domingo, 15 de abril de 2012

560.º Aniversário do nascimento de Leonardo da Vinci

Por Leonel Salvado

Auto-retrato de Leonardo da Vinci | http://esl-anna.blogspot.com

Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de Abril de 1452 em Vinci, na região de Florença, Itália, e feleceu a 2 de Maio de 1519, aos 67 anos, em Amboise, França. Filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci e de uma camponesa chamada Caterina, Leonardo passou a sua infância e a maior parte da sua formação científica e da sua vida profissional em Itália e os últimos anos da sua vida em França sob a protecção do rei Francisco I.
É considerado por um grande número de historiadores como o maior génio da História. O termo de polímata utilizado para definir a sua genial versatilidade cultural, enquanto uma das figuras mais importantes do Renascimento e o arquétipo de “homo universalis” assentam-lhe como uma luva, pois a sua insaciável curiosidade científica conferira-lhe uma aura de personalidade sobre-humana, tanto pela aparentemente inexcedível qualidade das suas obras como pela multiplicidade de áreas a que se dedicou e onde o seu génio inventivo não encontra paralelo em qualquer outra época da história.
Ainda que até hoje seja mais conhecido como pintor e lhe se sejam atribuídas duas das mais famosas pinturas de sempre, a “Mona Lisa” e a “Última Seia”, de entre outras criações artísticas suas que também são entendidas como um ícone cultural, como é o caso do esboço do “Homem Vitruviano”, Leonardo da Vinci destacou-se em muitas outras áreas culturais e científicas, razão por que é conhecido ainda como cientista, matemático, engenheiro, arquitecto, mecânico, anatomista ou fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, escritor, poeta, músico e inventor. Nesta última área continua a surpreender o Mundo e a afigurar-se como precursor das grandes conquistas tecnológicas da actualidade, assim nas áreas da balística e da aviação. Existe uma variedade de outros exemplos igualmente elucidativos do seu génio inventivo. Foi uma figura de tal modo extraordinária e enigmática que pairam sobre ele uma série de mistérios que intrigam os estudiosos que se debruçam sobre a sua obra e a sua personalidade.

Para muitos mais detalhes sobre Leonardo da Vinci e a sua obra consulte 
o excelente artigo publicado na Wikipédia, a enciclopédia livre, 

Sem comentários:

Enviar um comentário