sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sexta Feira 13, Valpaços – Gastronomia e Cultura popular

Por Leonel Salvado

Clique sobre a imagem para aumentá-la

Valpaços tem actualmente dois atractivos gastronómicos de invulgar relação com duas das mais recorrentes referências do imaginário popular - as crendices e  mitos -, um, mais antigo, relacionado com o fadário das bruxas, outro, mais recente, associado à secular superstição da “Sexta-feira 13”. São dois valores que, em simbiose, proporcionam aos valpacenses uma boa oportunidade para, em alegre fanfarra, poderem celebrar gastronomicamente o significado deste dia.  

Acredite-se ou nem por isso em bruxas, seja-se parascavedecatriafóbicos ou não (passo a expressão), poder-se-á imaginar assim, uma sugestão gastronómica “à valpacense” para a celebração do dia de hoje, mais ou menos em conformidade com o significado que ele representa no imaginário popular, de preferência pela hora do jantar e após o pôr-do-sol para que tal suceda num ambiente mais adequado à ocasião:

- Uma boa rodada de BACALHAU À BRUXA DE VALPAÇOS, rigorosamente preparada de acordo com a receita original. Ele há bruxas! E como se diz aqui por esta pequena cidade onde a nossa bruxa nasceu, no século XIX, esta tornou-se mais conhecida pelas suas qualidades gastronómicas do que por “outras feitiçarias”. Afinal, esta especialidade até se pode ler no cardápio de pelo menos um dos restaurantes da Invicta com igual destaque que é dada às famosíssimas “tripas à moda do Porto”. A receita? Bem, parece que a bruxa de Valpaços só pensou em 6 pessoas (podiam ser 13!) Ei-la, tal como foi publicada por Francisco Guedes em “Cem Maneiras de Cozinhar bacalhau e outros peixes” e recolhemos no site “Valpaços on line”:

«Bacalhau à bruxa de Valpaços – para 6 pessoas:
1 kg de bacalhau;
6 cebolas;
2 alhos;
1 dl de azeite;
1 colher de sopa de manteiga;
50 g de toucinho;
600 g de batatas;
3 colheres de sopa de vinagre;
3 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 ramo de salsa; sal e pimenta.

Deixe o bacalhau a demolhar durante 48 horas. Depois, tire a pele e as espinhas. Corte as cebolas às rodelas. Pique o toucinho e corte os alhos às tiras. Cubra o fundo do tacho com uma porção das cebolas, sobre estas coloque uma porção de bacalhau e sobre este coloque uma porção de batatas, de toucinho e dos restantes condimentos. Polvilhe com uma colher de farinha. Faça isto sucessivamente até completar três camadas de cada ingrediente. Adicione o azeite, tape-se o tacho e leve-se ao lume (cerca de 30 minutos), regando sempre com o próprio molho.» 

- E, para melhor agasalho contra o corrupio das "forças maléficas", nada melhor do que umas garrafitas (q. b.!, já agora também para 6 pessoas) do genuíno tinto ou branco de SEXTA FEIRA 13, uma verdadeira bênção da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços que logo foi partilhada com a Câmara de Montalegre (como seria de esperar!)
Depois é só desejar BOM APETITE, e aconselhar algum cuidado com o “balão”, não vá uma outra bruxa, à solta, tecê-las! 

Sem comentários:

Enviar um comentário