quinta-feira, 28 de julho de 2011

DOCUMENTOS: Concelho de Valpaços – aldeias que foram vilas - I.A

Por Leonel Salvado

ÁGUA REVÉS na “COROGRAFIA PORTUGUESA e descripçam topográfica do famoso reyno de Portugal...” do Padre António Carvalho da Costa
 (1706 – 1712)
TOMO I
CAP. XXI
[conforme o original]

Da Villa de Agua revez

Nove legoas da Torre de Moncorvo para Poente está situada a Villa de Agua revez, de que he Donatario de juro, & herdade Luiz Guedes de Miranda & Lima, que nella apresenta todos os officios: he do Arcebispado de Braga, da Vigairaria, & Comarca da Villa de Chaves; o seu clima he quente, & enfermo, recolhe muito azeite, pão, vinho, poucos gados, & medianas caças.
Tem uma Casa nobre do appellido Sampayo, & Cunha; está também nesta Villa uma pedra com a forma de Usso, como nas outras duas Villas deste Donatario, cuja significação já explicamos na Villa de Murça.
Assistem ao seu governo civil dous juízes ordinários, que também servem de juízes dos Orfãos, Vereadores com seus Officiaes subordinados ao Ouvidor da Villa de Murça, e somente em Correição entra nesta Villa o Corregedor desta Comarca. Ao militar hum Capitão de huma Companhia da Ordenança da Villa, & termo, que não está sogeito a algum Capitaõ mor.
Desta Villa, & lugares de seu termo se compõem huma só Freguezia, cuja Igreja he da invocação de S. Bertholameu, Abbadia da apresentação da Casa de Bragança, que rende cento & sessenta mil reis cada anno. Tem oitenta visinhos, & demais da Igreja Parochial tem duas Ermidas, & cinco fontes.
As sizas desta Villa, & seu termo pertencem ao ramo da Villa de Chaves, aonde os executa o Almoxarife da Torre de Moncorvo.


Lugares de seu termo com as mesmas calidades, & frutos da Villa

Brunhais tem dezaseis visinhos, huma Ermida, & duas fontes.
Fonte mercê tem quinze visinhos, huma Ermida & duas fontes.
Brunhainhos tem cinco visinhos, nenhuma Ermida, & três fontes


CAP. XVIII

Das Villas que nesta Comarca [Chaves*] he Donatario Luiz Guedes de Miranda & Lima

He illustre neste Reyno, & muito antiga a Casa dos senhores da Villa de Murça, cujo apellido he Guedes; suposto que sua varonia se acabou, entrou nela a dos Mirandas, não menos ilustre.
O Nobiliario do Conde Dom Pedro no titulo 30. Dá principio a esta família de Guedes em Dom Gueda o velho, cuja descendência vay continuando de pays a filhos até Vasco Lourenço Guedes, em quem acaba o dito Nobiliario; & do dito Vasco Lourenço Guedes foy filho o seguinte.
Gonçalo Vasques Guedes, em quem o Nobiliario de Dom Antonio de Lima dá principio a esta família de Guedes; & diz que foy hum fidalgo Gallego, que veyo a este Reyno a servir a ELRey Dom Joaõ o Primeiro, o qual lhe deu as terras de Lomba, e Val de passo, & outras, que erão de Martim Gonçalves de Ataìde, o qual tornando ao serviço do dito Rey, lhe restituio suas terras, & em lugar dellas deu ao dito Gonçalo Vasques Guedes as terras de Murça, Brunhais, Agua revez, & Torre de Dona Chama, de juro, & herdade, que se conservão em seus descendentes;  o qual, entre outros, teve o filho seguinte.
Pedro Vasques Guedes, filho, & herdeiro deste Gonçalo Vasques Guedes acima, foy senhor das Villas de Murça, Agua revez, & Dona Chama: & delle foy filho o seguinte.
Gonçalo Vasques Guedes, que foy senhor das Villas de Murça, Torre de Dona Chama, & Agua revez, casou com Dona Isabel de Alvim, filha de Pero de Sousa de Alvim, Alcayde mor de Bragança; & delles foy filho o seguinte, entre outros.
Padro Vaz Guedes, que foy senhor das Villas de Murça, Torre de Dona Chama, & Agua revez, casou com Dona Maria de Mendoça Furtado, filha de Affonso Furtado de Mendoça, Annadel mor dos Besteiros, & Capitaõ mor do Mar, & Senhor da Honra de Pedroso: & delles, entre outros, foy filho o seguinte.
Simaõ Guedes de Mendoça, que andou muitos annos na India, & foy Capitaõ de Chaul, & neste Reyno foy senhor das Villas de Murça, Torre de Dona Chama, & Agua revez, & Veador da Rainha Dona Catherina: casou com Dona Elena de Mendoça, viúva de Diogo da Sylveira, & filha de Henrique de Sousa, senhor de Oliveira do bairro, Annadel mor dos Espingardeiros, & do Conselho delRey Dom Joaõ o Terceiro: & delles, entre outros, foy filho o seguinte.
Pedro Guedes de Mendoça, que veyo a herdar, & ser Senhor das Villas de Murça, Agua revez, & Torre Dona Chama, foy Governador da Relação do Porto, Presidente da Camera de Lisboa, Veador da Fazenda, & do Conselho de Estado delRey Dom Felippe o Segundo: casou com Dona Luiza de Tavora, filha de Francisco Tavares de Sousa, senhor de Mira, & commendador de São Pedro da Varzea da Ordem de Christo; & supposto que o dito Pedro Guedes teve três filhos varoens, se extinguio a sua descendência, & a varonia primogénita desta Casa, & nella veyo a succeder a sua filha seguinte.
Dona Joanna de Tavora Guedes, filha deste Perdo Guedes de Mendoça, foy herdeira da Casa de seu pay, como fica dito, & senhora das Villas de Murça, Agua revez, & Torre Dona Chama: casou com Luiz de Miranda Henriques, Estribeiro mor dos Reys Dom Felippe Terceiro, & Quarto, & Dom Joaõ o Quarto, Commendador de Cabeça de Vide, & Alter Pedrosona Ordem de Aviz: era este fidalgo descendente por varonia da illustre famillia dos Mirandas, senhores do Morgado da Patameira, donde se dividio este illustre ramo, que trouxe sua varonia a esta Casa de Murça: & delles, entre outros, foy filho o seguinte.
Pedro Guedes de Miranda Henriques foy herdeiro das Casas de seu pay, & mãy, senhor das Villas de Murça, Agua revez, & Torre de Dona Chama, Estribeiro mor delRey Dom Joaõ o Quarto, & Commendador de Cabeça de Vide, & Alter Pedroso: casou com Dona Maria Josepha de Mendoça, filha de Pedro de Mendoça Furtado, Alcayde mor de Mouraõ, senhor da Serageira, Guarda mór da Pessoa delRey Dom Joaõ o Quarto, & hum dos principaes fidalgos de sua Acclamaçaõ: & delles foy filho o seguinte.
Luiz Guedes de Miranda & Lima, senhor das Villas de Murça, Agua revez, & Torre de Dona Chama, Commendador de Cabeça de Vide, & Alter Pedroso, o qual casou com Dona Maria Josepha de Mendoça & Ataìde, filha de Nuno de Mendoça, segundo Conde de Val dos Reys, & de sua mulher Dona Luzia de Castro, de quem tem a João Guedes de Miranda.

[Termina o Cap. XVIII]

*No caso de Água Revés à Comarca de Chaves apenas pela jurisdição eclesiástica, pois encontrei uma referência, no Dicionário Geográfico do Padre  Luís Cardoso, de 1747, que o confirma mas onde se esclarece que, pela jurisdição secular, pertencia à comarca de Torre de Moncorvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário