sábado, 7 de abril de 2012

7 de Abril: Dia nacional dos Moinhos

Por Leonel Salvado

clique na imagem se pretender aumentá-la

Diga-se, a título de curiosidade, que o “Dia Nacional dos Moinhos” foi formalmente criado pela “Rede Portuguesa de Moinhos” em 2007, assinalando a data de 7 de Abril. Mas, pelo que temos visto em diversas fontes de informação, convém esclarecer que os grandes objectivos que estiveram na base da criação desta data dedicada aos Moinhos - despertar a atenção da população para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, bem como motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, autarquias, museus, associações, investigadores, molinólogos e amigos dos moinhos para a sua salvaguarda e divulgação – já estavam definidos e já eram implementados em certas regiões uma meia dúzia de anos antes, como já em 2005 o Presidente da Associação Portuguesa de Molinologia, Jorge Miranda, reconhecia em declarações à Agência Lusa, dando exemplos de algumas dessas iniciativas, de reduzida importância em certas regiões do Centro e Sul do país, mas realçando um outro exemplo de maior amplitude na região BOTICAS onde já tinha sido criado um percurso de 70 Km com 80 moinhos intervencionados e os respectivos trilhos de acesso e sinalética. Efectivamente, a Câmara Municipal de Boticas merece que lhe seja reconhecido o mérito de ter sido uma das precursoras nesta iniciativa, posto que foi nesta vila portuguesa do distrito de Vila Real que se realizou, já em 2002, o II Encontro Nacional de Molinologia depois de o primeiro ter tido lugar, no ano anterior, na cidade de Montijo, distrito de Setúbal.

A Câmara Municipal de VALPAÇOS aderiu também, e muito cedo, à mesma iniciativa, que nesta autarquia surgiu na sequência de uma das suas preocupações iniciadas nos anos 80 com o objectivo de conhecer e divulgar toda a riqueza e diversidade do seu Património Cultural, participando nos dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2002 no aludido “II Encontro Nacional de Molinologia”, em Boticas, onde foram apresentados 14 mapas baseados em Folhas dos Serviços Cartográficos do Exército (na escala de 1:25.000) representado os respectivos cursos de água com o posicionamento dos moinhos hidráulicos neles identificados (num total de 130 moinhos de rodízio) e publicando em Maio de 2009 um excelente trabalho, em dois volumes, da autoria do dedicado geólogo, arqueólogo e etnólogo, Dr. Adérito Medeiros Freitas, intitulado “Concelho de Valpaços Moinhos (moinhos de Rodízio e Azenhas)”, (na imagem), que foi quem preparou orientou a participação da Autarquia valpacense no referido encontro nacional. No conjunto dos trabalhos de investigação que formam o conteúdo desta obra, contam-se 192 engenhos hidráulicos, desde “Moinhos de rodízio”, “Azenhas” e “Moinhos de Pisão”.

É por isso que, em minha opinião, esta data de 7 de Abril constituirá para sempre uma das melhores oportunidades para homenagearmos o Dr. Adérito Medeiros Freitas em reconhecimento do extraordinário e inestimável serviço que abnegadamente tem prestado aos valpacenses.
Bem-haja, portanto, Dr. Adérito Medeiros Freitas por este serviço público e, entre muitos outros, parabéns também pela 2.ª edição (actualizada) de “Lagares Cavados na Rocha”, igualmente patrocinada pela Câmara Municipal de Valpaços cuja apresentação teve lugar no passado dia 31 de Março integrando mais um dos eventos culturais da tradicional Feira do Folar, no caso da XIV edição desta.

Sem comentários:

Enviar um comentário