria cinematográfica, e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Importa observar que Thomas Edison foi o criador de uma série de filmes conhecidos da era do cinema mudo, produzidos entre 1895 e 1910, e de alguns dos primeiros filmes sonoros produzidos em 1913 e 1914.
Uma das mais curiosas e sugestivas provas da versatilidade inventiva de Edison foi o seu primeiro invento patenteado, em 1868 quando ainda residia em NewarK, Nova Jérsia - um contador automático de votos! Já em Menlo Park, em 1879, no mesmo Estado, onde tiveram lugar as suas mais conhecidas e bem sucedidas invenções, a “Edison Electric Light Campany”, que o inventor havia fundado em Newark, transforma-se na maior potência industrial eléctrica norte-americana. Em 1888 surge a Edison General Electric, uma das maiores concentrações industriais do planeta e logo a seguir transformada numa das maiores multinacionais. Mais tarde, durante a 1ª Guerra Mundial associa-se à metalurgia naval e entra no ramo da indústria química.
Thomas Edison faleceu a 18 de Outubro de 1931 em West Orange, Nova Jérsei.

Para obter dados biográficos mais detalhados a respeito de Thomas Edison clique AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário