segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A propósito da palavra “testemunhar”

Numa separata da revista Super Interessante, na sua edição n.º 64, de Agosto de 2003, o Almanaque do Incrível (p. 18) pode ler-se:

À falta de Bíblia, os romanos juravam dizer a verdade apertando os testículos com a mão direita. É deste costume romano que provém a palavra testemunhar”.

Afinal, esta curiosa explicação do Almanaque do Incrível, suscita inúmeras objecções. Que o diga Micael Sousa, a quem se deve a pesquisa sobre "algumas visões etimológicas" relacionadas com esta questão, publicada no seu blogue, "A busca pela sabedoria", nas etiquetas Conceitos, História, Sexualidade e Sociedade e que entendemos partilhar aqui.

Os Testemunhos e os Testículos - algumas visões etimológicas
Por Micael Sousa

Hoje, pelo menos em Portugal, devido ao pretenso laicismo das nossas instituições públicas, para validar um “testemunho” não precisamos de jurar sobre ou por algo - um objecto por exemplo. No entanto, em alguns países ainda se jura, por exemplo, sobre um livro sagrado.

Composição nº61 - Alexander Rodchenko

Esquecendo para já este primeiro parágrafo, este texto pretende fazer uma pequena incursão sobre a etimologia dos termos relacionados com a acção de testemunhar. Existem várias teorias - um pouco para todos os gostos - sobre a origem desta acção. Helder Guégués (1) afirma que a palavra testemunha provém do latim, de "testis" que significa algo semelhante a teste, refere também, indo linguisticamente ainda mais ao passado, que este termo latino deriva por sua vez do termo Indo-europeu "tris", que se relaciona, por exemplo, com o "tree" do inglês actual, ou seja “árvore” - uma acepção com alguém de conduta sólida, com os "pés bem assentes na terra", imparcial e justo. Mas Helder Guégués vai ainda mais longe, afirma também que "testis" está na origem da palavra "testículo", e remete a origem do nome para o facto desse órgão atestar a masculinidade de um individuo - algo de extrema importância na antiguidade pelo facto das sociedades serem profundamente patriarcais.
Reinaldo Pimenta (2), no livro "A Casa da Mãe Joana" - uma obra sobre curiosidades etimológicas, afirma que o termo latino "testis" originou os termos "testimoniu" e "testiculu". Refere o autor (2) que a palavra "testis", formada de uma variação de "tri" (três) + "sto" (estou), significa algo como: “que está ou assiste como terceiro”. Diz (2) também que a terminação "culu" era usada para fazer “diminutivos”. Assim, a palavra "testiculu" teria sido formada para significar "pequena testemunha".
Também o sitio da Internet Ciberdúvidas (3), citando o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, refere que o termo “testemunhar” advém do termo latino "testemoniare", que derivou de "testemoniu" (testemunho, depoimento ou prova). Mas, por outro lado, esta fonte não segue pelas mesmas constatações que as anteriormente citadas, diz até que nada se pode concluir sobre a relação ente testemunha e testículo, limitado-se a referir que o termo latino "testiculu" significa: testículo; orquídea; planta.
Apesar das palavras testemunho e testículo terem cada uma a sua raiz latina, isso não exclui que ambas as raízes etimológicas dessas mesmas palavras se relacionem.
Ainda no "Ciberdúvidas" (3) a explicação continua através do recurso a outro autor, o brasileiro Deoníso da Silva que escreveu a obra "A Vida íntima das Palavras - Origens e Curiosidades da Língua Portuguesa". Novamente se volta à origem da palavra "testis" - "que está ou assiste como terceiro"(2)- e da palavra "testiculu" - "pequena testemunha" (2). Deoníso da Silva (3), para explicar a relação que temos tentado analisar, relembra o modo como se davam os nascimentos na antiga Roma.
Nessa altura, segundo este autor, um nascimento era sempre um acto presenciado por testemunhas, que serviam para atestar o sexo da criança. Esta necessidade de certificação era de extrema importância, pois se o sexo da criança fosse masculino significaria que a família teria continuidade - ainda hoje em alguns países as crianças herdam apenas o nome do pai. Assim, esse acto social surge como mais uma possível explicação para o modo como esses distintos órgãos sexuais [os testículos] podem ter ganho tal nome, por assistirem o pénis e por atestarem a masculinidade.
Aqui fica mais uma curiosidade etimológica sem conclusões absolutas. Podemos apenas afirmar que pode existir uma relação directa entre testemunho e testículo, mal tal não é garantido.
Acabo este texto sem resistir a fazer aqui uma observação que se relaciona com o primeiro parágrafo: seria engraçado ver alguém, especialmente num tribunal, a jurar pelos seus testículos - numa relação com o próprio acto de testemunhar -, mas será que hoje - para o bem e para o mal - os testículos valerão tanto como antigamente?

Fontes
1 - http://letratura.blogspot.com/2006/10/etimologia-testemunha.html
2 - http://www.thalesc.com/blog/2007/12/etimologia_das_palavras.html
3 - http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=12151

In http://abuscapelasabedoria.blogspot.com

1 comentário:

  1. Foi essa fonte que me faltou. Mas foi por falta de lembrança pois até tenho lá essa separata em casa. Quem sabe para um futuro texto.

    Fica aqui o apelo para que esse excerto passa ser adicionado ao texto do blogue "A Busca pela Sabedoria", por exemplo, na forma de comnetário. Seguramente que o iria enriquecer.

    Muito obrigado pela sugestão e divulgação.

    ResponderEliminar