quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – 18 de Abril de 2012

Por Leonel Salvado

Em retrospectiva - AS SETE MARAVILHAS DO CONCELHO DE VALPAÇOS

clique na imagem para aumentá-la

No dia 7 de Fevereiro foi noticiado pela IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) que «tendo por base a proposta do ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) para 2012, o IGESPAR convidou todas as entidades, públicas e privadas, a associarem-se à celebração deste dia, subordinado ao tema “Do Património Mundial ao Património Local – proteger e gerir a mudança”».
Como, lamentavelmente a Autarquia de Valpaços não se associou a esta celebração, ao contrário da Câmara Municipal de Boticas, por exemplo, que já em 2011 o tinha feito e este ano renovou a sua adesão, organizando uma visita de estudo ao património histórico de Covas do Barroso, agendado para o dia de hoje, resta-nos a alternativa de continuarmos a depender, de iniciativas individuais - como a que foi promovida, em 2009, pelo editor do blog “Notícias de Valpaços”, Sérgio Morais, um interessante concurso para a eleição das “Sete Maravilhas do Concelho de Valpaços” a que o público aderiu com grande satisfação - no sentido de celebrarmos esta data e obtermos, junto das nossas comunidades, alguma sensibilização para a valorização e salvaguarda do nosso Património.
Em 20 de Março de 2011 entendemos homenagear e complementar esta iniciativa, criando uma forma diferente para a divulgação das sete maravilhas apuradas do Património Arquitectónico e Natural do concelho de Valpaços, representando-as num jogo de chá cujas peças foram desenhadas de raiz pelo Clube de História de Valpaços e as imagens foram reproduzidas e sobrepostas a elas, assim como se pode observar na imagem, na expectativa de que um dia alguém se lembre de pegar neste “esboço virtual” e transformá-la numa realidade.  
As 7 maravilhas do concelho de Valpaços aí representadas são: a igreja matriz de Santa Valha e a capela de Santa Maria Madalena, nesta mesma freguesia; a igreja matriz de Carrazedo de Montenegro e a Ribeira da Fraga, na mesma freguesia de Carrazedo de Montenegro; A Serra/Miradouro de Santa Comba, na freguesia de Vales; A ponte romana “do Arquinho”, na freguesia de Possacos; a igreja matriz de Valpaços, na freguesia e Valpaços. 

2 comentários:

  1. É interessante recordar estas datas comemorativas que também dizem respeito à minha/nossa freguesia de Santa Valha, particularmente a referência ao seu património religioso edificado, que me/nos diz muito e que são: a Capela de Santa Maria Madalena e a Igreja Matriz. Numa votação de 2009 para eleger as *Sete Maravilhas do Concelho de Valpaços*, ficaram as duas classificadas nos seis primeiros lugares, entre vinte a concurso.
    Deixo aqui uma referência que faz parte de um texto publicado no nosso Site, Link-Memórias-Assuntos Religiosos (Capela Stª. Maria Madalena):
    Em Maio de 2009, num concurso final levado a cabo através da Internet - “Blog - Noticias de Valpaços” -, com um período de votação de três meses, para eleger as “7 Maravilhas do Concelho de Valpaços”, entre as melhores 20 a concurso, já pré-selecionadas, por votação que terminou em 16 de Fevereiro, a nossa Capela de Stª. Maria Madalena, teve o privilégio de ser eleita em primeiro lugar na classificação final, com 35% do votos. A nossa Igreja Matriz, também pré-selecionada, ficou classificada em 6º. Lugar, com 20% dos votos.
    Para essa eleição, não só contribuiu o nosso Site (www.santavalha.com), como mensageiro da notícia no espaço “Notícias Breves”, como também os Santavalhenses, residentes, e não residentes, e ainda outros votantes que conhecem bem este património, e reconhecem o valor desta “maravilha” histórica religiosa.
    Um Bem-haja ao Clube de História de Valpaços por não se esquecer de assinalar estas datas comemorativas.

    ResponderEliminar
  2. Já sei quem deixou este feliz comentário e se esqueceu de assinar:O nosso dedicado amigo Amílcar Rolo por quem tenho guardado a a maior estima e consideração, apesar de nunca ter tido o prazer de o conhecer pessoalmente. Congratulo-me com o o seu orgulhoso comentário que deve (e julgo que assim é!) ser apreciado por todos os santavalhenses pelo amor à sua terra que vejo transparecer das suas palavras. Julgo que não preciso de dizer mais nada para que conste que sou um admirador da vossa vetusta aldeia e dos valores que ela possui e possuirá, convindo acrescentar, enquanto tiver um Homem como o Amílcar, que é(em minha opinião)o principal timoneiro na divulgação do vosso (e nosso) Património. Um destes dias vou deslocar-me a Santa Valha só para ter o prazer de conhecer pessoalmente o Homem que, não tenho dúvidas, personifica o que há de melhor no vivo Património Humano de Santa Valha.
    Bem haja e até breve amigo Amílcar Rolo.

    ResponderEliminar