sexta-feira, 29 de julho de 2011

DOCUMENTOS: Concelho Valpaços – aldeias que foram vilas - IB

Por Leonel Salvado

Nota prévia: O “Dicionário Geográfico ou Notícia Histórica de todas as cidades, vilas, lugares de aldeias, rios, ribeiras e serras dos reinos de Portugal e Algarve” é uma compilação levada a cabo pelo Padre Luís Cardoso, da Congregação do Oratório de Lisboa, distinto membro da Academia Real da História Portuguesa, do maior interesse e utilidade para conhecermos a realidade histórica, administrativa civil e religiosa do país nos meados do século XVIII. Infelizmente, da sua extensa obra manuscrita apenas se editaram dois volumes, um em 1747 e outro em 1752. O restante perdeu-se em consequência do Terramoto de 1755. Assim, de todas as informações registadas pelo seu próprio punho dispomos apenas dos dados referentes às cidades, vilas, aldeias e lugares com entrada de A a C, sendo que o último lugar editado, é CUVALEIRAS. Para as subsequentes localidades por ordem alfabética, existem 47 tomos de Memórias preservados na Torre do Tombo, conhecidas pela designação de memórias paroquiais que são manuscritos realizados pelas entidades religiosas paroquias por todo o país com base num inquérito ordenado pela tutela política e que serviu para continuar a  obra do Padre Cardoso, interrompida pela catástrofe de 1755.

ÁGUA REVÉS no “DICIONÁRIO GEOGRÁFICO” do Padre Luiz Cardoso
 (1747)
VOL. I. p. 80
 [conforme o original]

AGUA-REVÉS, Agua-Revés, Villa da Provincia de Traz os Montes, três léguas para o Norte da Villa de Murça, Comarca da Torre de Moncorvo pela Jurisdicção Secular, e pela Ecclesiastica da Villa de Chaves. He senhor desta Villa de juro, e herdade Joaõ Guedes de Miranda Mendoça e Albuquerque, o qual apresenta todos os officios della. Está situada parte em valle, e parte em montes, e do mais alto delles se descobrem principalmente as quatro serras seguintes: Santa Comba para o Sul, Monte-Mel, e Pena-Mourisca para o Nascente e da Siabra no Reyno de Castella para o Norte, em distancia de quinze léguas.
A Paroquia está no mais alto da Villa: o seu orago he Saõ Bartholomeu: he Igreja antiga, pequena, e de huma só nave: tem quatro Altares, a saber: o Altar mór, em que está o Santissimo; o de N. Senhora do Rosario, o de Santa Catharina, e o de Santo Christo Crucificado, privilegiado, e nelle está instituida a Irmandade das Almas.
O Paroco he abbade apresentado pela Serenissima Casa de Bragança: tem de renda trezentos mil reis: nestes frutos entraõ também os Conegos de Braga, e huma Commenda chamada S. Nicolao de Carracedo. Comprehende esta abbadia os Lugares seguintes: Fonte-Merce, Brunhaes, Ermeiro, Brunhainhos, Agua-Revez; e nelles as Ermidas de S. Salvador, N. Senhora da Expectaçaõ, S. Sebastiaõ, S. Caetano, N. Senhora da Apresentaçaõ, que fica fora da Villa em distancia de meya legua: he Imagem muy milagrosa, e a ella concorrem muitos romeiros, principalmente no deu dia.
O clima da Villa he temperado, e produz bastante azeite, paõ, vinho, legumes, castanha, linho, e sumagre. Cria poucos gados, e caças, por ser falta de matos, e serras. Tem bastantes aguas todas de virtudes ordinárias, e por isso naõ fazemos especial mençaõ dellas. Desta Villa tem sahido varias pessoas, que se assinalaraõ em virtudes; e há nella famílias nobres. Esta Villa se infere ser muito antiga, por se acharem nella, capiteis, columnas, e varias moedas com inscripções Romanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário