sábado, 19 de fevereiro de 2011

538.º Aniversário do nascimento de Copérnico

Copérnico conversa com Deus, de Jan Matejko, 1872 | http://ovelhaperdida.wordpress.com

Nicolau Copérnico ou, na sua língua materna, Nicolaj Kpernik, nasceu a 19 de Fevereiro de 1473 em Toruñ, cidade polaca situada junto do rio Vístula, na Pomerânia (aliás, na actual Pomerânia ocidental que faz parte do território polaco e confronta com a Pomerânia alemã ) foi destinado pela família para seguir a carreira eclesiástica, tendo tido a oportunidade de visitar os mais importantes centros de irradiação da cultura humanista e universidades do seu tempo, tais como Bolonha Pádua e Ferrara, onde estudou Direito, Medicina, Astronomia e Matemática, além do estudo do grego, língua que era então de grande importância para a leitura dos originais das grandes obras científicas da Antiguidade Clássica. Adquiriu uma sólida formação que o transformou num dos grandes precursores da revolução científica que o Renascimento representou.
A maior parte da sua vida foi passada em Frauemburgo, na Polónia, onde, desde 1501, assumiu as funções cónego, e a partir de 1512 se dedicou a observações astronómicas através de instrumentos criados por ele próprio.
O primeiro documento composto a partir das suas ideias e observações astronómicas foi um manuscrito na língua latina intitulado Nic. Copernici de Hypothesibus Motuum Coelestium a se Constitutis Commentariolus ("Pequenos Comentários de Nicolau Copérnico em Torno das Suas Hipóteses sobre os Movimentos Celestes") onde já apresentava a ideia do sistema heliocêntrico como uma possibilidade. Estas ideias foram percorrendo a Europa, chegando, em 1533, ao conhecimento do Papa Clemente VII que solicitou do cónego-astrónomo uma esposição sobre o assunto em Roma, o que não chegou a acontecer por entretanto Copérnico pretender aprofundar ainda mais as suas ideias de modo a refutar de forma superior o sistema geocêntrico de Ptolomeu. Tal só viria a suceder em 1543 quando o livro completo das ideias de Copérnico, levado a publicação três anos antes chegou, por fim, às suas mãos, já no leito de morte. Esse livro, intitulado De Revolutionibus (As Revoluções”), com um prefácio dedicado ao Papa III, seria depois adulterado por um pastor luterano que substituiu o prefácio original por um outro anónimo e modificou o seu título para De Revolutionibus Orbium Coelestium ("As Revoluções do Orbe Celeste"). Apesar disso, a obra revelou a teoria coperniciana que logo passou a ser reconhecida como uma das mais revolucionárias hipóteses científicas de sempre e depois de comprovada pelas observações de Galileu das fases de Venus e dos satélites de Jupiter foi ponto de partida da Astronomia Moderna. Além de astrónomo e matemático, este cónego da Igreja Católica foi ainda jurista e médico. Faleceu em Frauemburgo, a 24 de Maio de 1543.

Para uma biografia mais detalhada de Nicolau Copérnico, clique AQUI.

2 comentários:

  1. Saudações,
    Só para reforçar, não comento sempre, mas admiro muito este blog, sigo sempre por aqui aprendendo, adquirindo conhecimento,
    Abraços,
    Paulo.

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo:
    Como principal responsável pela sobrevivência deste blogue, tenho de lhe agradecer o voto de confiança e a declarada admiração que manifesta sobre ele. Na realidade sinto-me honrado por esse seu gesto, sobretudo porque como fez questão de observar não é seu hábito comentar sempre. Em segundo lugar porque este estimulante comentário vem de uma pessoa que pertence à Voz da Psicologia, um blogue de que sou seguidor, que costumo seguir com bastante interesse e que trata de uma área científica admirável, mas… em relação à qual nunca me atrevi a fazer quaisquer comentários, por entender que seria uma veleidade – falta de bagagem científica pura e simplesmente! Vou tentar superar esta dificuldade!
    Muito grato pela sua atenção, Paulo.
    Um Abraço,
    Leonel Salvado

    ResponderEliminar