quinta-feira, 19 de abril de 2012

Relíquia histórica abandonada em Mirandela

Por Leonel Salvado

clique na imagem para aumentar

QUE DESPERDÍCIO! Em Mirandela, num talhão aparentemente abandonado em plena zona modernamente urbanizada, perto da Estação de Autocarros, descobrimos por acaso esta preciosidade da 1.ª metade do século passado, um LOCOMÓVEL, debulhadora e enfardadeira de alta pressão, movida a vapor, fabricada pela Metalúrgica Duarte Ferreira & Filhos – TRAMAGAL, como se vê no pormenor da foto da direita. A avaliar pelo avançado estado de corrosão que apresenta, esta relíquia da história agrícola de Mirandela (quantos de nós lhe estaremos a dever a sobrevivência dos nossos avós!?) aparenta encontrar-se em efectiva situação de abandono, à espera que o seu legítimo proprietário ou alguma outra entidade lhe dê uma mão, a recupere e a faça chegar a um qualquer Museu, Agrícola, de Arqueologia Industrial ou a outro espaço minimamente decente para que possa ser visitada com toda a dignidade que lhe é devida.

Não terá a "Cidade-Jardim", um espaço condigno onde se possa expor este monumento para que o público se permita admirá-lo à medida da sua importância e transmitir às novas gerações as memórias que dele se guardam?
Não existem pois, em Mirandela, dois conhecidos Museus, dos quais se destaca aquele que é designado por “Museu das Curiosidades de Mirandela”, um Museu particularmente conhecido pela sua colecção de antiguidades (um Ford modelo T, um carro de bombeiros primitivo, grafonolas, carros de cavalos…)? Por que não também um Locomóvel? 

1 comentário:

  1. Pelo que eu sei , na verdade essa relíquia não está abandona está num terreno particular que por sinal nesta altura dos acontecimentos já esta vedado e pertence ao dono do terreno a longos anos , essa relíquia é resto de peças e maquinas que devem penso eu fazer parte do espolia dos herdeiros do terreno que desde seus visavós se dedicam a fabricação e reparação
    ao desse tipo de maquinas, penso que em qualquer altura ela será colocado no pedestral que merece para engrandecer as futuras instalações dos herdeiros de prestigiada empresa de Mirandela .

    ResponderEliminar