quinta-feira, 5 de julho de 2012

569.º Aniversário da morte de D. Fernando, o Infante Santo


Por Leonel Salvado

D. Fernando, o infante santo | quadro quatrocentista | 
Museu Nacional de Arte Antiga | in Dicionário Enciclopédico
 da História de Portugal, Publ. Alfa, 1991, vol I

Da morte trágica do infante D. Fernando, oitavo filho de D. João I de Portugal e de D. Filipa de Lencastre e o mais novo membro da “ínclita geração”, ficou para a eternidade a dolorosa e comovente lembrança dos portugueses. Fernando nasceu em Santarém, em 29 de Setembro de 1402, crescendo rodeado dos mais extremosos afectos até à idade de 34 anos, e faleceu, segundo insistem os cronistas, em Fez, no Norte de África, em 5 de Junho de 1443 (faz hoje 569 anos), após seis anos de grande sofrimento no cativeiro onde, segundo os cronistas, suportou as maiores afrontas e impropérios com total e constante resignação pessoal, mesmo quando vira perdidas todas as esperanças no seu resgate, a que ele próprio estóica e humildemente se opôs quando teve conhecimento dos rumores de que no reino se chegou a admitir que para esse fim fosse finalmente entregue aos seus captores a praça de Ceuta. Tal trágico desfecho é, por outro lado, despida desta secular visão romântica e atribuído à intransigência do Infante D. Henrique perante a devolução da cobiçada praça norte-africana, o qual terá preferido o sacrifício do irmão ao dos interesses do país.

A sua triste sina começou a revelar-se em 1437, quando decidiu alinhar na arriscada expedição militar para a tomada de Tânger comandada pelo irmão, o infante D. Henrique, a contragosto dos restantes irmãos, o rei D. Duarte, Pedro, duque de Coimbra e D. João, infante de Portugal. Tal como pressentira o rei, seu irmão, a campanha terminou num absoluto e vergonhoso desastre para as forças cristãs, tendo estes sido forçados a negociar com os infiéis a retirada dos portugueses sob promessa da restituição de Ceuta, ficando cativo como penhor dessa promessa o infeliz infante D. Fernando. Entretanto, foi conduzido para Arzila em companhia de alguns fidalgos e criados que escolheram ficar a seu lado e depois transportado para Fez onde foi sujeito aos mais bárbaros tratamentos até à sua morte. Os seus restos mortais só seriam resgatados em 1471 pelo rei D. Afonso V, seu sobrinho, um ano depois de o seu culto ter sido aprovado, e solenemente depositados na Capela do Fundador no Mosteiro da Batalha, onde também jazem os seus pais e irmãos.

Existe uma descrição sobre alguns pormenores do drama vivido pelo infante D. Fernando no cativeiro que podem ser consultados AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário