segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Professora da UTAD vai apresentar obra escrita há perto de 500 anos

Isilda Rodrigues, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), vai apresentar, juntamente com o médico José Luís Dória, no dia 24 de Fevereiro, o livro “Centúrias de Curas Medicinais” da autoria de Amato Lusitano e escrito há perto de 500 anos.
A reedição da obra, assim como esta sessão de apresentação, que terá lugar pelas 18h30, na Sociedade de Geografia de Lisboa, são uma iniciativa da Ordem dos Médicos e inserem-se nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Amato Lusitano, que se celebram em 2011.
Isilda Teixeira Rodrigues desenvolveu, no âmbito do seu doutoramento em História da Medicina, um estudo sobre a obra As Sete Centúrias de Curas Medicinais de Amato Lusitano, editadas em 1980, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Obra de grande impacto na sua época, foi traduzida em diversas línguas e inúmeras vezes reeditada. A sua presente reedição, pela Ordem dos Médicos, reveste-se de grande importância no panorama editorial português.

Fonte: http://www.noticiasdevilareal.com/noticias/index.php?action=getDetalhe&id=9988
Imagem: http://dererummundi.blogspot.com/2011/02/centurias-de-curas-medicinais-de-amato.htm

1 comentário:

  1. Sem dúvida, uma importante iniciativa e a melhor forma de homenagear o grande naturalista português de origem albicastrense,Amato Lusitano, mestre da botânica médica seiscentista e uma das grandes referências da Medicina erudita do seu tempo.
    Obrigado pela partilha de mais uma interessante notícia, Sérgio.
    Um Abraço

    ResponderEliminar